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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

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CPL AL/TO 

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Assinatura 

  

EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2018-SRP 

 

 

 

 
 

COMPOSIÇÃO DO EDITAL 

 

 

 

PREÂMBULO 

 

1 â€“ DO OBJETO 

 

2 â€“ DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO 

 

3 â€“ DO ESCLARECIMENTO E DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL 

 

4  â€“  DA  APRESENTAÇÃO  DOS  DOCUMENTOS  DE  CREDENCIAMENTO  (FORA  DO 
ENVELOPE) 

 

5 â€“ DA SESSÃO PARA RECEBIMENTO DOS ENVELOPES â€œPROPOSTA DE PREÇOS” E 

“HABILITAÇÃO” 

 

6 â€“ DO ENVELOPE â€œPROPOSTA DE PREÇOS” (ENVELOPE 1) 

 

7 - DO ENVELOPE â€œDOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO” (ENVELOPE 2) 

 

8 â€“ DA SESSÃO DE JULGAMENTO 

 

9 â€“ DA FASE DE LANCES 

 

10 â€“ DO JULGAMENTO 

 

11 â€“ DO RECURSO 

 

12 â€“ DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 
13 - ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO 

 

14 â€“ DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 

 

15 â€“ DO PAGAMENTO 

 

16 â€“ DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E MULTAS 
17 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 
 

 

ANEXOS I A II 

 

MODELOS 1 A 6 

 
 

 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

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EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2018 

 

 

 

 

PREÂMBULO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, doravante denominada AL/TO, através do Pregoeiro, designado 

mediante Decreto Administrativo nº. 120/2018, de 09/02/2018, da Presidência da AL/TO, comunica aos interessados 

que  fará  realizar  licitação  PARA  REGISTRO  DE  PREÇOS  na  modalidade  PREGÃO  PRESENCIAL,  tipo  MENOR 

PREÇO, autorizada nos autos do Processo nº 00204/2017, com a finalidade de selecionar a melhor proposta para 
contratação de serviços de clipping jornalístico para o monitoramento diário e em tempo real de notícias veiculadas 

em  mídias  impressa  (jornais  e  revistas),  eletrônica  (emissoras  de  TV  e  rádio)  e  digital  (internet  â€“  sites  e  blogs) 

contendo temas de interesse da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, que se subordinam Ã s normas gerais 

da  Lei  Federal  nº  10.520/2002,  Decretos  federais  nº  3.555/2000  e  7.892/2013,  regulamentados  pelos  Decretos 

Administrativos n° 157/2008-P e nº 105/2010-P respectivamente, Leis Complementares nº 123/2006 e  147/2014, e 
subsidiariamente, da Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, observadas as alterações posteriores introduzidas nos 

referidos diplomas legais. 

 

 

DA  SESSÃO  PÚBLICA  DE  RECEBIMENTO  E  INÍCIO  DA  ABERTURA  DOS  ENVELOPES  â€œPROPOSTA  DE 

PREÇOS” E â€œDOCUMENTOS HABILITATÓRIOS” 
 

DIA: 

30 de abril de 2018. 

HORÁRIO: 

9h (nove horas) horário LOCAL. 

LOCAL: 

Sala de reuniões da CPL AL/TO â€“ Praça dos Girassóis. 

RETIRADA DO EDITAL: 

Disponível, gratuitamente, na página oficial da AL/TO

www.al.to.leg.br

ícone 

“licitação”. 

 

 

 

1. DO OBJETO 

 
1.1.
  Constitui  objeto  do  presente  a  futura  contratação  de  serviços  de clipping jornalístico  para  o  monitoramento 

diário e em tempo real de notícias veiculadas em mídias impressa (jornais e revistas), eletrônica (emissoras de TV 

e rádio) e digital (internet â€“ sites e blogs) contendo temas de interesse da Assembleia Legislativa do Estado do 

Tocantins. 

 

1.2. A participação nesta licitação implica em plena aceitação dos termos e condições deste Edital e seus anexos, 
bem como das normas administrativas vigentes. 

 

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO 

 

2.1. Poderão participar da presente licitação as pessoas jurídicas do ramo pertinente ao objeto licitado que atenderem 
a todas as exigências, inclusive quanto Ã  documentação, constante deste Edital e seus anexos. 

 

2.2. Não poderão participar desta licitação as interessadas que se encontrarem sob falência, concurso de credores, 

dissolução, liquidação, empresas estrangeiras que não funcionam no país, consórcio, nem aqueles que tenham sido 

declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública, ou punidas com suspensão do direito de 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

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licitar e contratar com a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL/TO), bem como aqueles constantes do 
art. 9º da Lei nº 8.666/1993. 

 

2.3.  Os  impedimentos  acaso  existentes  deverão  ser  declarados  pela  empresa  proponente,  sob  pena  de 

responsabilidades administrativas, civis e penais cabíveis, conforme legislação vigente. 

 
3. DO ESCLARECIMENTO E DA IMPUGNAÇÃO 

 

3.1. Decairá do direito de pedir esclarecimentos ou impugnar os termos deste Edital aquele que não o fizer até 02 

(dois)  dias  Ãºteis  antes  da  data  designada  para  a  abertura dos  envelopes,  apontando  de  forma  clara  e  objetiva  as 

falhas  ou  irregularidades  que  entende  viciarem  o  mesmo.  As  petições  deverão  ser  protocoladas,  devidamente 

instruídas (assinatura, endereço, razão social e telefone para contato), junto ao serviço de Protocolo ou na Comissão 
Permanente de Licitação desta Casa de Leis, que tem o prazo de 24 (vinte e quatro) HORAS ÃšTEIS para respondê-

las. 

3.1.1.  Não  serão  reconhecidas  impugnações  do  Edital  por  fax  ou  e-mail,  somente  por  escrito,  em 

original, protocolada no Protocolo da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins ou na Comissão Permanente de 

Licitação, e dentro dos respectivos prazos legais. 
 

3.2. Acolhida a petição contra o ato convocatório, será designada nova data para a realização do certame. Caso a 

decisão não possua o poder de modificar substancialmente a formulação das propostas a serem apresentadas, não 

representando, pois, uma inovação e sim esclarecimento, não se fará necessário o adiamento da abertura da sessão. 

 

3.3.  Ocorrendo  impugnação  de  caráter  meramente  protelatório,  ensejando  assim  o  retardamento  da  execução  do 
certame, a autoridade competente poderá assegurado o contraditório e a ampla defesa, aplicar a pena estabelecida 

no artigo 7º da Lei n. 10.520/02 e legislação vigente. 

 

3.4. Quem impedir, perturbar ou fraudar, assegurado o contraditório e a ampla defesa, a realização de qualquer ato do 

procedimento licitatório, incorrerá em pena de detenção, de 2 (dois) a 3 (três) anos, e multa, nos termos do artigo 93, 
da Lei 8.666/93. 

 

3.5. A participação no certame licitatório, sem que tenha sido tempestivamente impugnado o presente Edital, implicará 

na plena aceitação por parte dos interessados, das condições nele estabelecido. 

 
3.6. As respostas Ã s impugnações e aos esclarecimentos solicitados serão disponibilizadas para os interessados no 

site: 

www.al.to.leg.br

, ícone licitações. 

 

3.6.1. Os interessados deverão consultar diariamente o site da AL/TO (www.al.to.leg.br) para verificação de 

inclusão de adendos e/ou esclarecimentos deste Edital. Ã‰ de exclusiva responsabilidade do interessado a obtenção 

de Adendos e/ou Esclarecimentos, não podendo alegar desconhecimento em relação Ã s informações disponibilizadas 
relativas ao Edital. 

 

4. DA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE CREDENCIAMENTO (FORA DOS ENVELOPES) 

 

4.1.  (s)  empresa(s)  participante(s)  deverá  (ao)  se  apresentar  para  credenciamento  junto  ao  (à)  Pregoeiro  (a)  com 
apenas um representante legal, o qual deverá estar munido da sua carteira de identidade (RG, CNH ou Carteira de 

Categoria Profissional), sendo o único admitido a intervir no procedimento licitatório no interesse da representada.  

4.2. O Credenciamento será efetuado da seguinte forma: 

 


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a) Declaração da licitante de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação, conforme MODELO 1, em 

atendimento ao art. 4º, inciso VII, da Lei Federal nº 10.520/2002.  

 

a.1) A licitante que não apresentar a Declaração encontrar-se-á automaticamente descredenciada e 

impedida  de  participar  do  certame,  face  o  descumprimento  de  exigência  legalmente  prevista  (art.  4º,  VII, 

primeira parte, da Lei Federal nº 10.520/2002); 

 

b)  Carta  ou  Procuração  por  instrumento  público  ou  particular,  assinado  por  seu  representante  legal 

constituído,  com  firma  reconhecida  em  cartório,  atribuindo-lhe  poderes  para  praticar  todos  os  demais  atos  do 

certame, conforme MODELO 2.

 

 

b.1) Em se tratando de sócio, proprietário ou dirigente da empresa proponente, torna-se dispensável 

o presente documento. 

 

c) Estatuto ou Contrato Social em vigor; 

 

c.1)  Em  se  tratando  de  sociedade  comercial,  e,  no  caso  de  sociedade  por  ações,  o  Estatuto  ou 

Contrato Social em vigor deverá ser acompanhado de documento de eleição de seus administradores; no 

caso  de  sociedade  civil,  inscrição  do  ato  constitutivo,  acompanhado  de  prova  de  diretoria  em  exercício; 

Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País e 

ato  de  registro  ou  autorização  para  funcionamento,  expedido  pelo  Ã³rgão  competente,  quando  a  atividade 

assim o exigir. 

 
d)
 Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica â€“ CNPJ; 

 

e)  A  Microempresa  â€“  ME  ou  Empresa  de  Pequeno  Porte  â€“  EPP,  deverá  comprovar  esta  condição 

mediante  apresentação  de  CERTIDÃO  SIMPLIFICADA  expedida  pela  Junta  Comercial  (Conforme 

Instrução  Normativa  nº  103,  art.  8º  do  Departamento  Nacional  de  Registro  do  Comércio,  de  30/04/2007, 
publicada no DOU de 22/05/2007) ou  DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO VALIDADA PELA JUNTA 

COMERCIAL, e; 

 

f)  Declaração  da  empresa  que  a  mesma  está  enquadrada  como  Micro  Empresa  ou  Empresa  de 

Pequeno Porte (art.3º da Lei Complementar nº. 123/2006), MODELO 4. 

 

f.1) A certidão/declaração expressa na letra â€œe” deste item, deverá ter sido emitida neste exercício, 

ou seja, em 2018, sob pena de não aceitabilidade. 

 

4.3.  O  Microempreendedor  Individual  para  participar  deve  está  em  conformidade  com  a  Lei  Complementar 
128/2008.  

 

4.3.1. A apresentação da certidão/declaração referida no item anterior deverá ocorrer quando do credenciamento, sob 

pena  de  não  aplicação  dos  efeitos  da  Lei  Complementar  nº  123/2006,  alterada  pela  Lei  Complementar  n° 

128/2008.  

 
4.3.2.  A  certidão/declaração  deverá  ter  sido  emitida  neste  exercício,  ou  seja,  2018,  sob  pena  de  não 

aceitabilidade. 

 

OBSERVAÇÃO â€“ A consulta de optante pelo Simples Nacional não substitui a Certidão/Declaração 

da Junta Comercial. 


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4.2.1. As exigências contidas nas alíneas â€œc” e “d” tem por objetivo verificar a compatibilidade entre o ramo de 

atividade da licitante e o objeto licitado, a fim de evitar a continuidade do certame com empresas que não 

cumprem os requisitos exigidos no presente Edital. 

 

4.3. A licitante descredenciada encontrar-se-á impedida de manifestar-se nas fases seguintes, o que não a impede 
de recorrer da decisão que rejeitou seu credenciamento, devendo manifestar imediata e motivadamente o interesse 

recursal ao final da sessão. 

 

4.4. Somente as Licitantes que tiverem credenciado representante, na forma do subitem 4.1, terão poderes para usar 

a  palavra  na  sessão,  apresentar  lances  de  preços,  manifestar  após  a  declaração  do  vencedor,  imediata  e 
motivadamente,  a  intenção  de  recorrer  contra  decisões  do  Pregoeiro,  assinar  documentos  e  ata,  onde  estará 

registrada todos os atos relevantes da sessão, e praticar todos os demais atos inerentes ao certame, em nome da 

Proponente. 
4.5. Na hipótese dos documentos que comprovam a regularidade da outorga de credenciamento (estatuto, contrato 

social  etc),  a  declaração  de  que  cumpre  plenamente  os  requisitos  de  habilitação  ou  qualquer  outro  documento 
referente Ã  fase de credenciamento, que por equívoco esteja dentro dos envelopes de Proposta ou de Habilitação, 

poderão ser retirados dos respectivos envelopes, pelo próprio representante, que procederá a novo lacramento do 

envelope. 
4.6. A Licitante ou representante de Licitante que se retirar antes do término da sessão considerar-se-á que tenha 

renunciado ao direito de oferecer lances e recorrer dos atos do Pregoeiro. 

 
4.7. Cada credenciado, ainda que munido de procuração, poderá representar apenas uma empresa Licitante, sob 

pena de exclusão sumária das representadas do certame. 

 

4.8. O representante credenciado que, por força maior, ausentar-se da sessão do Pregão poderá nomear outrem com 

poderes para lhe representar, desde que seu documento de credenciamento lhe dê poderes para substabelecer. Uma 
vez designado seu substituto, fica vedado o seu retorno. 

 

4.9.  Quando  a  Licitante  não credenciar  um  representante,  ficará  excluída  da  etapa  de lances  verbais  e  mantido o 

preço constante da proposta escrita, para efeito de ordenação e apuração do menor preço. 

 

5. DA SESSÃO PARA RECEBIMENTO DOS ENVELOPES â€œPROPOSTA DE PREÇOS” E â€œHABILITAÇÃO”. 
 

5.1.  A  sessão  para  recebimento  e  abertura  dos  envelopes  de  â€œProposta  de  Preços”  e  â€œHabilitação”  será  pública  e 

realizada de acordo com o que estabelecem a Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, Lei Federal nº 8.666, de 

21 de junho de 1993, Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 e, em conformidade com este Edital e 

seus anexos. 
 

5.2.  Na  data  e  hora  agendadas,  constantes do  Preâmbulo  do  presente  Edital, o  interessado  ou  seu  representante 

legal deverá se credenciar junto ao Pregoeiro na forma do item 4. 

 

5.3.  Aberta  a  sessão,  os  proponentes,  credenciados  ou  não,  entregarão  ao  Pregoeiro,  toda  a  documentação, 

momento em que, com o ato do Credenciamento, dar-se-á início Ã  sessão. 

 

5.3.1. Aberta a sessão, não mais serão admitidos novos proponentes. 

 


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5.4.  A  indicação  nos  envelopes,  caso  esteja  incompleta  ou  com  algum  erro  de  transcrição,  desde  que  não  cause 
dúvida  quanto  ao  seu  conteúdo  ou  não  atrapalhe  o  andamento  do  processo,  não  será  motivo  para  exclusão  do 

procedimento licitatório. 

 

6. DO ENVELOPE â€œPROPOSTAS DE PREÇOS” (ENVELOPE 1) 
6.1.
 As licitantes deverão apresentar ENVELOPE LACRADO, tendo na parte frontal os seguintes dizeres: 

À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS 
PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2018      PROCESSO Nº 00204/2017 
ENVELOPE Nº 1 â€“ PROPOSTA DE PREÇOS 
(IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA, CONSTANDO: RAZÃO SOCIAL, CNPJ E ENDEREÇO).
 

 

6.2.  A  Proposta  de  Preços  deverá  ser  apresentada  em  original  impressa  por  qualquer  processo  eletrônico,  sem 

cotações  alternativas,  emendas,  rasuras  ou  entrelinhas  e  em  real,  com  no  máximo  duas  casas  decimais  após  a 
vírgula, vistada em todas as folhas, sendo a assinatura na Ãºltima folha. E dela deve constar: 

 

a) razão social, nome fantasia, endereço, indicação do CNPJ, inscrição estadual/municipal, telefone, CEP, e-mail e 

dados bancários â€“ banco, agência e respectivos códigos e número da conta corrente para efeito de emissão de Nota 

de  Empenho  e  posterior  pagamento,  bem  como  a  indicação  do  nome,  número  dos  documentos  pessoais  e 

qualificação (cargo/função ocupada) do responsável pela assinatura do contrato. 

 

b) especificações detalhadas do objeto proposto de forma clara e nas características técnicas dos serviços 

ofertados. 

 

c) A licitante deverá indicar o valor unitário e total, fixo e irreajustável. 
 

d) Prazo de entrega, não podendo ser superior ao exigido no Termo de Referência â€“ Anexo I. 

 

e) Prazo de validade da proposta não inferior a 60 (sessenta) dias corridos, a contar da data da sessão. 

 

e.1)  Se  por  motivo  de  força  maior  a  adjudicação  não  ocorrer  dentro  do  período  de  validade  da 
proposta e caso persista o interesse desta Administração, poderá ser solicitada prorrogação geral da 

validade acima referida por igual prazo, no mínimo. 

 

6.3.  O  preço  cotado  deverá  ser  obrigatoriamente  expresso  em  real  (R$)  e  deverá  abranger  todas  as  despesas 

necessárias  ao  cumprimento  do  objeto  licitado,  neles  estando  incluídos  todos  os  impostos,  taxas,  mão  de  obra, 
equipamentos, materiais, frete, seguro, quando houver, ressalvada a hipótese prevista no artigo 65, Â§5º, da Lei Nº 

8.666/1993. 

 

6.4.  O  Pregoeiro  verificará,  de  imediato  ou  oportunamente,  se  as  referidas  Propostas  de  Preços  encontram-se 

substancialmente  adequadas  aos  termos  do  Edital,  sendo  desclassificadas  as  que  estiverem  em  desacordo,  nos 

termos dos artigos 44 e 48 da Lei Federal nº 8.666/93. 
 

6.5. Havendo discrepância entre o valor indicado em algarismos e por extenso, prevalecerá este Ãºltimo. Igualmente, 

se houver discrepância entre o valor unitário e o total, prevalece aquele. 

 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

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Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

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6.6.  Para  efeito  de  comparação  e  avaliação  dos  custos,  os  erros  aritméticos  e  de  indicações  básicas,  porventura 
detectadosdesde que não constituam desvios materiais ou restrições, poderão ser corrigidos e ajustados para efeito 

de regularização sem alteração do valor total da Proposta. 

 

6.7. Serão desclassificadas as Propostas que: 

 

6.7.1. Contiverem cotação de objeto diverso daquele requerido nesta licitação; 

 

6.7.2. Apresentarem quantias irrisórias ou de valor zero, incompatíveis com a prática de mercado; 

 

6.7.3. Não atendam integralmente às exigências deste Edital e de seus Anexos. 

 
 

7. DO ENVELOPE â€œDOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO” (ENVELOPE 2) 

 

7.1. Com  vistas  Ã   habilitação  na  presente  licitação,  as  proponentes  deverão  obrigatoriamente  apresentar  em 

envelope lacrado, contendo na parte frontal os seguintes dizeres: 
 

À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS 
PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2018      PROCESSO Nº 00204/2017 
ENVELOPE Nº 2 â€“ DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO 
(IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA, CONSTANDO: RAZÃO SOCIAL, CNPJ E ENDEREÇO).
 

 

7.2. Os documentos de Habilitação, conforme abaixo relacionados, deverão ser apresentados em uma Ãºnica via e, 
preferencialmente,  deverá  ser:  numerada,  acompanhada  de  folha  de  rosto  indicando  o  número  da  página  onde  o 

documento acha-se inserido, em envelope lacrado, identificado com o nº 02, devendo conter a documentação abaixo 

relacionada, que devem estar dentro do prazo de validade vigente. 

 

7.2.1. A documentação de Habilitação deverá: 

 

a) estar em nome da licitante (matriz ou filial); e, 

 

b) estar no prazo de validade estabelecido pelo Ã³rgão expedidor competente. 

 
7.3. Os documentos a serem apresentados deverão: 

 

a)  Quando cópias, conter registro de autenticação efetuado em cartório ou por servidor da Comissão Permanente 

de Licitação desta Casa de Leis: 

 

 

 

a.1)  A  autenticação,  quando  feita  por  servidor  integrante  da  Comissão  Permanente  de  Licitação  da 

Assembleia  Legislativa,  será  efetuada,  em  horário  de  expediente,  na  sala  da  Comissão  Permanente  de 

Licitação, situada na sede da Assembleia Legislativa, Praça dos Girassóis â€“ Centro - Palmas â€“ TO, ATɠÀS 

18:00 HORAS DO DIA ÃšTIL IMEDIATAMENTE ANTERIOR Ã€ DATA DA SESSÃO DE ABERTURA. 

 

 

 

a.2.) A Comissão Permanente de Licitação somente autenticará documentos com a apresentação dos 

originais. 


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a.3)  Serão  aceitos  documentos  retirados  via  Internet,  cuja  extração  encontra-se  devidamente 

regulamentada pela autoridade competente, sendo que entrega de documentos falsos ensejará em aplicação 

das sanções administrativas, civis e penais cabíveis. 

 

 

7.4. HABILITAÇÃO JURÍDICA 
 

 

 

a) Registro comercial, no caso de empresa individual; 

 

 

b)  Estatuto  ou  Contrato  Social  em  vigor,  devidamente  registrado  na  Junta  Comercial,  em  se  tratando  de 

sociedades  comerciais  e,  no  caso  de  sociedades  por  ações,  acompanhado  de  documento  de  eleição  de  seus 

administradores; 
 

c)  Inscrição  do  ato  constitutivo,  no  caso  de  sociedades  civis,  acompanhada  de  prova  da  diretoria  em 

exercício; 

 

 

d) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País 

e ato de registro ou autorização para funcionamento, expedido pelo Ã³rgão competente, quando a atividade assim o 
exigir; 

 

Obs.:  A  apresentação  dos  documentos  exigidos  neste  subitem  torna-se  dispensável  ao  licitante  que 

efetuou, satisfatoriamente, o credenciamento (item 4.2). 

 

7.5. REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA 
 

 

a) Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica â€“ CNPJ; 

 

b) Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, relativo ao estabelecimento do 

licitante, pertinente a seu ramo de atividade e compatível com o objeto deste certame, podendo ser BIC, FIC, Alvará 
de Funcionamento, Certidão ou outro documento similar; 

c) Certidão negativa ou positiva com efeito de negativa quanto aos tributos municipais / distrital relativamente 

à sede ou domicílio do proponente; 

 

d) Certidão negativa ou positiva com efeito de negativa quanto aos tributos estaduais / distrital relativamente 

ao estabelecimento do proponente; 

e) Prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional, mediante apresentação de certidão expedida 

conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional 
(PGFN), referente a todos os créditos tributários federais e Ã  Dívida Ativa da União (DAU) por elas administrados, 
inclusive  aqueles  relativos  Ã   Seguridade  Social,  nos  termos  da  Portaria  Conjunta  nº  1.751,  de  02/10/2014,  do 
Secretário da Receita Federal do Brasil e da Procuradora-Geral da Fazenda Nacional; 

f) Certificado de regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço  - FGTS, expedido pela 

Caixa Econômica Federal; 

 

g) Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de 

Certidão Negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 

5.452, de 1° de maio de 1943. 
 

 

 


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7.6. QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 
 

 

7.6.1. Certidão Negativa de Falência ou Concordata expedida pelo cartório distribuidor da sede da empresa. 

 

7.6.2.  Balanço  patrimonial  e  demonstração  do  resultado  do  Ãºltimo  exercício  devidamente  Registrado  na  Junta 

Comercial do Estado, em que fique demonstrado o índice de liquidez corrente (ILC) igual ou superior a 1,0 e Ã­ndice de 
liquidez geral (ILG) igual ou superior a 1,0.  

 

7.6.2.1. Comprovação de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo não inferior a 10% (dez por cento) do valor 

estimado da contratação (artigo 31, parágrafo 2º e 3º da lei 8666), a qual será exigido somente no caso de a licitante 

apresentar resultado inferior a 1,0 (um) no índice de liquidez corrente (ILC). 

 
7.6.3. Esses Ã­ndices poderão ser demonstrados em memorial de cálculos juntado ao balanço, cuja apuração dar-se-á 

através da seguinte fórmula: 

 

 

Fórmula: ILG = (AC + RLP) / (PC + ELP) 
ILG = Ãndice de Liquidez Geral; 

AC = Ativo Circulante; 

RLP = Realizável a Longo Prazo; 

PC = Passivo Circulante; 

ELP = Exigível a Longo Prazo. 

Fórmula: ILC = (AC) / (PC) 
ILC = Índice de Liquidez Corrente; 

 

7.6.4.  No  caso  de  empresa  constituída  neste  exercício  financeiro,  a  exigência  do  subitem  anterior  será  atendida 
mediante a apresentação de balanço de abertura devidamente Registrado na Junta Comercial do Estado. 
 

7.7. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 

 

7.7.1.  Um  ou  mais  atestado(s)  de  capacidade  técnica  emitido(s)  por  pessoa  jurídica  de  direito  público  ou  privado 

comprovando que a empresa forneceu ou está fornecendo, a contento, objeto pertinente e compatível com o descrito 

nesta licitação. 

 

7.7.2.  Declaração de superveniência de fato impeditivo da habilitação,

 

MODELO 3.

 

 
7.7.3. A empresa deverá apresentar declaração, conforme  MODELO 5, assinada por Sócio, ou pessoa legalmente 

habilitada, claramente afirmando que: 

 

a)  Encontra-se  ciente  das  condições  da  licitação,  assumindo  responsabilidade  pela  autenticidade  e 

veracidade  de  todos  os  documentos  apresentados  e  que  fornecerá  quaisquer  informações  complementares 
solicitadas pelo Pregoeiro; 

 

b) Não existe no quadro funcional da proponente, funcionário menor de 18 anos desempenhando trabalho 

noturno, perigoso ou insalubre ou funcionário menor de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz, a partir dos 14 

anos, nos termos do art. 7

o

, inciso XXXIII, da Constituição Federal, e art. 27, inciso V, da Lei Federal nº 8.666/1993. 

 

7.7.4.  Sob  pena  de  inabilitação,  todos  os  documentos  apresentados  deverão  estar  em  nome  da  licitante  e, 

obrigatoriamente, com número do CNPJ e endereço respectivo. 


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7.7.5.  As  certidões  que  não  declararem  expressamente  o  período  de  validade,  para  os  fins 

desta  licitação,  deverão  ter  sido  emitidas  nos  30  (trinta)  dias  imediatamente  anteriores  Ã   data  prevista  para  o 

recebimento  dos  envelopes  contendo  â€œProposta”  e  â€œDocumentos  de  Habilitação”,  salvo  quanto  a  Certidão  e/ou 

Declaração de enquadramento de microempresa - ME ou empresa de pequeno porte â€“ EPP. 

 

7.7.6. Todos os documentos de habilitação emitidos em língua estrangeira deverão ser entregues acompanhados da 
tradução  para  a  língua  portuguesa  efetuada  por  tradutor  juramentado  e  também  devidamente  consularizados  ou 

registrados no cartório de títulos e documentos. 

 

7.7.7. As licitantes que deixarem de apresentar quaisquer dos documentos exigidos para a habilitação na presente 

licitação, os apresentarem em desacordo com o estabelecido neste Edital, ou com irregularidades, serão inabilitadas. 

 
7.7.8. O envelope de Habilitação desta licitação que não for aberto ficará em poder do Pregoeiro, pelo prazo de 15 

(quinze)  dias,  contados  da  data  de  publicação  do  resultado  da  licitação,  devendo  a  licitante  retirá-lo,  após  aquele 

período, no prazo de até 5 (cinco) dias, sob pena de inutilização do mesmo.

 

 

8. DA SESSÃO DE JULGAMENTO 
 

8.1. Nas sessões de licitação, além do Pregoeiro, somente os representantes credenciados terão direito de usar a 

palavra, analisar e rubricar a documentação e as propostas dos demais licitantes, assinar a Ata e desistir ou requerer 

prazo para interposição de recursos. 

 

8.1.1.  A  critério  do  Pregoeiro,  sempre  que  o  quantitativo  de  representantes  credenciados  ultrapassar  o 
número de 05, poderá ser constituída uma Equipe de Licitantes composta por 05 (cinco) representantes, a 

fim de representá-las, analisando e rubricando a documentação de Habilitação e as Propostas de Preços, 

sem prejuízo no que tange ao direito de manifestação e de interposição de Recurso. 

 

8.2. O Pregoeiro declarará aberta a sessão na data e hora pré-definidas no edital, não cabendo mais apresentação de 
envelopes. 

 

8.3. Da sessão lavrar-se-á Ata Circunstanciada, na qual serão registrados todos os atos e ocorrências relevantes e 

que, ao final, será assinada pelo Pregoeiro, Equipe de Apoio e pelos representantes das licitantes. 

 
8.4.  O  Pregoeiro  solicitará  a presença  na sessão  de  um  representante  do  setor  solicitante,  podendo  diligenciar os 

autos, em qualquer fase, para emissão de parecer técnico ou jurídico. 

 

8.5. Na sessão de entrega das propostas relativas ao objeto deste Pregão Presencial, o Pregoeiro receberá os 02 

(dois)  envelopes  de  cada  proponente  contendo,  separadamente,  a  Proposta  de  Preços  e  documentação  de 

Habilitação. 
 

8.6. Após abertura das Propostas de Preços, as mesmas serão rubricadas pelo Pregoeiro, membros da Equipe de 

Apoio e representantes credenciados. 

 

8.6.1.  A  critério  do  Pregoeiro,  a  sessão  poderá  ser  suspensa  a  fim  de  melhor  analisar  os  documentos 
apresentados, sendo que o resultado será informado aos licitantes via ofício / e-mail ou publicado no Diário 

Oficial da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins e no sit

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, ícone “licitação”. 

 

 

 


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9. DA FASE DE LANCES 
 

9.1. O Pregoeiro classificará a proposta de menor preço e aquelas que tenham apresentado valores superiores em 

até 10% (dez por cento) àquela de menor valor, para participarem dos lances verbais. 

 

9.1.1.  Se  não  houver,  no  mínimo,  03  (três)  propostas  de  preços  nas  condições  definidas,  o  Pregoeiro 
classificará as melhores propostas, até o máximo de 3 (três), para que seus autores participem dos lances 

verbais, quaisquer que sejam os valores oferecidos nas propostas apresentadas.  

 

9.1.2.  No  caso  de  equivalência  dos  valores  apresentados  pelas  microempresas  e  empresas  de  pequeno 

porte será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor 

oferta. 
 

9.2.  Ã€s  licitantes  proclamadas  classificadas  será  dada  oportunidade  para  disputa,  por  meio  de  lances  verbais  e 

sucessivos,  sempre  de  valores  distintos  e  decrescentes  em  relação  a  de  menor  preço,  iniciando-se  pelo  autor  da 

proposta de maior valor; 

 
9.3.  A  desistência  em  apresentar  lance  verbal  implicará  exclusão  da  licitante  da  etapa  de  lances  verbais  e 

manutenção do último valor apresentado, para efeito de ordenação das propostas. 

 

9.4. A cada nova rodada será efetivada a classificação momentânea das propostas, o que definirá a sequência dos 

lances seguintes. 

 
9.5. O Pregoeiro poderá negociar com a licitante excluída da participação da oferta de lances verbais, na forma do 

subitem 11.3, caso a proponente vencedora seja inabilitada, observada a ordem de classificação.  

 

9.6.  Não  poderá  haver  desistência  dos  lances  ofertados,  sujeitando-se  a  proponente  desistente  Ã s  penalidades 

cabíveis. 
 

9.7. Caso não se realize lance verbal, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço e o 

valor estimado para a contratação, hipótese em que o Pregoeiro poderá declarar vencedora e adjudicar a proposta ou 

encaminhar para decisão da Autoridade Superior.  

 
9.8.Caso haja apenas uma proposta válida, o Pregoeiro poderá negociar diretamente com a proponente para que seja 

obtido melhor preço. 

 

9.10. Após este ato, será encerrada a etapa competitiva. 

 

10. DO JULGAMENTO 
 

10.1. O critério de julgamento será de o MENOR PREÇO.  

 

10.2.  O  Pregoeiro  examinará  a  aceitabilidade,  quanto  ao  objeto  e  valor  apresentado  pela  primeira  classificada, 

conforme definido neste Edital e seus Anexos, decidindo motivadamente a respeito. 
 

10.3.  Sendo  aceitável  a oferta,  será verificado  o  atendimento  das  condições  habilitatórias  pela  licitante  que  a  tiver 

formulado. 

 

10.4. Constatado o atendimento pleno das exigências habilitatórias, será adjudicada à proponente vencedora o objeto 


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deste Edital pelo Pregoeiro. 
 

10.5.  Se  a  Proponente  não  atender  as  exigências  habilitatórias,  o  Pregoeiro  negociará  diretamente  com  a  outra 

licitante  melhor  classificada,  e  assim  sucessivamente,  verificando  os  respectivos  documentos  de  habilitação,  até 

declarar uma vencedora. 

 
10.6.  
As  empresas  ME/EPP/MEI  deverão apresentar  toda  a  documentação  exigida  para  a  habilitação,  inclusive  os 

documentos comprobatórios da regularidade fiscal, mesmo que estes apresentem alguma restrição. 

 

10.7. Havendo alguma restrição na comprovação de regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 5 (cinco) dias 

úteis,  cujo  termo  inicial  corresponderá  ao  momento  em  que  a  proponente  for  declarado  vencedor  do  certame, 

prorrogáveis  por  igual  período,  a  critério  da  Administração,  para  a  regularização  da  documentação,  pagamento ou 
parcelamento do débito, emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa. 

 

10.7.1.  A  não  regularização  da  documentação,  no  prazo  previsto  na  subcondição  anterior,  implicará 

decadência  do  direito  Ã   contratação,  sem  prejuízo  das  sanções  previstas  neste  Edital,  e  facultará  ao 

Pregoeiro convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação. 
 

10.8.  A  licitante  classificada  detentora  da  Proposta  de  menor  preço  deverá  encaminhar  ao  Pregoeiro  sua 

Proposta de Preços AJUSTADA AO PREÇO FINAL obtido na licitação no prazo máximo de 02 (dois) dias Ãºteis, 

respeitando, sempre, o percentual dos custos apresentados na proposta inicial. 

 

10.9. Logo após a abertura do envelope de Habilitação, a critério do Pregoeiro, a sessão poderá ser suspensa a fim 
de melhor analisar os documentos apresentados, sendo que nova sessão será imediatamente agendada, no ato da 

suspensão, para continuação do certame. 

 

10.9.1.  Ocorrendo  a  suspensão  ou  havendo  solicitação  de  prazo  recursal,  os  envelopes  contendo  os 

documentos  de  Habilitação  serão  rubricados  pelo  Pregoeiro,  membros  da  Equipe  de  apoio  e  pelos 
representantes das licitantes presentes, ficando sob os cuidados do Pregoeiro até posterior julgamento. 

 

10.10.  No  caso  de  DESCLASSIFICAÇÃO  de  todas  as  propostas  ou  INABILITAÇÃO  de  todas  as  licitantes,  o 

Pregoeiro  poderá  convocar  todas  as  proponentes  para,  no  prazo  de  08  (oito)  dias  Ãºteis,  apresentarem  nova 

documentação, verificadas as causas que deram motivos Ã  inabilitação ou desclassificação, conforme o disposto no Â§ 
3º do art. 48 da Lei Federal nº 8.666/93. 

 

11. DO RECURSO 

 

11.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, 

quando  lhe  será  concedido  o  prazo  de  3  (três)  dias  Ãºteis  para  apresentação  das  razões  do  recurso,  ficando  as 
demais  licitantes  desde  logo intimadas  para  apresentar  contrarrazões  em  igual  número  de  dias,  que  começarão  a 

correr do término do prazo do recorrente.  

 

11.2. A falta de manifestação imediata e motivada da licitante importará na decadência do direito de recurso, bem 

como na adjudicação do objeto da licitação ao vencedor. 
 

11.3. O acolhimento do recurso importará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento. 

 

11.4. Se não reconsiderar sua decisão o Pregoeiro submeterá o recurso, devidamente informado, Ã  consideração da 

autoridade superior competente, a qual proferirá decisão definitiva antes da homologação do procedimento. 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

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11.5. Os autos permanecerão com vista franqueada aos interessados junto à AL/TO. 
 

11.6.  O  resultado  do  recurso  será  divulgado  mediante  comunicação  direta  aos  licitantes,  via  ofício  ou  e-mail,  e 

publicado no site 

www.al.to.leg.br

, ícone “licitação”. 

 

12. DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 
 

12.1. A validade do Registro de Preços será de 12 (doze) meses, contados da publicação da respectiva ata. 

 

12.2. Após homologação do certame pelo Ordenador de Despesa, a vencedora do certame será convocada para a 

assinatura da Ata de Registro de Preços no  prazo de 3 (três) dias Ãºteis, a qual terá efeito de compromisso pelo 

período de sua validade. 
 

12.2.1. Em caso de inobservância do presente item será (ão) aplicada(s) a(s) sanção (ões) prevista(s)

 

no 

item 16 do presente Edital. 

 

12.2.2. Caso o adjudicatário não assine a Ata de Registro de Preços, fica facultado Ã  Administração convocar 

as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-la em igual prazo, nas condições estabelecidas no 

encerramento de seu lance. 

 

12.3. Ã‰ permitida a adesão, durante a vigência da ata, de qualquer Ã³rgão ou entidade da administração pública que 

não tenha participado do certame licitatório, desde que tenha anuência do Ã“rgão Gerenciador e que não exceda a 

cem por cento dos quantitativos de cada item inicialmente registrado. 
 

12.4. O quantitativo total das adesões, em cada item inicialmente registrado, não poderá exceder ao quíntuplo do 

quantitativo, independente do número de órgãos que solicitarem adesão. 

 

12.5. A publicação do extrato da Ata de Registro de Preços se dará na imprensa oficial da Assembleia Legislativa. 
 

13. DA ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO 

 

13.1.  Inexistindo  manifestação  recursal,  o  Pregoeiro  adjudicará  o  objeto  da  licitação  a  licitante  vencedora,  com  a 

posterior homologação do resultado pelo Ordenador de despesa. 
 

13.2.  Havendo  interposição  de  recurso,  após  o  julgamento,  o  Pregoeiro  encaminhará  os  autos  ao  ordenador  da 

despesa para adjudicação do objeto da licitação a licitante vencedora e homologação do procedimento licitatório. 

 

14. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 

 
14.1.

 

A despesa decorrente da eventual contratação correrá por conta da dotação orçamentária:  

- Unidade Orçamentária: 10100 â€“ Assembleia Legislativa do Tocantins 

- Programa de Trabalho: 01.031.1141.2315 

- Natureza da Despesa: 3.3.90.39  

 

15. DO PAGAMENTO  

 
15.1. Os pagamentos serão efetuados como se segue abaixo: 

 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

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Assinatura 

15.1.1.  O  pagamento  devido  será  efetuado  mensalmente,  no  prazo  de  30  dias  após  o  recebimento  dos  objetos, 
devendo a nota fiscal estar devidamente discriminada e atestada pelo Diretor de Ãrea de Comunicação e Publicidade 

da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. 

 

15.1.2. A AL-TO reserva-se o direito de não efetuar o pagamento se os dados constantes da nota fiscal estiverem em 

desacordo com os dados da empresa contratada e ainda, se for constatado, no ato da atestação, que os serviços 
fornecidos não correspondem as especificações apresentadas na proposta

. 

 

15.1.9. Não haverá, em nenhuma hipótese, pagamento antecipado. 

 

16. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS 

 

16.1. A licitante poderá ficar pelo prazo de até 05 (cinco) anos impedida de licitar e contratar com a Administração 
Pública e descredenciada do Cadastro de Fornecedores pelo qual este órgão é cadastrado, quando: 

 

a) Deixar de entregar a documentação exigida para o certame; 
b) Apresentar documentação falsa; 
c) Convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não celebrar o contrato; 
d) Ensejar o retardamento da execução de seu objeto; 
e) Não mantiver a proposta; 
f) Falhar ou fraudar na execução do contrato; 

g) Comportar-se de modo inidôneo; 
h) Cometer fraude fiscal. 

 

16.2. Nos termos do artigo 86 da Lei 8.666/93, nas hipóteses de atraso injustificado no fornecimento dos serviços ou 
descumprimento  de  cláusula  contratual,  será  aplicada  multa  de  mora  Ã   CONTRATADA  de  0,1%  (um  décimo  por 

cento)  sobre  o  valor  do  contrato,  por  dia  de  atraso,  até  o  limite  de  15  (quinze)  dias,  ou  por  ocorrência  do 

descumprimento.  

 

16.3. Pela inexecução total ou parcial do objeto do contrato, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins poderá 
nos termos do art. 87 da Lei 8.666/93, garantido o direito do contraditório e da ampla defesa, aplicar Ã  CONTRATADA 

as seguintes penalidades: 

 

a)  Advertência; 
b)  Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor da proposta; 
c)  Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo 
não superior a 2 (dois) anos; 

d) Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos 

determinantes  da  punição  ou  até  que  seja  promovida  a  reabilitação  perante  a  própria  autoridade  que  aplicou  a 
penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após 

decorrido o prazo da sanção aplicada com base no item anterior. 

 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

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16.4.  A  aplicação  de  multas,  bem  como  a  anulação  do  empenho  ou  a  rescisão  do  contrato,  ou  todas  as  sanções 
relacionadas neste edital serão precedidas de processo administrativo, mediante o qual se garantirá a ampla defesa e 

o contraditório. 

 

17. DA APRESENTAÇÃO DE AMOSTRAS 

 
17.1. As amostras devem ser apresentadas conforme item 13 do Termo de Referência. 

 

18. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

 

18.1.  A  participação  nesta  licitação  implica  em  PLENA  ACEITAÇÃO  dos  termos  e  condições  deste  Edital  e  seus 

anexos, bem como das normas administrativas. 
 

18.2.  O  Pregoeiro  poderá  promover  e  realizar  tantas  sessões  e  diligências  quantas  forem  necessárias  para  a 

conclusão deste procedimento licitatório. 

 

18.3. A CONTRATADA ficará obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões 
que se fizerem necessários, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do Contrato, nos termos do 

art. 65, § 1º, da Lei Federal nº 8.666/1993. 

 

18.4. Ã‰ vedado a utilização de qualquer elemento, critério ou fator sigiloso, subjetivo ou reservado que possa, ainda 

que indiretamente, elidir o princípio da igualdade entre as licitantes. 

 
18.5.  O  Pregoeiro  e  Equipe  de  Apoio  poderão,  no  interesse  da  Administração,  relevar  omissões  e/ou  incorreções 

puramente formais nas Propostas de Preços apresentadas pelas licitantes, desde que não comprometam a lisura e o 

caráter competitivo da licitação. 

 

18.6. A Administração reserva-se ao direito de revogar total ou parcialmente a presente licitação, tendo em vista o 
interesse público ou por motivo de conveniência / oportunidade; ou anulá-la por ilegalidade, de ofício ou mediante 

provocação de terceiros, nos termos do art. 49 da Lei Federal nº 8.666/1993, não cabendo aos licitantes o direito de 

indenização, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 da citada lei. 

 

18.7.  Os  casos  omissos  serão  resolvidos  pelo  Pregoeiro  com  a  interpretação  da  legislação  própria,  princípios 
constitucionais e o direito público interno, sem prejuízo de solicitação de parecer jurídico da Procuradoria Jurídica da 

Assembleia Legislativa. 

 

18.8. São partes integrantes deste Edital:  

 

Anexo I â€“ Termo de Referência. 
Anexo II â€“ Minuta da Ata de Registro de Preços 
Anexo III - Minuta do Contrato. 
Modelo  1  â€“  Declaração  de  cumprimento  dos  requisitos  da  habilitação  e  aceite  das  condições  do 

edital. 
Modelo 2 â€“ Credenciamento. 
Modelo 3 â€“ Declaração de inexistência de fatos supervenientes impeditivos da habilitação. 
Modelo 4 - Declaração de microempresa ou empresa de pequeno porte.   


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

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               Modelo 5 â€“ Declaração em atendimento ao Art. 7º, Inciso XXXIII, da CF e Art. 27, Inciso V, da Lei nº 

8.666/1993         e Ciência das Condições da Licitação. 

 

Modelo 6 â€“ Proposta de Preços 

 

18.9.  O  Termo  de  Referência  foi  elaborado  pela  Diretoria  de  Ãrea  de  Comunicação e Publicidade, sendo  o  citado 
termo devidamente assinado pelo seu Diretor e aprovado Presidente da Casa, constante de fls. 04 a 22, do presente 

processo  nº.  00204/2017,  o  qual  servirá  de  base  para  todo  o  procedimento  licitatório.  A  estimativa  de  custo  foi 

elaborada pela Diretoria de Compras. 

 

18.10.  O  Pregoeiro  e  sua  Equipe  de  Apoio  dirimirão  as  dúvidas  que  suscite  deste  Pregão,  utilizando-se,  no  que 

couber as Ã¡reas técnicas e jurídica desta Casa de Leis, desde que arguidas até 02 dias Ãºteis antes da data fixada 
para a abertura da licitação, na Sede da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, das 08h Ã s 12h e das 14h Ã s 

18h horas, de segunda a sexta-feira, ou via e-mail 

cpl@al.to.leg.br

. 

 

18.11. Ã‰ competente o Foro desta Capital para dirimir quaisquer litígios oriundos da presente licitação. 

 
 

 

 

 

 

Palmas (TO), 16 de abril de 2018. 

 

 

 

 

 

 

 

RODRIGO ASSUMPÇÃO VARGAS 

Pregoeiro 

 
 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 
 

 

 

 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

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Assinatura 

 

ANEXO I 

 

 

TERMO DE REFERÊNCIA 

 

1.  DO OBJETO 

Contratação  de  serviços  de clipping jornalístico  para  o  monitoramento  diário  e  em  tempo  real  de  notícias 

veiculadas em mídias impressa (jornais e revistas), eletrônica (emissoras de TV e rádio) e digital (internet â€“ sites e blogs) 
contendo temas de interesse da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, objetivando o registro de preços, conforme 
condições e especificações constantes neste Termo de Referência.  

 
A produção da CLIPAGEM deverá ser feita com a coleta de notícias referentes a Assembleia  Legislativa do 

Estado do Tocantins. O serviço deverá compreender a seleção, compilação, análise de conteúdo e disponibilização em 
portal  na  web,  com  disponibilidade  24h  por  dia,  07  dias  por  semana.  O  serviço  de  gestão  de  informações  deverá  ser 
realizado através de sistema computadorizado, de forma digital, em tempo real, editado, analisado, indexado e revisado.  

 

2.  DA JUSTIFICATIVA 

A presente contratação justifica-se devido Ã  necessidade de acompanhamento permanente das informações 

veiculadas  pela  imprensa,  que  tratem  das  temáticas  relacionadas  Ã   atuação  da  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do 
Tocantins. 

O acesso diário Ã s notícias de interesse do Ã³rgão tem o objetivo de subsidiar os processos de articulação e 

implementação de políticas públicas voltadas para proteção e promoção dos direitos humanos, bem como permitir uma 
análise da repercussão das ações e programas implementados, através da Administração Direta e Indireta integrantes da 
Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. 

 O monitoramento da publicação das informações possibilitará ainda a esta Assembleia Legislativa do Estado 

do  Tocantins  a  identificação  e  mapeamento  dos  veículos  de  comunicação  estratégicos  para  as  oportunidades  de 
divulgação de informações de interesse da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. 

Serão disponibilizados relatórios mensais com análises críticas das informações veiculadas, o que permitirá 

uma avaliação sobre a repercussão da imagem desta Casa de Leis  
junto Ã  mídia. O clipping representa, portanto, uma poderosa ferramenta estratégica para a gestão e o acompanhamento 
das ações da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins em todo o país. 

A  CLIPAGEM  Ã©  feita  com  o  objetivo  de  controlar  o  fluxo  de  informações,  possibilitando  o  acesso  do 

assessorado a matérias de seu interesse e também quanto Ã  prestação de contas dos serviços realizados pela Assessoria 
de Imprensa. Além disso, Ã© possível medir o interesse da imprensa pela Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, 
bem como avaliar o tipo de conteúdo (favorável/desfavorável) divulgado sobre a Assembleia. O CLIPPING também Ã© de 
fundamental importância para manter a memória de divulgação, serve para dimensionar o nível de divulgação da empresa 
e mostrar o quanto a sociedade teve acesso a esclarecimentos e informações sobre as ações da Assembleia Legislativa do 
Estado do Tocantins. 

 

2.1.     Da justificativa para enquadramento como serviços comuns 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

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CPL AL/TO 

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Assinatura 

O objeto deste instrumento Ã© considerado como serviço comum, pois, conforme prevê o parágrafo Ãºnico da 

Lei  nº  10.520/2002,  a  classificação  do  bem  ou  o  serviço  será  comum  quando  for  possível  estabelecer,  para  efeito  de 
julgamento das propostas, mediante especificações utilizadas no mercado, padrões de qualidade e desempenho peculiares 
ao objeto e descritos de forma objetiva no instrumento convocatório, não acarretando prejuízos Ã  qualidade dos serviços e, 
tampouco ao interesse público. 

Observa-se, ainda,  que  os  serviços enquadram-se com  o  de  natureza  comum,  tendo  em  vista  que  os 

padrões de desempenho e qualidade dos bens e serviços, objetivamente definidos neste Termo de Referência, seguem 
especificações usuais de mercado. 

 

2.2.    Da justificativa para enquadramento como serviços de natureza contínua 

O  serviço,  objeto  desta  contratação,  Ã©  considerado  de  caráter  continuado  pela  Assembleia  Legislativa  do 

Estado do Tocantins, uma vez que se interrompido pode comprometer a continuidade de suas atividades. Ressalta-se que 
a  justificativa  demonstra  que  a  necessidade  do clipping eletrônico  Ã©  permanente,  visto  que  sua  eventual  interrupção 
causaria o comprometimento  da  continuidade  das  atividades  desta  Assembleia  Legislativa  do Estado do  
Tocantins, pois o clipping fornecerá, diariamente, informações estratégicas capazes de subsidiar a elaboração e execução 
de ações do Ã³rgão ou deste Poder. 
 

2.3.    Da participação de empresas reunidas em consórcio 

Não será admitida nesta licitação a participação de empresas que estejam reunidas em consórcio e sejam 

controladoras, coligadas ou subsidiárias entre si, qualquer que seja sua forma de constituição, haja vista que o objeto a ser 
executado não apresenta vulto ou complexidade que tornem restrito o universo de possíveis licitantes. 

 

3.  DAS ESPECIFICAÇÕES GERAIS DO SERVIÇO 

Os serviços objeto deste Termo de Referência compreendem a elaboração e fornecimento dos seguintes produtos: 
A produção da CLIPAGEM deverá ser feita com a coleta de notícias referentes a Assembleia Legislativa do Estado 

do Tocantins. O serviço deverá compreender a seleção, compilação, análise de conteúdo e disponibilização em portal na 
web,  com  disponibilidade  24h  por  dia,  07  dias  por  semana.  O  serviço  de  gestão  de  informações  deverá  ser  realizado 
através de sistema computadorizado, de forma digital, em tempo real, editado, analisado, indexado e revisado. Quando 
solicitado em regime de urgência, a entrega será imediata. 

 

3.1.  Clipping Eletrônico: O serviço compreenderá a seleção, a compilação em bancos de dados, avaliação 

de matérias jornalísticas sobre as ações relacionadas a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins na mídia impressa, 
sites, agências de notícias onlineblogs e emissoras de TV e rádio. 

Fornecimento  de  informação  por  telefone  (via  ligação  ou  whatsapp)  Ã   Assessoria  de  Comunicação  sobre  a 

divulgação de notícias que exijam posicionamento, providências ou respostas urgentes. 

O  monitoramento  do  conteúdo  informativo  deverá  ser  realizado  em  tempo  real  de  segunda  a  domingo. 

clipping será disponibilizado na periodicidade definida neste Termo de Referência. 

 

3.2.  Clipping mídia impressa:  Constituir-se-á de notícias, entrevistas, reportagens e artigos     extraídos    

diariamente    da   mídia    impressa    (jornais e revistas),   digitalizados   ou  
transformados em PDF, no formato A-4, ou de outra forma que permita o acesso Ã¡gil e fácil ao conteúdo informativo com 
vista Ã  distribuição ao público-alvo por e- mails. Todas as notícias de  


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

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interesse  da  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins  serão  â€œclipadas”  dos  veículos  relacionados  no  Termo  de 
Referência. 

A clipagem dos veículos impressos deverá ser disponibilizada em página da internet a ser criada pela contratada, 

a partir das 08h00, sendo as matérias enviadas por meio eletrônico (e-mail) impreterivelmente até as 08h30 do mesmo dia 
de sua publicação, admitindo-se na segunda-feira ou após feriados prolongados a entrega até as 9h, devido ao aumento de 
exemplares de jornais durante o final de semana. 

O  arquivo  eletrônico  com  o  clipping  das  notícias  publicadas  nos  jornais  deverá  ser  transmitido  de  segunda  a 

domingo,  para  os e-mails informados  pela  a  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins,  at頠às  8h.  Uma  edição 
complementar  deverá  ser  enviada  diariamente  Ã s  10h  e  também  devem  ser  disponibilizados  em  página  de  internet, 
seguindo os horários estipulados neste Termo de referência. 

Disponibilizar  as  imagens  das  capas  e  das  páginas  onde  as  matérias  contendo  citações  da  Assembleia 

Legislativa do Estado do Tocantins, de forma fiel em conteúdo e forma e cores, inclusive quanto a fotografias e gráficos 
(quando  esses  forem  solicitados),  mantendo-se  as  condições  de leitura  idênticas  Ã  mídia  original,  tanto para  impressão 
quanto para leitura em microcomputador e devem ser formatadas para impressão em tamanho A4, legíveis, sem cortes 
nem  borrões.  Cada  notícia  deverá  estar  isolada  numa  Ãºnica  imagem. Apenas  para  notícias  cujo  tamanho  original  não 
permita a formatação em tamanho A4 será permitida a confecção de mais de uma imagem; 

O clipping da mídia impressa deverá ser entregue em formato PDF, via e-mail, de forma padronizada, contendo o 

nome do veículo de comunicação, data, caderno e/ou editoria e coluna, jornalista, página em que sair a notícia, indicador 
de notícia (positiva, neutra ou negativa), além do cálculo da mídia espontânea (valor real do custo de cada matéria, caso 
tivesse sido paga) e disponível também no hotsite da contratada para acesso pelos usuários da instituição, organizada por 
classificação do indicador, mídia, veículo, data e por palavra-chave. 

Clipping de revistas semanais â€“ O arquivo eletrônico com o clipping das notícias publicadas nas revistas semanais 

deverá ser enviado aos sábados. 

 

3.3.  Clipping TV:   Constituir-se-á de matérias extraídas de telejornais e outros programas de televisão 

de conteúdo jornalístico. O material será disponibilizado via internet diariamente com o respectivo vídeo, transcrição e link 
para reportagens, de forma a permitir o acesso integral Ã s matérias veiculadas em televisão. Todo o conteúdo de interesse 
da  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins  serᠠ“gravado”,  dos  principais  telejornais

 

relacionados  no  Termo  de 

Referência. 

As notícias  veiculadas  pelas  emissoras  de  televisão  que  versem  sobre  os  temas  de  interesse  da  Assembleia 

Legislativa do Estado do Tocantins devem ser registradas e estarem disponíveis no sistema eletrônico em no máximo duas 
horas após a veiculação. Os arquivos deverão ser enviados por e-mail de segunda a domingo às 10h.  

Realizar sempre que solicitado, pesquisas sobre assuntos específicos, de matérias do interesse da Assembleia 

Legislativa  do  Estado  do  Tocantins,  mesmo  que  não  tratem  de  assuntos  ligados  diretamente  sua  Ã¡rea  de  atuação, 
comunicando a empresa sobre a necessidade com no mínimo 48 (quarenta e oito) horas de antecedência. Nesses casos, 
enviar arquivo em separado com o assunto pesquisado sob demanda. 

Todas as notícias deverão apresentar um breafing ou Lide da notícia, que consiste num breve resumo da notícia. 

Este resumo deverá ser sóbrio, simples e organizado, de modo a facilitar a leitura. 

Os clippings televisivos devem ser enviados com sinopse, acompanhada do formato digital do clipping televisivo 

(formato mp4), contendo horário de veiculação, o programa, a emissora, indicador de notícia (positiva, neutra ou negativa) 
e o cálculo de mídia espontânea, disponibilizado via meio eletrônico (e-mail) diariamente, até duas hora após a veiculação 
da matéria. Disponibilizado também no hotsite da contratada para acesso pelos usuários da Assembleia por classificação 
do indicador, mídia, veículo, data e por palavra-chave. 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

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Assinatura 

  

    Deverão constar a Classificação e Conceituação detalhadas conforme descrito pela Diretoria de Comunicação da 

Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins,  identificando  a  mídia  e  o  veículo,  caderno/editoria/coluna/programa, 
quando houver, além do comunicador. Para as notícias de rádio, deverá ser informado o horário de veiculação da mesma. 
Nas notícias de WEB também deverá ser informada a palavra-chave identificada. 

Deverá  ser  enviado  um  clipping com  informações  estratégicas  e  consideradas  de  alta  relevância  para  a 

Contratante  por meio  de  e-mail,  whatsapp  ou  outro  meio de  comunicação  nas primeiras  horas  da  manhã  aos  telefones 
indicados por este ÓRGÃO. 

Fornecimento  de  informação  por  telefone  (via  ligação  ou  whatsapp)  Ã   Assessoria  de  Comunicação  sobre  a 

divulgação de notícias que exijam posicionamento, providências ou respostas urgentes. 

 

3.4.  Clipping rádio:  Constituir-se-á de gravações e transcrições de entrevistas e reportagens extraídas 

da programação de rádios AM e FM (que estejam na internet). O material será disponibilizado via internet diariamente com 
disponibilização do arquivo em Ã¡udio e da respectiva transcrição, permitindo o acesso Ã  notícia tal como veiculada. Todas 
as matérias de interesse da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins serão â€œgravadas”, das principais emissoras, 
relacionados no Termo de Referência.  

Todas as notícias deverão apresentar um breafing ou Lide da notícia, que consiste num breve resumo da notícia. 

Este resumo deverá ser sóbrio, simples e organizado, de modo a facilitar a leitura. 

Os  clippings  de  Rádios  devem  ser  enviados  com  sinopse,  acompanhada  do  formato  digital  do  clipping  rádio 

(formato mp3), contendo horário de veiculação, o programa, a emissora, indicador de notícia (positiva, neutra ou negativa) 
e o cálculo de mídia espontânea, disponibilizado via meio eletrônico (e-mail) diariamente, até duas horas após a veiculação 
da matéria, disponibilizando também no hotsite da contratada para acesso pelos usuários da Assembleia por classificação 
do indicador, mídia, veículo, data e por palavra-chave. 

Deverão constar a Classificação e Conceituação detalhadas conforme descrito pela Diretoria de Comunicação da 

Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins,  identificando  a  mídia  e  o  veículo,  caderno/editoria/coluna/programa, 
quando houver, além do comunicador. Para as notícias de rádio, deverá ser informado o horário de veiculação da mesma.  

Deverá  ter  um  envio  de  clipping com  informações  estratégicas  e  consideradas  de  alta  relevância  para  a 

Contratante  por meio  de  e-mail,  whatsapp  ou  outro  meio de  comunicação  nas primeiras  horas  da  manhã  aos  telefones 
indicados por este ÓRGÃO. 

Fornecimento  de  informação  por  telefone  (via  ligação  ou  whatsapp)  Ã   Assessoria  de  Comunicação  sobre  a 

divulgação de notícias que exijam posicionamento, providências ou respostas urgentes. 

 

3.5.    Clipping mídia  digital:  Constituir-se-á de  notícias,  entrevistas,  reportagens,  artigos,  citações  e 

comentários extraídos diariamente de sites, agências de notícias online e blogs, com print das páginas onde as matérias 
foram publicadas. O material deverá ser disponibilizado em página da internet e também digitalizado ou transformado em 
PDF  ou  de  outra  forma  que  permita  o  acesso  Ã¡gil  e  fácil  ao  conteúdo  informativo. Todo  o  material  deverá  ser  enviado 
com link para  a  página  original  das  informações.  O  conteúdo  de  interesse  da  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do 
Tocantins  serᠠ“clipado”  dos  veículos  relacionados  no  Termo  de  Referência.  Nas  notícias  de  WEB  também  deverá  ser 
informada a palavra-chave identificada. 
 

     O clipping de mídia digital deverá ser atualizado a cada 1 (uma) hora. 

O arquivo eletrônico com o clipping das notícias publicadas nos veículos online deverá ser enviado de segunda a 

domingo de 2 (duas) em 2 (duas) horas, das 8h às 20h. 

 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

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Assinatura 

3.6.   Relatório mensal de análise de mídia:  Consiste em uma análise quantitativa, qualitativa e monetária 

sobre a repercussão na imprensa dos itens relacionados a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. O documento 
deverá conter informações detalhadas sobre exposição por mídia, veículo, valores e quantidade de matérias veiculadas e a 
avaliação em relação ao tipo de exposição (negativa/positiva/neutra), entre outras.    

O relatório deverá ser apresentado mensalmente pela contratada até o 5º dia Ãºtil do mês subsequente, com texto, 

tabela, índices e gráficos, sobre a repercussão da imagem da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins junto à mídia. 
O  relatório  será  disponibilizado  por e-mail, mas  deverá  também  ser  enviado  em  formato A-4 impresso  e  em CD-
ROM, entregues na Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.

 

 

4.  RELATÓRIOS DIÁRIOS 

Conter ferramenta com mecanismo para avaliação do conteúdo editorial de cada uma das notícias (matérias 

positivas,  negativas  e  neutras),  de  forma  que  a  seleção  feita  pelos  servidores    da    Diretoria    de    Comunicação    da  
Assembleia  Legislativa  do  Estado do Tocantins,  
combinando  vários  critérios  de  busca,  ou  grupos  listados,  gere  e  salve  relatório  qualitativo  e  quantitativo  de  análise  de 
mídia  em  Portable  Document  Format  (PDF),  incluindo  resumo  dos  principais  destaques,  cálculo  e  avaliação  por 
centimetragem das notícias publicadas, com geração de gráficos que podem ser apenas das matérias do dia ou gráficos 
comparativos com períodos anteriores que serão selecionados na própria ferramenta. 

 

O relatório diário deverá conter: 
 

1.  Resumo  estatístico  do  material  rastreado,  especificamente  das  matérias  que  façam  menção  a  Assembleia 

Legislativa do Estado do Tocantins a ser apresentado, no mínimo, como se segue: 

a.  Gráfico geral (número total de matérias e o percentual de avaliações positivas, negativas e neutras). 
b.  3. Gráfico de quantidade de matérias por veículo. 
c.  4.  Gráfico  de  avaliação  qualitativa  e  quantitativa  das  matérias  por  veículo  (para  cada  veículo,  apontar 

número de matérias veiculadas segundo as avaliações positiva, negativa ou neutra, em números reais e por 
porcentagem). 

d.  5. Valor monetário, total, por veículo, por estado, por mídia. 

O sistema deverá ter um módulo estatístico que permita gerar tabelas e infográficos online com informações 

quantitativas sobre as pautas do dia, veículos, região, assunto, dentre outros. 

Ao  término  de  cada  exercício,  também  será  apresentado  pela  CONTRATADA  um  relatório  anual,  nos 

mesmos moldes do mensal. 
 

5.  A DESCRIÇÃO DO SERVIÇO 

O sistema para acesso ao clipping eletrônico deverá ter as seguintes características e funcionalidades: 

 

5.1.  Apresentação:  O  material  cadastrado  deverá  ser  apresentado  em  forma  sequencial,  para  facilitar  a 

leitura. A organização das reportagens no clipping será realizada por tipo de mídia: impresso, web, televisão e rádio. A 
notícia deverá ser identificada pela data, hora  
de inserção no clipping, palavras-chave, veículo, estado, editoria e título, além de trazer o nome do autor do texto (repórter, 
articulista ou colunista). 
                   Disponibilizar diariamente o clipping de todas as matérias coletadas no sistema de Clipping On-line, para todos 
os usuários da Intranet da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, acessados através de login e senha fornecida