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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

 

 

EDITAL DE LICITAÇÃO - LEILÃO 

 

 
MODALIDADE

        LEILÃO Nº 001/2012. 

TIPO:  

 

                  MAIOR LANCE 

REFERENTE PROCESSO:          Nº 00390/2012 

  FINALIDADE  LEILÃO  PÚBLICO  PARA  VENDA  DO 
BEM MÓVEL USADO, CONSTANTE NO ITEM 1.1. 

 

 

  

 

 

 

 
A  ASSEMBLEIA  LEGISLATIVA,  sediada  em  PALMAS, 

capital  do  Estado  do  Tocantins,  inscrita  no  CNPJ  (MF)  sob  o  nº 
25.053.125/0001-00,  torna  público  para  conhecimento  dos  interessados 
que,  com  base  na  Lei  nº  8.666/93,  de  21  de  junho  de  1993  e  suas 
alterações,  por  este  Edital,  sob  a  coordenação  da  sua  COMISSÃO 
PERMANENTE  DE  LICITAÇÃO,  localizada  no  prédio  da  ASSEMBLEIA 
LEGISLATIVA, Palmas/TO, fará realizar em local e horário adiante definidos 
a “LICITAÇÃO PÚBLICA”, para a venda de veículo, de sua propriedade, no 
estado  de  conservação  em  que  se  encontra  conforme  item  1.1,  deste 
Edital,  na  modalidade  de  “LEILÃO  PÚBLICO”,  sob  a  responsabilidade  do 
servidor Sr. Senivan Almeida de Arruda, Matrícula nº 8698, designado pela 
Portaria  nº  ,  de        de  setembro  de  2012,  regendo-se  pelas  condições 
seguintes: 

 1 - OBJETO 
 
1.1
  -  A  presente  Licitação  na  modalidade  de  “leilão 

público” tem por objeto a venda de 01 (um) veículo, sendo: 

 
a
)  -  UM  FORD/COURIER  1.6L  A  GASOLINA,  DUAS 

PORTAS,    ANO  DE  FABRICAÇÃO  2007,  MODELO  2007,  COR  BRANCA, 
PLACA MWG 1903
VALOR MÍNIMO R$ 9.330,00 (NOVE MIL E TREZENTOS 
E TRINTA REAIS). 

 

 
 
 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

2 - LOCAL DATA E HORÁRIO. 
 
2.1
  -  O  leilão  público  será  realizado  no  dia  15  de 

outubro de 2012, a partir das  9:00(nove) horas na Sala de reuniões da 
Comissão  Permanente  de  Licitação 

–  CPL,  em  Palmas,  TO,  nos 

termos  das  normas  contidas  neste  edital,  e  demais  dispositivos  legais 
pertinentes ao certame. 

 
2.2 - O Bem, objeto do leilão, encontrar-se-á exposto à 

vistoria pública, a partir das 09h00 (nove) horas do dia 27 de setembro de 
2012,  até  o  último  dia  útil  anterior  a  realização  do  leilão,  em  horário  de 
expediente,  na  garagem  da  ASSEMBLEIA  LEGISLATIVA,  em  Palmas,  TO, 
mediante agendamento prévio junto à Coordenadoria de Transporte desta 
Assembleia Legislativa, pelo fone: (63) 3212-5188. 
 

3 - DA PARTICIPAÇÃO 
 
3.1  -  É  facultada  a  participação  de  toda  e  qualquer 

pessoa  física  ou  jurídica,  independentemente  de  qualquer  formalidade, 
fazendo-se identificar através de documentos de identidade, CPF ou CNPJ, 
quando  for  o  caso,  excluídos  os  membros  da  Comissão  Permanente  de 
Licitação desta Casa de Leis. 

 
3.2 – Ainda, não poderão participar desta licitação os 

interessados  que  se  encontrarem  sob  falência,  concurso  de  credores, 
dissolução, liquidação, empresas estrangeiras que não funcionam no país, 
nem  aqueles  que  tenham  sido  declarados  inidôneos  para  licitar  ou 
contratar  com  a  Administração  Pública,  ou  punidos  com  suspensão  do 
direito  de  licitar  e  contratar  com  a  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do 
Tocantins, bem como aqueles relacionados no art. 9º da Lei nº 8.666/93. 
 

3.2.1    -    Os  impedimentos  acaso  existentes 
deverão  ser  declarados  pelo  proponente, 
sob 

pena 

de 

responsabilidade 

administrativa,  civis  e  penais  cabíveis, 
conforme legislação vigente. 

 
 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

4 - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 
 
4.1
 - A venda do bem será em moeda corrente do país 

da  data  do  leilão  ou  cheque  nominativo à  ASSEMBLEIA  LEGISLATIVA  DO 
ESTADO  DO  TOCANTINS
,  recolhido  junto  ao  BANCO  DO  BRASIL  S/A,  Ag. 
3615-3, Conta Corrente nº 82046-6, do Tesouro do Estado do Tocantins. 

  
4.2  -  A  venda  será  efetuada  a  quem  oferecer  maior 

lance, com pagamento integral a vista no ato da arrematação, obedecido 
o valor mínimo de avaliação. 

4.3  –  Na  sucessão  de  lances,  a  diferença  não  poderá 

ser inferior a R$ 100,00(cem reais).  
 

5 - CONDIÇÕES PARA VENDA E ENTREGA DO BEM 
 
5.1
 - O bem objeto do presente leilão será vendido no 

estado  em  que  se  encontra,  não  se  responsabilizando  a  Assembleia 
Legislativa
  por  qualquer  reparo  ou  transporte  do  mesmo,  devendo  o 
interessado  fazer  prévia  vistoria  do  bem  no  local,  não  sendo  aceitas 
reclamações posteriores. 

5.1.1 – O bem permanecerá na posse e guarda 

desta Assembleia Legislativa até sua efetiva entrega ao adquirente.  

 
5.2 - A entrega do  bem arrematado somente se dará 

após  a  comprovação  do  pagamento  em  conformidade  com  o  item  4.1, 
após cumpridas as formalidades previstas no item 5.2.1

 
5.2.1 - A operação, cujo pagamento se der em cheque, 

somente  será  concretizada  após  a  compensação  bancária  desse,  quando 
então será expedida a competente Carta de Arrematação, finalizando-se o 
negócio,  pela  tradição,  com  a  entrega  do  bem  e  respectivo  DUT  - 
Documento Unificado de Transferência, devidamente preenchido, datado, 
assinado, com firma reconhecida e demais documentos necessários. 

 
5.2.2  -  Considera-se  automaticamente  anulada  a 

arrematação,  no  caso  de  pagamento  em  cheque  que  for  devolvido  ou 
sustado, qualquer que seja o motivo

 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

5.3 – A Comissão Permanente de Licitação reserva-se 

no  direito  de  proceder,  até  24  (vinte  e  quatro)  horas  antes  do  leilão, 
quaisquer alterações no item, que vier a ser considerado como inalienável. 

 
5.4 - O arrematante terá o prazo de 10 (dez) dias úteis, 

a  contar  do  leilão,  para  a  retirada  do  bem  arrematado,  e  neste  prazo  o 
arrematante providenciará a transferência da documentação para o nome 
do  adquirente,  findo  o  qual,  será  considerado  desistente,  ficando  a 
Assembleia  Legislativa  liberada  para  adotar  as  medidas  que  julgar 
conveniente,  decaindo  o  arrematante  dos  direitos  sobre  o  bem 
arrematado e não retirado. 

5.4.1    -  O  veículo  deverá  ser  retirado  da 

garagem da Assembleia Legislativa, conforme prevê o Código Brasileiro de 
Trânsito.  Não  serão  admitidos  quaisquer  reparos  ou  manutenção  do 
veículo na garagem da Assembleia Legislativa.   
 

6 - DESPESAS COM IMPOSTOS, TAXAS E SERVIÇOS. 
 
6.1
  -  A  Assembleia  Legislativa  disporá  do  bem  com  a 

documentação  atualizada,  cabendo  ao  arrematante  à  responsabilidade 
sobre  os  tributos  pertinentes  à  transferência  do  mesmo,  sendo  que  o 
veículo somente será entregue após comprovação de transferência para o 
nome do adquirente. 

 
6.2
  -  As  despesas  decorrentes  de  transporte  e 

remoção  do  bem,  correrão  por  conta  do  arrematante,  ficando  a 
Assembleia Legislativa, isenta de qualquer responsabilidade por eventuais 
acidentes  pessoais  ou  materiais  que  porventura  venha  a  ocorrer  na  sua 
movimentação e retirada. 
 

6.3  -  Caso  existam  multas,  estas,  até  a  data  da 

transferência  da  documentação,  correrão  por  conta  da  Assembleia 
Legislativa
,  desta  data  em  diante,  são  de  responsabilidade  do 
arrematante. 

 
6.4
  -  Eventuais  impostos,  taxas  ou  outras  despesas, 

que venham incidir sobre a venda do bem arrematado, correrão por conta 
do arrematante. 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

 
 

                                          7 – DAS PENALIDADES 

 

7.1.  A  falta  de  pagamento  do  valor  de  arrematação 

sujeita o licitante, às seguintes penalidades, indicadas na Lei n° 8.666, de 
21 de junho de 1993:  

 
7.1.1.
  suspensão  temporária  de  participação  em 

Licitação  e  impedimento  de  contratar  com  a  Assembleia  Legislativa  do 
Estado do Tocantins, pelo prazo de até 02(dois) anos;  

7.1.2.  declaração  de  inidoneidade  para  licitar  ou 

contratar com a Administração Pública quando o ARREMATANTE deixar de 
cumprir  as  obrigações  assumidas,  praticando  falta  grave,  dolosa  ou 
revestida  de  má-fé,  sendo  mantida  enquanto  perdurarem  os  motivos 
determinantes  da  punição  ou  até  que  seja  promovida  a  reabilitação 
perante  a  própria  autoridade  que  aplicou  a  penalidade,  que  poderá 
ocorrer  na  hipótese  do  licitante  ressarcir  a  Assembleia  Legislativa  do 
Estado do Tocantins, pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo 
da sanção aplicada com base na condição anterior.  

7.2. As sanções previstas nos subitem 7.1.1 e 7.1.2 são 

aplicáveis  também  aos  licitantes  que  se  envolvam  na  prática  de  atos 
ilícitos, nocivos ao Leilão. 

 
8 – DO DIREITO DE PETIÇÃO  
 
8.1  -
  Observado  o  disposto  no  artigo  109  da  Lei  n° 

8.666/93,  o  licitante  poderá  apresentar  recurso  ao  Presidente  da 
Comissão Permanente de Licitação, na Comissão Permanente de Licitação, 
localizada  no  prédio  da  ASSEMBLEIA  LEGISLATIVA,  Palmas/TO,    no  prazo 
de 05 (cinco) dias úteis, a contar da intimação do ato ou lavratura da ata, 
nos casos de julgamento da proposta/lance, anulação ou revogação deste 
Leilão.  

 
8.2  -  Interposto,  o  recurso  será  comunicado  aos 

demais  licitantes,  por  publicação  no  Diário  Oficial  da  Assembleia 
Legislativa,  que  poderão  impugná-lo  no  prazo  de  05  (cinco)  dias  úteis. 
Findo  esse  período,  impugnado  ou  não  o  recurso,  o  Presidente  da 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

Comissão  Permanente  de  Licitação  poderá,  no  prazo  de  05  (cinco)  dias 
úteis,  reconsiderar  a  sua  decisão  ou  fazê-lo  encaminhar,  devidamente 
informado, ao Presidente da Assembleia Legislativa.  

 
8.3 

- 

Quaisquer 

argumentos 

ou 

subsídios 

concernentes à defesa do licitante, que pretender reconsideração total ou 
parcial das decisões do Presidente da Comissão Permanente de Licitação, 
deverão ser apresentados por escrito.  

 
8.4  -  A  solicitação  de  esclarecimentos,  a  respeito  de 

condições  deste  Edital  e  de  outros  assuntos  relacionados  a  presente 
licitação,  deverá  ser  efetuada  pelas  pessoas  físicas/jurídicas  interessadas 
em participar do certame até o 3º (terceiro) dia útil que anteceder a data 
estabelecida  para  a  reunião  pública  de  realização  de  lances,  indicada  no 
item  1,  e  protocolizadas  na  Comissão  Permanente  de  Licitação  da 
Assembleia Legislativa, no endereço indicado neste edital. A resposta aos 
pedidos  de  esclarecimentos  será  divulgada  mediante  publicação  de  nota 
na  página  da  AL/TO,  no  endereço 

www.al.to.gov.br

,  ícone  “licitação”, 

ficando as pessoas físicas/jurídicas interessadas em participar do certame 
obrigadas a acessá-la para a obtenção das informações prestadas. 

 
9 - DISPOSIÇÕES GERAIS 
 
9.1
  -  A  venda  realizada  no  presente  leilão  é 

irrevogável,  não  sendo  permitido  ao  arrematante  recusar  o  bem 
adquirido, bem como pleitear a redução do valor de arrematação. 

 
9.2
  -  O  interessado  que  participa  e  pleiteia  a  compra 

do  bem, declara estar de pleno  conhecimento e aceitação das  condições 
estipuladas no presente Edital. 

 
9.3 - Será desqualificado ou considerado desistente, o 

arrematante  que  não  atender  as  condições  estabelecidas  no  presente 
Edital, aplicando-se-lhe, no que couberem, as penalidades previstas. 

 
9.4  -  Até  a  efetivação  da  venda  do  bem objeto  deste 

Edital,  mediante  ato  de  autoridade  superior  à  Comissão  Permanente  de 
Licitação,  é  facultado  à  Assembleia  Legislativa,  na  forma  da  Lei  nº 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

8.666/93,  de  21  de  junho  de  1993  e  suas  alterações,  anular  a  presente 
licitação  ou  até  mesmo  revogá-la,  em  atendimento  à  conveniência 
administrativa  e  ao  interesse  público,  vedado  ao  interessado  ou 
participante discutir o mérito destes atos na esfera administrativa. 

 
9.5  -  A  Assembleia  Legislativa,  não  reconhecerá 

reclamações de terceiros com quem venha o arrematante a transacionar o 
veículo adquirido no presente Leilão.  

9.6  -    O  edital  não  importa  em  obrigação  de  venda, 

desde que o lance não atinja o valor de avaliação. 

 
9.7  -  Para  quaisquer  informações  os  interessados 

poderão dirigir-se à Comissão  Permanente de Licitação, situada na  Praça 
dos  Girassóis,  S/N  77.001-902,  prédio  da  ASSEMBLEIA  LEGISLATIVA
Palmas/TO, de segunda a sexta-feira em horário comercial, ou através do 
telefone (63) 3212-5121 ou e-mail: licitacoes@al.to.gov.br. 

  
9.8 - Fica a cargo do Diretor Geral desta Casa de Leis a 

responsabilidade  pela  substituição  do  leiloeiro,  em  sua  falta,  de  modo  a 
não prejudicar a realização do certame. 

 
9.9  -  As  dúvidas  surgidas  neste  Edital  serão 

interpretadas de acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas 
alterações. 

 
9.10 - Todos os participantes do leilão estarão sujeitos 

aos  artigos  87  a  99  da  Lei  nº  8.666/93,  e  ao  art.  335,  do  Código  Penal 
Brasileiro, “verbis”:  

 

“Art. 335. Impedir, perturbar ou fraudar concorrência pública ou venda em 
hasta  pública,  promovida  pela  administração  federal,  estadual  ou 
municipal,  ou  por  entidade  paraestatal;  afastar  ou  procurar  afastar 
concorrente ou licitante, por meio de violência,  grave ameaça, fraude ou 
oferecimento de vantagem: 
 
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa, além da pena 
correspondente à violência. 
 
Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem se abstém de concorrer ou 
licitar, em razão da vantagem oferecida”. 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

 

9.11 – A Estimativa de Custos para a alienação do bem 

fora  elaborada  pela  Diretoria  de  Serviços  Gerais  e  Comunicações 
Administrativas,  constante  de  fls.08,  do  presente  processo  nº. 
00390/2012, a qual servirá de base para o procedimento licitatório. 

 
9.12 - Os casos omissos serão decididos pela Comissão 

Permanente de Licitação. 
  

9.13  -  Encerrado  o  leilão,  será  lavrada,  ao  final  da 

reunião,  ata  circunstanciada  na  qual  figurará  o  produto  vendido,  bem 
como  a  correspondente  identificação  do  arrematante  e  os  trabalhos 
desenvolvidos na licitação, em especial os fatos relevantes. 
 

9.14  -  O  inteiro  teor  deste  Edital  poderá  ser  obtido 

gratuitamente  na  área  de  “Licitação”  no  endereço  eletrônico 
www.al.to.gov.br. 

 
9.15  -  Fica  eleito  o  Foro  da  Comarca  de  Palmas  para 

dirimir,  as  questões  oriundas  deste  procedimento  Licitatório,  não  se 
aceitando qualquer outro, por mais privilegiado que seja. 

 

Palmas, TO, aos 25 dias do mês de setembro de 2012. 

 
 
 
 

 

SENIVAN ALMEIDA DE ARRUDA 

Presidente da Comissão Permanente de Licitação