Carregando ...

background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 1 de 41

 

 

EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº. 015/2018 - SRP 

 

 

 

COMPOSIÇÃO DO EDITAL 

 

 

 

PREÂMBULO 

 

1 â€“ DO OBJETO 

 

2 â€“ DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO 

 

3 â€“ DO ESCLARECIMENTO E DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL 

 

4 â€“ DOS ENVELOPES  

 

5 â€“ DO ENVELOPE DE CREDENCIAMENTO 

 

6 â€“ DOS ENVELOPES â€œHABILITAÇÃO” E â€œPROPOSTA DE PREÇOS”  

 

7 - DA PROPOSTA DE PREÇOS 

 

8 â€“ DA HABILITAÇÃO 

 

9 â€“ DA SESSÃO DE JULGAMENTO 

 

10 â€“ DA FASE DE LANCES 

 

11 â€“ DO JULGAMENTO 

 

12 â€“ DO RECURSO 

 

13 â€“ DA ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO 

 

14 â€“ DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 

 

15 â€“ DO CONTRATO E DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 
16 - DO PAGAMENTO 

 

17 - DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E MULTAS 

 

18 â€“ DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

 

ANEXOS I A III 
MODELOS 1 A 6 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 2 de 41

 

 

EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº. 015/2018 â€“ SRP 

 

 

PREÂMBULO 

 
 

A  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins,  doravante  denominada  AL/TO,  através  do  Pregoeiro, 

designado mediante Decreto Administrativo nº. 866/2018 de 19/07/2018, da Presidência da AL/TO, comunica aos 

interessados  que  fará  realizar  licitação  na  modalidade  PREGÃO  na  forma  PRESENCIAL  para  REGISTRO  DE 

PREÇOS, tipo MENOR PREÇO POR ITEM autorizada nos autos do Procedimento Administrativo nº  00239/2017, 

com a finalidade de ampla concorrência selecionar a melhor proposta para contratação de empresa especializada, 
objetivando o Registro de Preços, para prestação de serviços de locação de veículo automotor zero quilômetro, sem 

motorista,  com  quilometragem  livre,  seguro  total,  para  atender  as  necessidades  desta  Casa  de  Leis,  que  se 

subordinam Ã s normas gerais das Leis nº. 10.520/02 e nº. 8.666/93 e no que couber, do Decreto Administrativo n° 

157/2008-P, do Decreto Administrativo nº 105/2010-P, do Decreto Federal nº. 3.555/2000 e Decreto nº 7.892/2013, 

Lei  Complementar  nº  123/2006,  observadas  as  alterações  posteriores  introduzidas  nos  referidos  diplomas 
normativos. 

 

 

DA  SESSÃO  PÚBLICA  DE  RECEBIMENTO  E  INÍCIO  DA  ABERTURA  DOS  ENVELOPES 

“CREDENCIAMENTO”, â€œPROPOSTA DE PREÇOS” E â€œDOCUMENTOS HABILITATÓRIOS”. 

 
DIA: 

18 de dezembro de 2018. 

HORÁRIO: 

9h30min (nove horas e trinta minutos). (Horário LOCAL DE PALMAS). 

LOCAL: 

Sala de reuniões da CPL AL/TO â€“ Praça dos Girassóis. 

RETIRADA DO EDITAL: 

Disponível, gratuitamente, na página oficial da AL/TO: www.al.to.leg.br, 

 Ãcone â€œlicitações”. 

 

 

1. DO OBJETO 

 

1.1. Constitui objeto do presente a contratação de empresa especializada, objetivando o Registro de Preços, para 

prestação de serviços de locação de veículo automotor zero quilômetro, sem motorista, com quilometragem livre e 
seguro total, atendendo as necessidades desta Casa de Leis. 

 

1.2. A participação nesta licitação implica em plena aceitação dos termos e condições deste Edital e seus anexos, 

bem como das normas administrativas vigentes. 

 

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO 
 

2.1.  Poderão  participar  da  presente  licitação  as  pessoas  jurídicas  do  ramo  pertinente  ao  objeto  licitado  que 

atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constante deste Edital e seus anexos. 

 

2.2. Não poderão participar desta licitação as interessadas que se encontrarem sob falência, concurso de credores, 
dissolução, liquidação, empresas estrangeiras que não funcionam no país, consórcio, nem aqueles que tenham sido 

declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública, ou punidas com suspensão do direito de 

licitar e contratar com a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL/TO), bem como aqueles constantes do 

art. 9º da Lei nº 8.666/1993. 

 

2.3.  Os  impedimentos  acaso  existentes  deverão  ser  declarados  pela  empresa  proponente,  sob  pena  de 
responsabilidades administrativas, civis e penais cabíveis, conforme legislação vigente. 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 3 de 41

 

 
 

3. DO ESCLARECIMENTO E DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL 

 

3.1. Os pedidos de esclarecimentos deverão ser dirigidos ao Pregoeiro do certame, devidamente digitado e assinado 

pelo representante legal da licitante. 
 

3.2.  Qualquer  cidadão  Ã©  parte  legítima  para  impugnar  o  presente  Edital,  por  irregularidade  na  aplicação  da  Lei 

Federal nº 8.666/1993, devendo protocolar o pedido até 2 (dois) dias Ãºteis antes da data fixada para a abertura dos 

envelopes de Proposta de Preços e Habilitação. 

 

3.2.1. A apresentação de impugnação contra o presente Edital será processada e julgada na forma e nos prazos 
previstos no art. 41, § 2º, da Lei Federal nº 8.666/1993, devendo ser dirigido ao Pregoeiro responsável pelo certame. 

 

3.2.2.  Não  serão  reconhecidas  impugnações  do  Edital  por  fax  ou  e-mail,  somente  por  escrito,  em  original, 

protocolada  no  Protocolo  da  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins  ou  na  Comissão  Permanente  de 

Licitação, e dentro dos respectivos prazos legais. 
 

3.3. Acolhida a petição contra o ato convocatório, será designada nova data para a realização do certame. Caso a 

decisão não possua o poder de modificar substancialmente a formulação das propostas a serem apresentadas, não 

representando,  pois,  uma  inovação  e  sim  esclarecimento,  não  se  fará  necessário  o  adiamento  da  abertura  da 

sessão. 

 
3.4.
 Ocorrendo impugnação de  caráter meramente  protelatório,  ensejando  assim  o  retardamento  da  execução  do 

certame, a autoridade competente poderá assegurado o contraditório e ampla defesa, aplicar a pena estabelecida no 

art. 7º da Lei nº 10.520/2002 e legislação vigente. 

 

3.5. Quem impedir, perturbar ou fraudar, assegurado o contraditório e a ampla defesa, a realização de qualquer ato 
do procedimento licitatório, incorrerá em pena de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, nos termos 

do art. 93 da Lei nº 8.666/93. 

 

3.6.  A  participação  no  certame  licitatório,  sem  que  tenha  sido  tempestivamente  impugnado  o  presente  Edital, 

implicará na plena aceitação por parte dos interessados, das condições nele estabelecido. 
 

3.7. As respostas Ã s impugnações e aos esclarecimentos solicitados serão disponibilizadas para os interessados no 

site: www.al.to.leg.br, ícone licitações. 

 

3.7.1. Os interessados deverão consultar diariamente o site da AL/TO (www.al.to.leg.br) para verificação de inclusão 

de  adendos  e/ou  esclarecimentos  deste  Edital.  Ã‰  de  exclusiva  responsabilidade  do  interessado  a  obtenção  de 
Adendos e/ou Esclarecimentos, não podendo alegar desconhecimento em relação Ã s informações disponibilizadas 

relativas ao Edital. 

 

4. DOS ENVELOPES 

 
4.1.
  O  interessado  ou  seu  representante  legal  deverá  apresentar-se,  na  data,  hora  e  local  estipulado  neste 

instrumento convocatório, munido dos seguintes documentos: 

 

a) Envelope nº 1 - Documentação referente ao Credenciamento; 

 

b) Envelope nº 2 â€“ Proposta de Preços; 
 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 4 de 41

 

c) Envelope nº 3 â€“ Documentos Habilitatórios. 

 

4.2. Os documentos a serem apresentados deverão: 

 

a)  Quando cópias, conter registro de autenticação efetuado em cartório ou por servidor da Comissão Permanente 

de Licitação desta Casa de Leis: 
 

 

 

a.1)  A  autenticação,  quando  feita  por  servidor  integrante  da  Comissão  Permanente  de  Licitação  da 

Assembleia  Legislativa,  será  efetuada,  em  horário  de  expediente,  na  sala  da  Comissão  Permanente  de 

Licitação, situada na sede da Assembleia Legislativa, Praça dos Girassóis â€“ Centro - Palmas â€“ TO, ATɠÀS 

17:30 HORAS DO DIA ÃšTIL ANTERIOR Ã€ DATA DA SESSÃO DE ABERTURA. 

 
 

 

a.2.) A Comissão Permanente de Licitação somente autenticará documentos com a apresentação dos 

originais. 

 

 

 

a.3)  Serão  aceitos  documentos  retirados  via  Internet,  cuja  extração  encontra-se  devidamente 

regulamentada  pela  autoridade  competente,  sendo  que  entrega  de  documentos  falsos  ensejará  em 
aplicação das sanções administrativas, civis e penais cabíveis. 

 

b)  ser,  preferencialmente,  encadernado,  de  modo  a  não  conter  folhas  soltas,  sem  emendas,  acréscimos, 

numerados  sequencialmente  em  ordem  crescente,  em  uma  Ãºnica  via,  sem  borrões,  rasuras,  ressalvas, 

entrelinhas ou omissões, salvo se, inequivocamente, tais falhas não acarretarem lesões ao direito dos demais 

licitantes, prejuízo à Administração ou não impedirem a exata compreensão de seu conteúdo. 

 

4.3. Nenhum documento poderá ser substituído ou acrescentado durante a sessão. 

 

5. DO ENVELOPE DE CREDENCIAMENTO 

 
5.1.  
A  licitante  deverá  apresentar  obrigatoriamente  todos  os  documentos  referentes  Ã   Documentação  de 

Credenciamento em envelope lacrado, tendo na parte frontal os seguintes dizeres: 

 

À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS 

PREGÃO PRESENCIAL Nº 015/2018- SRP 

ENVELOPE Nº 1 â€“ CREDENCIAMENTO 

(IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA, CONSTANDO: RAZÃO SOCIAL, CNPJ E ENDEREÇO) 

 
5.2.  
A  licitante  deverá  apresentar-se  para  credenciamento  junto  ao  Pregoeiro  com  apenas  um  representante, 

devidamente  identificado  e  credenciado,  o  qual  será  o  Ãºnico  admitido  a  intervir  no  procedimento  licitatório,  no 

interesse da representada. 

 

5.2.1. O Credenciamento será efetuado da seguinte forma: 

a) Declaração da licitante de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação, conforme MODELO 1

em atendimento ao art. 4º, inciso VII, da Lei Federal nº 10.520/2002. (FORA DO ENVELOPE) 

a.1) A empresa que optar por não credenciar representante, ainda assim deverá enviar o Envelope 

nº 1 contendo a respectiva Declaração; 

 

a.2) A licitante que não apresentar a Declaração encontrar-se-á automaticamente descredenciada 

e impedida de participar do certame, face o descumprimento de exigência legalmente prevista (art. 4º, VII, 

primeira parte, da Lei Federal nº 10.520/2002); 

 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 5 de 41

 

b)  Carta  ou  Procuração  por  instrumento  público  ou  particular,  assinado  por  seu  representante  legal 

constituído,  com  firma  reconhecida  em  cartório,  atribuindo-lhe  poderes  para  praticar  todos  os  demais  atos  do 

certame, conforme MODELO 2

 

b.1)  Em  se  tratando  de  sócio,  proprietário  ou  dirigente  da  empresa  proponente,  torna-se 

dispensável o presente documento. 

 

c) Estatuto ou Contrato Social em vigor. 

c.1) Em se tratando de sociedade comercial, e, no caso de sociedade por ações, o Estatuto ou 

Contrato Social em vigor deverá ser acompanhado de documento de eleição de seus administradores; no 

caso  de  sociedade  civil,  inscrição  do  ato  constitutivo,  acompanhado  de  prova  de  diretoria  em  exercício; 

Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País e 
ato de registro ou autorização para funcionamento, expedido pelo Ã³rgão competente, quando a atividade 

assim o exigir. 

 

d) Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica â€“ CNPJ; 

 
e) 
Cédula de Identidade ou documento equivalente do representante, devidamente autenticado; 

 

 

f) Em se tratando de microempresa â€“ ME ou empresa de pequeno porte â€“ EPP, a comprovação desta 

condição  será  efetuada  mediante  apresentação  de  CERTIDÃO  SIMPLIFICADA  expedida  pela  Junta 

Comercial  (Conforme  Instrução  Normativa  nº  103,  art.  8º  do  Departamento  Nacional  de  Registro  do 

Comércio, de 30/04/2007, publicada no DOU de 22/05/2007) ou DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 
VALIDADA PELA JUNTA COMERCIAL
, e; 

 

g)  Declaração  da  empresa  que  a  mesma  está  enquadrada  como  Micro  Empresa  ou  Empresa  de 

Pequeno Porte (art.3º da Lei Complementar nº. 123/2006); MODELO 3.

 

 

g.1)  A  certidão/declaração  expressa  na  letra  â€œf”  deste  item,  deverá  ter  sido  emitida  neste 

exercício, ou seja, em 2018, sob pena de não aceitabilidade. 

 

OBSERVAÇÃO â€“ A consulta de optante pelo Simples Nacional não substitui a Certidão/Declaração 

da Junta Comercial. 

 

 

5.2.2. A exigência contida nas alíneas â€œc” e â€œd” tem por objetivo verificar a compatibilidade entre o ramo de atividade 

da  licitante  e  o  objeto  licitado,  a  fim  de  evitar  a  continuidade  do  certame  com  empresas  que  não  cumprem  os 

requisitos exigidos no presente Edital. 

 

5.3. Na fase de credenciamento NÃO será permitido ao representante da empresa licitante retirar os documentos 
necessários  que  porventura  estejam  dentro  dos  envelopes  de  proposta  e/ou  de  habilitação  para  complementar  a 

documentação para o credenciamento. 

 

5.4. A licitante descredenciada encontrar-se-á impedida de manifestar-se nas fases seguintes, o que não a impede 

de recorrer da decisão que rejeitou seu credenciamento, devendo manifestar imediata e motivadamente o interesse 
recursal ao final da sessão. 

 

6. DOS ENVELOPES â€œHABILITAÇÃO” E â€œPROPOSTA DE PREÇOS”. 

 

6.1.  A  sessão  para  recebimento  e  abertura  dos  envelopes  de  â€œProposta  de  Preços”  e  â€œDocumentação  para 
Habilitação” será pública e realizada de acordo com o que estabelecem a Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 6 de 41

 

2002,  Lei  Federal  nº  8.666,  de  21  de  junho  de  1993,  Decreto  nº  3.555/2000,  Decreto  nº  7.892/2013,  Lei 
Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 e, em conformidade com este Edital e seus anexos. 

 

6.2. Na data e hora agendadas, constantes do Preâmbulo do presente Edital, o interessado ou seu representante 

legal deverá se credenciar junto ao Pregoeiro na forma do item 5. 

 
6.3.
 Aberta a sessão, as proponentes, credenciados ou não, entregarão ao Pregoeiro, toda a documentação. Após o 

ato do Credenciamento, dar-se-á início Ã  sessão, momento em que não mais serão admitidos novas proponentes. 

 

6.4. A indicação nos envelopes, caso esteja incompleta ou com algum erro de transcrição, desde que não cause 

dúvida  quanto  ao  seu  conteúdo  ou  não  atrapalhe  o  andamento  do  processo,  não  será  motivo  para  exclusão  do 

procedimento licitatório. 
 

7. DA PROPOSTA DE PREÇOS 

 

7.1. As proponentes deverão apresentar obrigatoriamente em envelope lacrado, tendo na parte frontal os seguintes 
dizeres: 

 

À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS 

PREGÃO PRESENCIAL Nº 015/2018-SRP 

ENVELOPE Nº 2 â€“ PROPOSTA DE PREÇOS 

(IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA, CONSTANDO: RAZÃO SOCIAL, CNPJ E ENDEREÇO) 

 

7.2.  A  Proposta  de  Preços  deverá  ser  apresentada  em  original  datilografada  ou  impressa  por  qualquer  processo 

eletrônico, sem cotações alternativas, emendas, rasuras ou entrelinhas e em real, com no máximo de duas casas 
decimais após a vírgula, vistada em todas as folhas, sendo a assinatura na última folha. E dela deve constar: 

 

a) razão social, nome fantasia, endereço, indicação do CNPJ, inscrição estadual/municipal, telefone, CEP, 

e-mail e dados bancários â€“ banco, agência e respectivos códigos e número da conta corrente para efeito de emissão 

de Nota de Empenho e posterior pagamento, se for o caso. 

 

b) descrever detalhadamente as especificações do objeto de forma clara e nas características técnicas de 

todos os serviços ofertados. 

 

b.1.) Conter especificações detalhadas dos serviços propostos, fazendo constar as características 

técnicas que permitam aferir as especificações do edital. 

 

c) A licitante deverá indicar o preço unitário por item de modo detalhado e global, fixo e irreajustável. 

 

d) Prazo de entrega, não podendo ser superior ao exigido no Termo de Referência â€“ Anexo I. 

 

e) Prazo de validade da proposta não inferior a 60 (sessenta) dias corridos, a contar da data da sessão. 
 

e.1)  Se  por  motivo  de  força  maior  a  adjudicação  não  ocorrer  dentro  do  período  de  validade  da 

proposta e caso persista o interesse desta Administração, poderá ser solicitada prorrogação geral 

da validade acima referida por igual prazo, no mínimo. 

 
7.3.  
O  preço  cotado  deverá  ser  obrigatoriamente  expresso  em  real  (R$)  e  deverá  abranger  todas  as  despesas 

necessárias  ao  cumprimento  do  objeto  licitado,  neles  estando  incluídos  todos  os  impostos,  taxas,  mão  de  obra, 

equipamentos,  materiais,  peças,  frete,  seguro,  ressalvada  a  hipótese  prevista  no  artigo  65,  Â§5º,  da  Lei  Nº 

8.666/1993. 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 7 de 41

 

 
7.4.  O  Pregoeiro  verificará,  de  imediato  ou  oportunamente,  se  as  referidas  Propostas  de  Preços  encontram-se 

substancialmente adequadas aos termos do Edital, sendo desclassificadas as que estiverem em desacordo, nos 

termos dos artigos 44 e 48 da Lei Federal nº 8.666/93. 

 

7.5. Havendo discrepância entre o valor indicado em algarismos e por extenso, prevalecerá este Ãºltimo. Igualmente, 
se houver discrepância entre o valor unitário e o total, prevalece aquele. 

 

7.6. Para efeito de comparação e avaliação dos custos, os erros aritméticos e de indicações básicas, porventura 

detectadosdesde que não constituam desvios materiais ou restrições, poderão ser corrigidos e ajustados para efeito 

de regularização sem alteração do valor total da Proposta. 

 
7.7.  A  licitante  que  não  concordar  ou  não  atender  o  prazo  avençado  pelo  Pregoeiro  para  a  correção,  ou 

apresentação de nova proposta readequada, terá sua proposta desclassificada. 

 

7.8. Serão desclassificadas as Propostas que: 

 

7.8.1. Contiverem cotação de objeto diverso daquele requerido nesta licitação; 

 

7.8.2. Apresentarem quantias irrisórias ou de valor zero, incompatíveis com a prática de mercado; 

 

7.8.3. Não atendam integralmente Ã s exigências deste Edital e de seus Anexos. 

 

 

8. DA HABILITAÇÃO 

 

8.1.  Com  vistas  Ã   habilitação  na  presente  licitação,  as  proponentes  deverão  obrigatoriamente  apresentar  em 

envelope lacrado, contendo na parte frontal os seguintes dizeres: 
 

À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS 

PREGÃO PRESENCIAL Nº 015/2018-SRP 

ENVELOPE Nº 3 â€“ HABILITAÇÃO 

(IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA, CONSTANDO: RAZÃO SOCIAL, CNPJ E ENDEREÇO) 

 

8.1.1. Os documentos de Habilitação deverão ser apresentados em uma Ãºnica via e, preferencialmente, ser: 

numerados, acompanhados de folha de rosto indicando o número da página onde o documento acha-se inserido, em 
envelope lacrado, identificado com o nº 03, devendo conter a documentação abaixo relacionada, que devem estar 

dentro do prazo de validade vigente. 

 

8.1.2. A documentação de Habilitação deverá: 

 

a) estar em nome da licitante (matriz ou filial); e, 

 

b) estar no prazo de validade estabelecido pelo Ã³rgão expedidor competente. 

 

 

8.2. DA HABILITAÇÃO JURÍDICA 

 

 

 

a) Registro comercial, no caso de empresa individual; 

 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 8 de 41

 

 

b)  Estatuto ou  Contrato  Social  em vigor,  devidamente  registrado na  Junta  Comercial,  em  se  tratando de 

sociedades  comerciais  e,  no  caso  de  sociedades  por  ações,  acompanhado  de  documento  de  eleição  de  seus 

administradores; 

 

 

c)  Inscrição  do  ato  constitutivo,  no  caso  de  sociedades  civis,  acompanhada  de  prova  da  diretoria  em 

exercício; 
 

 

d) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País 

e ato de registro ou autorização para funcionamento, expedido pelo Ã³rgão competente, quando a atividade assim o 

exigir. 

 

Obs.:  A  apresentação  dos  documentos  exigidos  neste  subitem  torna-se  dispensável  Ã   licitante  que 

efetuou, satisfatoriamente, o credenciamento (item 5.2.). 

 

8.3. REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA 

 

 

 

a) Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica â€“ CNPJ; 

 

b)  Prova  de  inscrição  no  cadastro  de  contribuinte  Municipal  (Alvará  de  funcionamento  â€“  ou  documento 

equivalente â€“ válido e em dia), relativo ao estabelecimento do licitante; 

 

c)  Certidão  negativa  ou  positiva  com  efeito  de  negativa  quanto  aos  tributos  municipais  /  distrital 

relativamente à sede ou domicílio da proponente; 

 

d) Certidão negativa ou positiva com efeito de negativa quanto aos tributos estaduais / distrital relativamente 

ao estabelecimento da proponente; 

 

e) Certidão negativa ou positiva com efeito de negativa de quitação de tributos federais e Previdenciária, 

incluindo a Dívida Ativa da União, expedida pela Receita Federal do Brasil; 

 

f) Certificado de regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço  - FGTS, expedido pela 

Caixa Econômica Federal; 

 

g)  A  comissão  Permanente  de  Licitação,  a  fim  de  verificar  se  existe  restrição  da  licitante  ao  direito  de 

participar  de  licitações  ou  celebrar  contratos  com  a  Administração  Pública,  efetuará  consulta  junto  ao  CEIS  â€“ 

Cadastro  Nacional de  Empresas  Inidôneas  e  Suspensas  â€“  no  Endereço  eletrônico  do Portal  de  transparência  do 

Governo  Federal  (www.portaldatransparencia.gov.br/ceis),  sem  prejuízo  de  verificação  dessa  restrição  por  outros 

meios; 

h)  Certidão  Negativa  comprovando  que  a  empresa  participante  não  consta  no  cadastro  Nacional  de 

Condenações  Cíveis  por  Ato  de  Improbidade  Administrativa  e  Inelegibilidade,  supervisionado  pelo  Concelho 

Nacional de Justiça - CNJ; 

 

i) Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de 

Certidão Negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 
5.452, de 1° de maio de 1943. 

 

8.4. QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 

 

 

a)  Certidão Negativa de Falência ou Concordata expedida pelo cartório distribuidor da sede da empresa. 

 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 9 de 41

 

b)  Balanço  patrimonial  e  demonstrações  contábeis  do  exercício  de  2017,  registrado,  apresentados  em 

conformidade a legislação vigente, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, 
que comprovem a boa situação financeira do licitante. 

 

b.1)  A  comprovação  da  situação  financeira  dos  licitantes  será  verificada  pela  obtenção  dos  Ã­ndices  de 

Liquidez  Geral  (LG),  Solvência  Geral  (SG)  e  Liquidez  Corrente  (LC)  iguais  ou  superiores  a  1  (um),  em 

qualquer dos Ã­ndices, resultantes da aplicação das fórmulas abaixo: 

AC + RLP 
LG = __________ 
PC + ELP 
AC = Ativo Circulante 
PC = Passivo  
Circulante 
RLP = Realizável a Longo Prazo 
ELP = Exigível a Longo Prazo 
AT = Ativo Total 

             AT 
SG = ---------------- 
            PC + ELP 
 

             AC 
LC = ---------------- 
             PC 
 

 

b.2) Comprovar possuir capital ou patrimônio líquido de no mínimo 10 % do valor estimado, comprovação 

está feita através de Certidão Emitida pela Junta Comercial do Estado. 

 

b.3) As Instituições constituídas a partir de 2018 deverão apresentar balanço de abertura, na forma da lei; 

 

 

8.5. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 

 

8.5.1  Para participar da licitação os concorrentes deverão apresentar os documentos abaixo descritos 
além  dos  previstos  nos  artigos  27  a  31  da  8.666/93.  Lembrando  que  os  documentos  deverão  ser 

autenticados. 

 

8.5.1.1. As  empresas  participantes  do  certame  deverão  apresentar Atestados  de  Capacidade  Técnica  - 

Operacional,  emitido  por  pessoa  jurídica  de  direito  público  ou  privado,  comprovando  a  execução  dos 

serviços, compatíveis, iguais e ou superior, com o objeto deste procedimento; 
 

8.5.2  A comprovação poderá ser feita mediante somatório de Atestados; 

 

8.5.3. O Atestado deverá ser emitido em papel timbrado e conter no mínimo: 



 

Razão Social, CNPJ e endereço do emitente; 



 

Local e Data de Emissão do Atestado; 



 

Assinatura e Identificação do responsável pela emissão do Atestado,  
 



 

 Não serão aceitos Atestados com objeto genérico, ou seja, deverá constar no respectivo 

Atestado nomenclatura compatível com o item de seu interesse; 

 



 

O Atestado sendo fornecido por pessoa jurídica de direito privado, deverá conter assinatura 

do representante legal, com firma reconhecida e contato: telefone e e-mail. 

 

8.6. Declaração formal de disponibilidade dos veículos que se responsabilizará pelos serviços constantes do 

objeto deste procedimento. 

 

 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 10 de 41

 

10 

9. DA SESSÃO DE JULGAMENTO 
 

9.1.  Os  participantes  do  Pregão  deverão  comparecer  com  antecedência  mínima  de  10  (dez)  minutos  do  horário 

previsto para o início da sessão. 

 

9.1.1. Nas sessões de licitação, além do Pregoeiro, somente os representantes credenciados terão direito de usar a 
palavra, analisar e rubricar a documentação e as propostas dos demais licitantes, assinar a Ata e desistir ou requerer 

prazo para interposição de recursos. 

 

9.1.2. A critério do Pregoeiro, sempre que o quantitativo de representantes credenciados ultrapassar o número de 

05, poderá ser constituída uma Equipe de Licitantes composta por no máximo 05 (cinco) representantes, a fim de 

representá-las, analisando e rubricando a documentação de Habilitação e as Propostas de Preços, sem prejuízo no 
que tange ao direito de manifestação e de interposição de Recurso. 

 

9.2. O Pregoeiro declarará aberta a sessão na data e hora pré-definidas no edital, não cabendo mais apresentação 

de envelopes. 

 
9.3.
 Da sessão lavrar-se-á Ata Circunstanciada, na qual serão registrados todos os atos e ocorrências relevantes e 

que,  ao  final,  será  assinada  pelo  Pregoeiro,  Equipe  de  Apoio  e  pelos  representantes  das  licitantes  caso  assim 

desejarem. 

 

9.4. O Pregoeiro poderá solicitar a presença na sessão de representante(s) do setor solicitante, podendo diligenciar 

os autos, em qualquer fase, para emissão de parecer técnico ou jurídico. 
 

9.5. Na sessão de entrega das propostas relativas ao objeto deste Pregão Presencial, o Pregoeiro receberá os 02 

(dois)  envelopes  de  cada  proponente  contendo,  separadamente,  a  Proposta  de  Preços  e  documentação  de 

Habilitação. 

 
9.6. Após abertura das Propostas de Preços, as mesmas serão rubricadas pelo Pregoeiro, membros da Equipe de 

Apoio e representantes credenciados. 

 

9.6.1. A critério do Pregoeiro, a sessão poderá ser suspensa a fim de melhor analisar os documentos apresentados, 

sendo que nova sessão será imediatamente agendada, no ato da suspensão, para continuação do certame. 

 

10. DA FASE DE LANCES 

 

10.1. O Pregoeiro classificará a proposta de menor preço e aquelas que tenham apresentado valores superiores em 

até 10% (dez por cento) àquela de menor valor, para participarem dos lances verbais. 

 

10.1.1. Se não houver, no mínimo, 03 (três) propostas de preços nas condições definidas, o Pregoeiro classificará as 

melhores propostas, até o máximo de 3 (três), para que seus autores participem dos lances verbais, quaisquer que 

sejam os valores oferecidos nas propostas apresentadas. Caso haja empate, as Propostas com preços empatados 

serão classificadas para a fase de lances verbais. 

 
10.1.2.  Na  ocorrência  de  empate  dentre  as  classificadas  para  participarem  dos  lances  verbais,  a  ordem  de 

classificação para esses lances será definida através de sorteio, independentemente do número de Licitantes. 

 

11. DO JULGAMENTO 

 

11.1. O critério de julgamento será pelo MENOR PREÇO POR ITEM. 
 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 11 de 41

 

11 

11.2. A licitante inserida na condição de favorecida (ME/EPP), conforme a Lei Complementar nº 123/2006, e que 
apresente a proposta vencedora, terá o prazo de 05 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento 

em  que  a  proponente  for  declarada  vencedora  do  certame,  prorrogáveis  por  igual  período,  a  critério  da 

Administração,  para  a  regularização  da  documentação,  pagamento  ou  parcelamento  do  débito,  emissão  de 

eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa. 
11.2.1. A não regularização da documentação, no prazo previsto na subcondição anterior, implicará decadência do 
direito  Ã   contratação,  sem  prejuízo  das  sanções  previstas  neste  Edital,  e  facultará  ao  Pregoeiro  convocar  as 

licitantes remanescentes, na ordem de classificação. 
11.3.  A  licitante  classificada  detentora  da  Proposta  de  menor  preço  deverá  encaminhar  ao  Pregoeiro  sua 

Proposta de Preços AJUSTADA AO PREÇO FINAL, no prazo máximo de 02 (dois) dias Ãºteis, contados da 

data na qual a mesmo foi declarada vencedora do certame, respeitando, sempre, o percentual dos custos 

apresentados na proposta inicial. 

 

11.3.1. Caso a licitante não apresente a documentação no prazo estabelecido, poderá ser convocada a segunda 

colocada, sem prejuízo das sanções administrativas elencadas no item 17, do presente Edital. 

 

11.4. Logo após a abertura do envelope de Habilitação, a critério do Pregoeiro, a sessão poderá ser suspensa a fim 
de melhor analisar os documentos apresentados, sendo que nova sessão será imediatamente agendada, no ato da 

suspensão, para continuação do certame. 

 

11.4.1. Ocorrendo a suspensão ou havendo solicitação de prazo recursal, os envelopes contendo os documentos de 

Habilitação  serão  rubricados  pelo  Pregoeiro,  membros  da  Equipe  de  apoio  e  pelos  representantes  das  licitantes 

presentes, ficando sob os cuidados do Pregoeiro até posterior julgamento. 

 

11.5.  No  caso  de  DESCLASSIFICAÇÃO  de  todas  as  propostas  ou  INABILITAÇÃO  de  todas  as  licitantes,  o 

Pregoeiro  poderá  convocar  todas  as  proponentes  para,  no  prazo  de  08  (oito)  dias  Ãºteis,  apresentarem  nova 

documentação, verificadas as causas que deram motivos Ã  inabilitação ou desclassificação, conforme o disposto no 

§ 3º do art. 48 da Lei Federal nº 8.666/93. 
 

12. DO RECURSO 

 

12.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, 

quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias Ãºteis para apresentação das razões do recurso, ficando as 
demais licitantes desde logo intimadas para apresentar contrarrazões em igual número de dias, que começarão a 

correr do término do prazo do recorrente.  

 

12.2. A falta de manifestação imediata e motivada da licitante importará na decadência do direito de recurso, bem 

como na adjudicação do objeto da licitação ao vencedor. 

 
12.3. O acolhimento do recurso importará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento. 

 

12.4. Se não reconsiderar sua decisão o Pregoeiro submeterá o recurso, devidamente informados, Ã  consideração 

da autoridade superior competente, a qual proferirá decisão definitiva antes da homologação do procedimento. 

 
12.5.
 Os autos permanecerão com vista franqueada aos interessados junto Ã  AL/TO. 

 

12.6. O resultado do recurso será disponibilizado para os interessados no site 

www.al.to.leg.br

, ícone “licitações”. 

 

13. DA ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO 

 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 12 de 41

 

12 

13.1.  Inexistindo  manifestação  recursal,  o  Pregoeiro  adjudicará  o  objeto  da  licitação  a  licitante  vencedora,  com  a 
posterior homologação do resultado pelo Ordenador de Despesa. 

 

13.2. Havendo interposição de recurso, após o julgamento, caso o Pregoeiro não tenha se retratado de sua decisão, 

encaminhará  os  autos ao  Ordenador  de  Despesa  para  adjudicação do  objeto  da  licitação  a  licitante  vencedora e 

homologação do procedimento licitatório. 
 

14. DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 

 

14.1. O prazo de validade improrrogável da Ata de Registro de Preços Ã© de 12 (doze) meses, contado da data da 

sua assinatura, excluído o dia do começo e incluído o do vencimento. 

 
14.2. Após homologação do certame pelo Ordenador de Despesa, a vencedora do certame será convocada para a 

assinatura da Ata de Registro de Preços no prazo de 3 (três) dias Ãºteis, a qual terá efeito de compromisso pelo 

período de sua validade. 

 

14.2.1. Em caso de inobservância do presente item será (ão) aplicada(s) a(s) sanção (ões) prevista(s) no item 17 do 
presente Edital. 

14.2.2. Caso o adjudicatário não assine a Ata de Registro de Preços, fica facultado Ã  Administração convocar as 

licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-la em igual prazo, nas condições estabelecidas no 

encerramento de seu lance. 

 

14.3. Ã‰ permitida a adesão, durante a vigência da ata, de qualquer Ã³rgão ou entidade da administração pública que 
não tenha participado do certame licitatório, desde que tenha anuência do Ã“rgão Gerenciador e que não exceda a 

cem por cento dos quantitativos de cada item inicialmente registrado. 

 

14.4. O quantitativo total das adesões, em cada item inicialmente registrado, não poderá exceder ao quíntuplo do 

quantitativo, independentemente do número de órgãos que solicitarem adesão. 
 

14.5. A publicação do extrato da Ata de Registro de Preços se dará na imprensa oficial da Assembleia Legislativa. 

 

15. DO CONTRATO E DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 

 
15.1. Firmada a solicitação pelo setor requisitante, a empresa vencedora do certame será convocada para firmar o 

termo  de  Contrato,  conforme  minuta  do  Anexo  III,  dentro  do  prazo  máximo  de  05  (cinco)  dias,  a  contar  do 

recebimento da comunicação. 

 

15.1.1.  Este  prazo  poderá  ser  prorrogado  por  igual  período,  mediante  pedido  fundamentado  e  aceito  pela 

Assembleia Legislativa. 
 

15.1.2. Em caso de inobservância do presente item será (ão) aplicada(s) a(s) sanção (ões) prevista(s) no item 17, do 

presente Edital. 

 

15.2.  A  Contratada  deverá  comprovar  a  manutenção  das  condições  demonstradas  para  habilitação  no  ato  de 
assinatura do Contrato e durante o período de execução do objeto. 

 

15.3. Caso o Adjudicatário do certame não apresente situação regular no ato da assinatura do Contrato, ou recuse-

se  a  assiná-lo,  poderão  ser  convocadas  as  licitantes  remanescentes,  observada  a  ordem  de  classificação,  para 

celebrar o Contrato, após verificadas suas condições habilitatórias. 

 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 13 de 41

 

13 

15.4.  Fica  facultado  Ã   Administração,  quando  o  vencedor  não  assinar  o  Contrato  no  prazo  e  condições 
estabelecidos, convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo, nas 

condições estabelecidas no encerramento de seus lances, após verificadas suas condições habilitatórias. 

 

15.5.  Aplicam-se,  no  que  couberem,  as  disposições  contidas  nos  artigos  54  a  88  da  Lei  Federal  nº  8.666/93, 

independentemente de transcrição. 

 

15.6.

 

As despesas decorrentes do objeto licitado correrão por conta da dotação orçamentária:  

 

- Unidade Orçamentária: 01010 â€“ Assembleia Legislativa do Tocantins 

- Programa de Trabalho: 01.031.1141.2279. 

- Natureza da Despesa: 3.3.90.33 
- Fonte: 0100.00 

 

16. DO PAGAMENTO 

 

16.1. Os pagamentos serão efetuados como se segue abaixo: 
 

16.1.1. O pagamento em favor da licitante vencedora será efetuado, MENSALMENTE, em parcela Ãºnica mediante a 

apresentação  da  Nota  Fiscal/Fatura,  que  deverá  ser  emitida  ao  final  de  cada  mês  e  ser  acompanhada  pelas 

respectivas requisições emitidas pela Diretoria de Serviços Administrativos da AL/TO. 

  

16.1.2.  O  prazo  para  a  efetivação  dos  pagamentos  será  efetuado  em  até  10  (dez)  dias  após  a  entrega  da  Nota 
Fiscal, desde que não haja fator impeditivo provocado pela fornecedora.  

 

16.1.3.  A(s)  empresa(s)  fornecedora(s)  apresentará,  até  o  décimo  dia  Ãºtil  do  mês  subsequente,  a  Nota 

Fiscal/Fatura,  acompanhada  da(s)  respectiva(s)  Requisição(ões)  de  entrega(s)  serviço(s),  para  a  efetivação  do 

pagamento, desde que não haja fator provocado pela licitante vencedora.  
 

16.1.4.  Nenhum  pagamento  será  efetuado  Ã   licitante  vencedora  enquanto  pendente  de  liquidação,  qualquer 

obrigação financeira que lhe for imposta, em virtude de penalidade ou inadimplência, que poderá ser compensada 

com o(s) pagamento(s) pendente(s), sem que isso gere direito a acréscimos de qualquer natureza.  

 
16.1.5. Cada Nota Fiscal de verá ser acompanhada, para liquidação, com certidão negativa de tributos e certidão 

negativa de dívida ativa, emitidas pelos Ã³rgãos competentes. 

 

16.1.6. A Nota Fiscal/Fatura emitida pela fornecedora deverá conter, em local de fácil visualização, a indicação do nº 

do pregão, nº da Ata de Registro de Preços, a fim de se acelerar o trâmite de recebimento dos serviços e entrega 

dos objetos e posterior liberação do documento fiscal para pagamento. 
 

16.1.7. A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins efetuará o pagamento, mediante ordem bancária, contra 

qualquer  entidade  bancária  indicada  na  proposta,  devendo  para  isto  ficar  explicitado  o  nome  do  banco,  agência, 

localidade e número da conta corrente em que deverá ser efetivado o crédito, no prazo de 10 (dez) dias, após o 

recebimento definitivo da nota fiscal, devidamente atestada pela Diretoria de Compras â€“ DIRCOM. 
 

16.1.8. Não haverá, em nenhuma hipótese, pagamento antecipado. 

 

17. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E MULTAS 

 

17.1. A licitante poderá ficar pelo prazo de até 05 (cinco) anos impedida de licitar e contratar com a Administração 
Pública e descredenciada do Cadastro de Fornecedores pelo qual este órgão é cadastrado, quando: 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 14 de 41

 

14 

a) Deixar de entregar a documentação exigida para o certame; 
b) Apresentar documentação falsa; 

c) Convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não celebrar o contrato; 

d) Ensejar o retardamento da execução de seu objeto; 

e) Não mantiver a proposta; 

f) Falhar ou fraudar na execução do contrato; 
g) Comportar-se de modo inidôneo; 

h) Cometer fraude fiscal. 

 

17.2. Nos termos do artigo 86 da Lei 8.666/93, nas hipóteses de atraso injustificado no fornecimento dos produtos 

descumprimento  de  cláusula  contratual,  será  aplicada  multa  de  mora  Ã   CONTRATADA  de  0,1%  (um  décimo  por 

cento)  sobre  o  valor  do  contrato,  por  dia  de  atraso,  até  o  limite  de  15  (quinze)  dias,  ou  por  ocorrência  do 
descumprimento.  

 

17.2.1. O atraso injustificado no fornecimento dos produtos superior a 24 horas, caracteriza a inexecução total do 

contrato. 

 
17.3. Pela inexecução total ou parcial do objeto do contrato, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins poderá 

nos  termos  do  art.  87  da  Lei  8.666/93,  garantido  o  direito  do  contraditório  e  da  ampla  defesa,  aplicar  Ã  

CONTRATADA as seguintes penalidades: 

a) Advertência; 

b) Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor da proposta; 

c) Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo 
não superior a 2 (dois) anos; 

d)  Declaração  de  inidoneidade  para  licitar  ou  contratar  com  a  Administração  Pública  enquanto  perdurarem  os 

motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou 

a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e 

após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior. 
 

17.4. A aplicação de multas, bem como a anulação do empenho ou a rescisão do contrato, ou todas as sanções 

relacionadas neste termo de referência serão precedidas de processo administrativo, mediante o qual se garantirá a 

ampla defesa e o contraditório. 

 
18. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

 

18.1. A participação nesta licitação implica em  PLENA ACEITAÇÃO dos termos e condições deste Edital e seus 

anexos, bem como das normas administrativas. 

 

18.2.  O  Pregoeiro  poderá  promover  e  realizar  tantas  sessões  e  diligências  quantas  forem  necessárias  para  a 
conclusão deste procedimento licitatório. 

 

18.3. Ã‰ vedado a utilização de qualquer elemento, critério ou fator sigiloso, subjetivo ou reservado que possa, ainda 

que indiretamente, elidir o princípio da igualdade entre as licitantes. 

 
18.4. O Pregoeiro e Equipe de Apoio poderão, no interesse da Administração, relevar omissões e/ou incorreções 

puramente formais nas Propostas de Preços apresentadas pelas licitantes, desde que não comprometam a lisura e o 

caráter competitivo da licitação. 

 

18.5. A Administração reserva-se ao direito de revogar total ou parcialmente a presente licitação, tendo em vista o 

interesse público ou por motivo de conveniência / oportunidade; ou anulá-la por ilegalidade, de ofício ou mediante 
provocação de terceiros, nos termos do art. 49 da Lei Federal nº 8.666/1993, não cabendo aos licitantes o direito de 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 15 de 41

 

15 

indenização, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 da citada lei. 
 

18.6.  Os  casos  omissos  serão  resolvidos  pelo  Pregoeiro  com  a  interpretação  da  legislação  própria,  princípios 

constitucionais e o direito público interno, sem prejuízo de solicitação de parecer jurídico da Procuradoria Jurídica da 

Assembleia Legislativa. 

 
18.7. São partes integrantes deste Edital:  

 

Anexo I â€“ Termo de Referência. 
Anexo II - Ata de Registro de Preços. 
Anexo III - Minuta de Contrato. 
Modelo  1  â€“  Declaração  de  cumprimento  dos  requisitos  da  habilitação  e  aceite  das  condições  do 

edital. 

Modelo 2 â€“ Credenciamento. 
Modelo 3 - Declaração de microempresa ou empresa de pequeno porte.   
Modelo 4
 - Declaração de superveniência de fato impeditivo da habilitação.  

                Modelo 5 - Declaração em atendimento ao art. 7º, inciso XXXIII, da CF e art. 27, inciso V, da Lei nº 

8.666/1993 e Ciência das Condições da Licitação. 

 

Modelo 6 â€“ Proposta de Preços. 

 

18.8.  O  Termo  de  Referência  fora  elaborado  pela  Diretoria  de  Ãrea  Administrativa  da  Assembleia  Legislativa  do 

Estado do Tocantins, sendo o citado termo devidamente assinado pelo seu Diretor, Diretor Geral e aprovado pelo 
Ordenador de Despesa desta Casa de Leis, constante de fls. 02 a 13, do presente processo nº. 00205/2018, o qual 

servirá de base para todo o procedimento licitatório. A Estimativa de Custos foi elaborada pela Coordenadoria de 

Compras. 

 

18.9. O Pregoeiro e sua Equipe de Apoio dirimirão as dúvidas que suscite deste Pregão, utilizando-se, no que couber 
as Ã¡reas técnicas e jurídica desta Casa de Leis, desde que arguidas até 2 (dois) dias Ãºteis antes da data fixada para 

a abertura dos envelopes de Proposta de Preços e Habilitação, na Sede da Assembleia Legislativa do Estado do 

Tocantins,  das  08:00  Ã s  11:00  e  das  14:00  Ã s  17:00,  de  segunda  a  sexta-feira,  ou  pelo  telefone  (63)  3212-

5121/3212-5074 ou via e-mail 

cpl.alto8@gmail.com

 

 
18.10. 
É competente o Foro desta Capital para dirimir quaisquer litígios oriundos da presente licitação. 

 

 

Palmas (TO), 03 de dezembro de 2018. 

 

 

HIGOR DE SOUSA FRANCO 

Pregoeiro 

 
 
 
 
 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 16 de 41

 

16 

ANEXO I 

 

TERMO DE REFERÊNCIA 

1  â€“  Objeto:    O  presente  termo  tem  por  objeto  o  Registro  de  Preços  para  futura  contratação  de  empresa 
especializada  na  prestação de  serviços  de  locação  de  veículo  automotor  zero  quilômetro,  sem  motorista, 
com  quilometragem  livre,  seguro  total,  visando  atender  esta  casa  de  Leis  â€“  Assembleia  Legislativa, 
conforme quantidades e descriminações abaixo detalhadas, no item 05 deste Termo de Referência, durante 
12 (doze)

 

meses. 

2 â€“ Origem dos Recursos: Recursos Próprios â€“ Despesas Comuns de Gestão. 

3  â€“  Justificativa  da  aquisição  ou contratação: Justificamos  a  contratação  de empresa  especializada  na 
prestação  de  serviços  de  locação  de  veículos  automotor,  sem  motorista  e  combustível,  tendo  em  vista  a 
necessidade de suprir a demandas da Assemblei Legislativa, que necessitam deste meio de transporte para 
o  bom  desempenhos  das  suas  atividades  administrativas  e  parlamentares,  que  sejam  no  Município  de 
Palmas ou fora do mesmo. 
4 â€“ Quantificação e especificações técnicas 
 

Item 

Qtd. 

Umd.                                                                                                                                    

Especificações 

Valor 

Unitário 

Estimado 

Valor 

Mensal  

Estimado 

Valor Anual  

Estimado 

01 

04 

Und 

Locação de veículos tipo passeio, 
tipo  hatch,  zero  quilômetro, 
motor  flex.  (gasolina/álcool), 
câmbio  manual,  com  potência 
mínima  de  65cv,  quatro  portas, 
ar  condicionado,  protetor  de 
cárter,  Air-bag,  na  cor  branca 
Dotados 

de 

todos 

os 

equipamentos 

exigidos. 

CONTRAM. 

2.800,00 

11.200,00 

134.400,00 

02 

24 

Und 

Locação de veículos tipo pick-up, 
zero  quilômetro,  cabine  dupla, 
quatro 

portas, 

câmbio 

automático,  capacidade  para 
cinco  lugares,  motor  a  diesel, 
com  potência  mínima  de  170cv, 
tração  4x2,  4x4  e  4x4  reduzida, 
ar  condicionado,  freios  ABS,  air 
bag  duplo,  som  AM/FM  com 
MP3  e  USB,  direção  hidráulica, 
na cor branca. Dotados de todos 
os  equipamentos  exigidos  pelo 
CONTRAM. 

7.500,00 

180.000,00 

2.160.000,00 

03 

04 

Und 

Locação  de  veículos  tipo  station 
wagon,  zero  quilômetro,  motor 
flex  (gasolina/álcool),  câmbio 
manual,  com  potência  mínima 
de  85cv,  quatro  portas,  ar 
condicionado, 

protetor 

de 

carter,  air  bag,  na  cor  branca. 
Dotados 

de 

todos 

os 

equipamentos 

exigidos 

pelo 

3.500,00 

14.000,00 

168.000,00 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 17 de 41

 

17 

CONTRAM. 

04 

04 

Und 

Locação de veículos tipo Sedam, 
zero 

quilômetros, 

câmbio 

automático, 

motor 

flex 

(gasolina/álcool),  com  potência 
mínima de 140cv, quatro portas, 
ar  condicionado,  protetor  de 
carter,  air  bag,  freios  ABS, 
direção  hidráulica,  na  cor  prata. 
Dotados 

de 

todos 

os 

equipamentos 

exigidos 

pelo 

CONTRAM. 

5.500,00 

22.000,00 

264.000,00 

Valor Total 

R$: 2.726.400,00 

 

5  -  Prazo  para  a  Entrega/Execução:  Após  assinatura  do  contrato  e  recebimento  da  nota  de  empenho, 
mediante  solicitação  formal  do  Ã³rgão  gerenciador  da  despesa,  a  CONTRATADA  deverá  iniciar  os  serviços 
objeto deste Pregão em até 30 (trinta) dias corridos. 

6 - Local de Entrega/Realização/Instalação: Os veículos deverão ser entregues no horário de expediente, das 
08h00 Ã s 12h00 e das 14h00 Ã s 18h00, de segunda a sexta-feira na sede da Assemblei Legislativa

 

 

7 - CONDIÇÕES GERAIS:   
7.1 Das Responsabilidades e Obrigações das partes: 
 
7.1.1 Caberá a Contratante: 
7.1.1. Além das obrigações resultantes da aplicação da lei 8.666/93 e demais normas pertinentes, são obrigações 
da CONTRATANTE: 
 
7.1.1.1. Fornecimento de motorista, combustível, lavagem, pagamento de multas de trânsito, estacionamentos, 
pedágios; 
 
7.1.1.2. Atestar as faturas/notas fiscais; 
 
7.1.1.3. Manifestar-se formalmente em todos os atos relativos à execução do contrato, em especial, aplicação de 
sanções e alterações do mesmo; 
 
7.1.1.4.  Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pela CONTRATADA; 
 
7.1.1.5. Indicar o responsável pela gestão do contrato; 
 
7.1.1.6. Indicar o fiscal do contrato; 
 
7.1.1.7. Garantir instalações para guarda e estacionamento dos veículos locados; 
 
7.1.1.8. Garantir que a utilização dos veículos será adstrita às atividades da CONTRATANTE; 
7.1.1.9. Garantir que todos os motoristas condutores dos veículos locados tenham CNH em plena validade e nas 
categorias necessárias para condução dos veículos; 
7.1.1.10. Comunicar no prazo máximo de 02 (dois) dias qualquer sinistro ocorrido com o(s) veículo(s); 
7.1.1.11.  No  caso  de  infrações  de  trânsito,  efetuar  a  identificação  do  motorista  infrator  e  o  envio  dos 
documentos necessários a CONTRATADA dentro do prazo estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro, com 
a finalidade de subsidiá-la na impetração de recurso junto Ã  autoridade que impôs; 
7.1.1.12. Providenciar o devido ressarcimento do valor da multa Ã  CONTRATADA, caso a infração cometida 
for considerada procedente; 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 18 de 41

 

18 

 
7.1.1.13.  Em  caso  de  acidente,  colher  dados  referentes  ao  veículo  envolvido  e  seu  motorista,  condições  de 
seguro, vítimas, testemunhas, providenciar boletim de ocorrência policial e dar imediata ciência do ocorrida Ã  
CONTRATADA; 
 
7.1.1.14. Efetuar regularmente o pagamento, desde que obedecida as cláusulas e condições estabelecidas; 
 
7.1.1.15. Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela Contratada, de acordo com as cláusulas 
contratuais e os termos de sua proposta;  
 
7.1.1.16.  Zelar  para  que  durante  toda  a  vigência  do  contrato  sejam  mantidas,  em  compatibilidade  com  as 
obrigações assumidas pela Contratada, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação; 
 
7.1.1.17. Recolher todos os veículos no fim do expediente da AL, sendo que a pernoite dos mesmos deverão ser 
em casos excepcionais devidamente justificados, salvo casos específicos autorizados pela Chefe do Legislativo 
Estadual ou por outra autoridade designada por ela.   
 
7.1.1.18.    Nos  acidentes,  comprovadamente  causados  pelos  motoristas  designados  pela  LOCATÁRIA  com 
infração Ã s leis de trânsito, a LOCATÁRIA arcará com a integralidade dos danos causados Ã  LOCADORA e a 
terceiros. 
 
7.1.1.19.  Em  caso de acidentes, onde o motorista indicado pela contratante não infringir as  leis de trânsito, a 
CONTRATANTE arcará apenas com o pagamento da franquia média de mercado correspondente a seguros. 
 
7.1.2 Caberá à Contratada: 
 
7.2.1. Sem prejuízos das disposições das cláusulas e em cumprimento as suas obrigações contratuais, além das 
decorrentes de lei e de normas regulamentares, constituem obrigações especificas da CONTRATADA;  
 
7.2.1.1. Manter durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as demais obrigações assumidas, 
todas as condições de habilitação qualificação exigidas na licitação;  
 
7.2.1.2. Disponibilizar os veículos imediatamente após o recebimento da autorização de início dos serviços, nos 
locais e horários fixados pela CONTRATANTE, informando, em tempo hábil, qualquer motivo impeditivo que 
a impossibilite de assumir os serviços conforme estabelecido;  
 
7.2.1.3. Responsabilizar pela manutenção preventiva e corretiva dos veículos, entendendo-se como preventiva 
aquela  constante  do  plano  de  manutenção  do  fabricante  (descrita  no  manual  do  veículo)  e  corretiva  aquela 
destinada ao reparo de defeitos que ocorrem de maneira aleatória, durante os intervalos entre as manutenções 
preventivas;   
 
7.2.1.4.  Os pneus deverão ser substituídos quando apresentarem risco, ou, quando a profundidade dos sulcos da 
banda  de  rodagem  estiver  próxima  de  3mm,  sendo  que  a  identificação  deste  item  Ã©  feita  pela  TWI  (Thread 
Wear Indicators); 
 
7.2.1.5. Disponibilizar os veículos com todos os equipamentos obrigatórios exigidos pela legislação de trânsito 
vigente (extintor de incêndio, estepe, chave de roda, macaco e etc); 
 
7.2.1.6. Responsabilizar por todos os encargos relativos ao veículo, como IPVA, seguro obrigatório e taxa de 
emplacamento, licenciamento, com exceção das multas provenientes de infração Ã s leis de trânsito, que tenham 
sido causadas por dolo ou culpa da CONTRATANTE; 
 
7.2.1.7. Manter os veículos  com seguro  total  contra roubo,  furto,  danos materiais e  pessoais, inclusive contra 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 19 de 41

 

19 

terceiros, e responsabilidade civil durante todo o prazo de vigência contratual; 
 
7.2.1.8. Prestar assistência 24 (vinte e quatro) horas, com plantão para atendimento e socorro do veículo locado, 
por intermédio de sistema de comunicação a ser informado no ato da entrega dos veículos; 
 
7.2.1.9. Prestar os serviços de entrega e substituição dos veículos sem cobrança de qualquer taxa adicional; 
 
7.2.1.10. Autorizar a CONTRATANTE a colocar nos veículos seus adesivos com logotipos; 
 
7.2.1.11. Manter a documentação dos veículos em ordem; 
 
7.2.1.12 Manter inalterados os preços e condições da proposta pelo período de no mínimo um ano;  
 
7.2.1.13.   Lançar na Nota Fiscal as especificações dos serviços, de modo idêntico Ã queles constantes do objeto 
do Edital do Pregão;  
 
7.2.1.14. Permitir, a qualquer tempo, a realização de inspeção nos veículos colocados Ã  disposição desta Casa 
de Leis AL/TO, com a finalidade de verificar as condições de conservação, manutenção, segurança e limpeza 
ou aferição do hodômetro; 
 
7.2.1.15.  Substituir,  no  prazo  máximo  de  02  (duas)  horas,  os  veículos  que  estejam  indisponíveis,  sejam  em 
razão de sinistros, revisão, reparos mecânicos, má conservação ou más condições da CONTRATADA;  
 
7.2.1.16.  Não transferir a outrem o objeto, no todo ou em parte, vedada a sua subcontratação; 
 
7.2.1.17.    Executar  os serviços com integral observância das  disposições contidas no contrato e no Termo de 
Referência; 
 
7.2.1.18. Assumir a responsabilidade pelos encargos fiscais, trabalhistas, sociais e previdenciários, em caso de 
funcionários da contratada. 
 
7.2.1.19.  Assumir,  objetivamente,  a  inteira  responsabilidade  civil,  penal  e  administrativa  pela  execução  dos 
serviços  por  qualquer  dano  ou  prejuízo,  pessoal  ou  material,  causados,  voluntaria  ou  involuntariamente,  por 
seus  prepostos  durante  e/ou  em  consequência  da  execução  dos  serviços  contratados,  providenciando,  sem 
alteração do prazo estipulado para a execução do objeto, imediata reparação dos danos ou prejuízos impostos a 
esta  Casa  de  Leis  AL/TO  ou  a  terceiros,  inclusive,  se  houver,  as  despesas  com  custas  judiciais  e  honorários 
advocatícios; 
 
7.2.1.20.  Relatar  Ã   Administração  toda  e  qualquer  irregularidade  verificada  no  decorrer  da  prestação  dos 
serviços;  
 
7.2.1.22. A CONTRATADA deverá encaminhar a esta Casa de Leis AL/TO, prazo máximo de 02 (dois) dias 
úteis,  as  notificações  emitidas  pelos  Ã³rgãos  de  trânsito,  de  modo  a  resguardar  o  direito,  por  parte  dos 
condutores, de interpor recursos; 
 
7.2.1.23. Em caso de avaria mecânica, acidente de trânsito ou por quaisquer outras razões, a CONTRATADA 
deverá disponibilizar estrutura de suporte e atendimento mecânico, bem como efetuar a troca dos veículos no 
prazo máximo de 04(quatro) horas, a partir da notificação feita pela AL/TO. 
 
7.1.2.24. Substituir os veículos com 30 meses de uso ou 100.000 (cem mil) quilômetros, no caso de prorrogação 
contratual,  observado  o  que  ocorrer  primeiro,  devendo  os  substitutos  atender  as  especificações  mínimas 
descritas no Termo de Referência. 
 


background image

          

                                                                                                                                                          

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu â€“ Praça dos Girassóis S/N â€“ Palmas â€“ Tocantins 

CEP 77.001-902 â€“ Telefone: (63) 3212-5074 / 3212-5121 â€“ E-mail: cpl@al.to.leg.br 

www.al.to.leg.br 

Página 20 de 41

 

20 

 
8. O Valor total â€œESTIMADO” para este certame Ã© de R$: 2.726.400,00 (dois milhões setecentos e vinte e seis 
mil e quatrocentos reais). 

  

 

 

 

9. FISCALIZAÇÃO/GESTÃO DO CONTRATO 
 

9.1. O fiscal/gestor do contrato ou instrumento equivalente será nomeado oportunamente, nos termos do art.