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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

_____________________________________________________________________________________________________________________ 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu – Praça dos Girassóis S/N – Palmas – Tocantins 

CEP 77.001-902 – Telefone: (63) 3212-5121 FAX 3212-5121 – E-mail: licitacoes@al.to.gov.br 

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EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 002/2013 

 
PREÂMBULO 
 
 
A  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins,  doravante  denominada  AL/TO,  através  do  Pregoeiro, 
designado mediante Decreto Administrativo nº. 364/2013, de 05/03/2013, da Presidência da AL/TO, comunica aos 
interessados  que  fará  realizar  licitação  na  modalidade  PREGÃO  ELETRÔNICO,  tipo  MENOR  PREÇO 
GLOBAL POR ITEM, 
autorizada nos autos do Procedimento Administrativo nº 00399/2013, com a finalidade de 
selecionar a melhor proposta para aquisição de equipamentos fotográficos e de vídeo, que se subordinam às normas 
gerais  das  Leis  nº.  10.520/2002,  nº.  8.666/93  e  Lei  Complementar  nº  123/2006  e  no  que  couber  do  Decreto 
Administrativo n° 157/2008-P, do Decreto Federal nº. 3.555/2000 e 5.450/2005, observadas as alterações posteriores 
introduzidas nos referidos diplomas normativos. 
 

DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ELETRÔNICO: 

DIA: 25 de outubro de 2013 

HORÁRIO: 9h30min (nove horas e trinta minutos) horário de Brasília/DF 
ENDEREÇO ELETRÔNICO: 
www.comprasnet.gov.br  
CÓDIGO UASG: 926181 
 

 

 

 

1

 

- DO OBJETO 

 
1.1.    A  presente  licitação  tem  como  objeto  aquisição  de  equipamentos  fotográficos  e  de  vídeo,  conforme 
especificações constantes do Termo de Referência anexo. 

1.1.1.

 

Em caso de discordância existente entre as especificações deste objeto descritas no Comprasnet 
e as especificações constantes deste Edital, prevalecerão as últimas. 

 
2

 

- DA DESPESA E DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS  

 
2.1.

 

A despesa com a execução do objeto desta licitação é estimada em  R$ 64.800,00 (sessenta e quatro  mil e 

oitocentos reais) conforme o orçamento especificado no Termo de Referência, anexo. 
2.2.

 

A  despesa  decorrente  da  presente  licitação  correrá  por  conta  da  funcional  programática  2013-

01.031.1038.1197 – Natureza de despesa 4.4.90.52, Fonte 0100. 
 
3

 

- DA PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO  

 
3.1.  Poderão  participar  deste  Pregão  os  interessados  que  estiverem  previamente  credenciados  no  Sistema  de 
Cadastramento  Unificado  de  Fornecedores  -  SICAF  e  perante  o  sistema  eletrônico  provido  pela  Secretaria  de 
Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI), por meio do sítio 
www.comprasnet.gov.br.  

3.1.1. Para ter acesso ao sistema eletrônico, os interessados em participar deste Pregão deverão dispor de 
chave de identificação e senha pessoal, obtidas junto à SLTI, onde também deverão informar-se a respeito 
do seu funcionamento e regulamento e receber instruções detalhadas para sua correta utilização. 

3.1.2.  O  uso  da  senha  de  acesso  pela  licitante  é  de  sua  responsabilidade  exclusiva,  incluindo  qualquer 
transação por ela efetuada diretamente, ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou a 
AL/TO responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros. 

3.2. Não poderão participar deste Pregão: 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

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3.2.1.  Empresário  suspenso  de  participar  de  licitação  e  impedido  de  contratar  com  a  AL/TO,  durante  o 
prazo da sanção aplicada. 

3.2.2.  Empresário  declarado  inidôneo  para  licitar  ou  contratar  com  a  Administração  Pública,  enquanto 
perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida sua reabilitação. 

3.2.3. Empresário impedido de licitar  e contratar com a AL/TO, durante o prazo da sanção aplicada. 

3.2.4. Sociedade estrangeira não autorizada a funcionar no País. 

3.2.5. Empresário cujo estatuto ou contrato social não inclua o objeto deste Pregão. 

3.2.6.  Empresário  que  se  encontre  em  processo  de  dissolução,  recuperação  judicial,  recuperação 
extrajudicial, falência, concordata, fusão, cisão, ou incorporação. 

3.2.7.  Sociedades  integrantes  de  um  mesmo  grupo  econômico,  assim  entendidas  aquelas  que  tenham 
diretores,  sócios  ou  representantes  legais  comuns,  ou  que  utilizem  recursos  materiais,  tecnológicos  ou 
humanos em comum, exceto se demonstrado que não agem representando interesse econômico em comum. 

3.2.8. Consórcio de empresa, qualquer que seja sua forma de constituição. 

 

4

 

- DA PROPOSTA 

 

4.1.  A  licitante  deverá  encaminhar  proposta,  exclusivamente  por  meio  do  sistema  eletrônico,  até  a  data  e  horário 
marcados para abertura da sessão, quando então encerrar-se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas. 

4.1.1. A licitante deverá consignar, na forma expressa no sistema eletrônico, o VALOR GLOBAL para cada 
item da proposta, já considerados e inclusos todos os tributos, fretes, tarifas e demais despesas decorrentes 
da execução do objeto. 

4.1.2.  A  licitante  deverá  declarar,  em  campo  próprio  do  sistema  eletrônico,  que  cumpre  plenamente  os 
requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências do Edital. 

4.1.3. A licitante deverá declarar, em campo próprio do Sistema, sob pena de inabilitação, que não emprega 
menores de dezoito anos em  trabalho noturno, perigoso ou insalubre,  nem  menores de dezesseis anos em 
qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos. 

4.1.4. A licitante enquadrada como microempresa ou empresa de pequeno porte deverá declarar, em campo 
próprio do Sistema, que atende aos requisitos do art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006, para fazer jus 
aos benefícios previstos nessa lei. 

4.1.5. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação, à conformidade da proposta 
ou  ao  enquadramento  como  microempresa  ou  empresa  de  pequeno  porte  ou  ao  direito  de  preferência 
sujeitará a licitante às sanções previstas neste Edital. 

4.2. As propostas ficarão disponíveis no sistema eletrônico. 

4.2.1. Qualquer elemento que possa identificar à licitante importa desclassificação da proposta, sem 
prejuízo das sanções previstas neste Edital. 

4.2.2.  Até  a  abertura  da  sessão,  a  licitante  poderá  retirar  ou  substituir  a  proposta  anteriormente 
encaminhada. 

4.3. As propostas terão validade de 60 (sessenta) dias, contados da data de abertura da sessão pública estabelecida 
no preâmbulo deste Edital. 

 

5

 

- DA ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA 

 

5.1. A abertura da sessão pública deste Pregão, conduzida pelo Pregoeiro, ocorrerá na data e na hora indicadas no 
preâmbulo deste Edital, no sítio www.comprasnet.gov.br. 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

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5.2.  Durante  a  sessão  pública,  a  comunicação  entre  o  Pregoeiro  e  as  licitantes  ocorrerá  exclusivamente  de 
forma virtual mediante troca de mensagens, em campo próprio do sistema eletrônico. 

5.3.  Cabe  a  licitante  acompanhar  as  operações  no  sistema  eletrônico  durante  a  sessão  pública  do  Pregão, 
ficando  responsável  pelo  ônus  decorrente  da  perda  de  negócios  diante  da  inobservância  de  qualquer 
mensagem emitida pelo sistema, do pregoeiro ou de sua desconexão. 

5.4. Quem impedir, perturbar ou fraudar, assegurado o contraditório e a ampla defesa, a realização de qualquer ato 
do procedimento licitatório, incorrerá em pena de detenção, de 06 meses a 02 anos e multa, nos termos do art. 93, da 
Lei nº 8.666/93. 

 

6

 

- DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS 

6.1 Pregoeiro verificará as propostas apresentadas e desclassificará, motivadamente, aquelas que não estejam em 
conformidade com os requisitos estabelecidos neste edital, ou que não contenha a descrição do produto ofertado, 
observando as vedações contidas no item 6.3. 

6.2. Somente as licitantes com propostas classificadas participarão da fase de lances. 

6.3.  Qualquer  elemento  que  possa  identificar  a  licitante  importa  desclassificação  da  proposta,  sem  prejuízo  das 
sanções previstas neste edital; entende-se como licitante, o fornecedor, o fabricante, o importador, o representante, o 
distribuidor,  ou  qualquer  outro  direto  ou  indireto,  não  devendo,  portanto,  a  licitante,  citar  marca,  modelo,  série, 
registro  do  produto  em  qualquer  órgão,  especificações  de  sua  exclusividade,  enfim,  qualquer  elemento  que  possa 
identificar a licitante ou o produto ofertado.  

7

 

- DA FORMULAÇÃO DE LANCES 

 

7.1.  Aberta  a  etapa  competitiva,  as  licitantes  classificadas  poderão  encaminhar  lances  sucessivos,  exclusivamente 
por meio do sistema eletrônico, sendo imediatamente informados do horário e valor consignados no registro de cada 
lance. 

7.2. A licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ela ofertado e registrado no sistema. 

7.3.  Durante  o  transcurso  da  sessão,  as  licitantes  serão  informadas,  em  tempo  real,  do  valor  do  menor  lance 
registrado, mantendo-se em sigilo a identificação da ofertante. 

7.4. Em caso de empate, prevalecerá o lance recebido e registrado primeiro. 

7.5.  Os  lances  apresentados  e  levados  em  consideração  para  efeito  de  julgamento  serão  de  exclusiva  e  total 
responsabilidade da licitante, não lhe cabendo o direito de pleitear qualquer alteração. 

7.6.  Durante  a  fase  de  lances,  o  Pregoeiro  poderá  excluir,  justificadamente,  lance  cujo  valor  seja  manifestamente 
inexequível. 

7.7.  Se  ocorrer  a  desconexão  do  Pregoeiro  no  decorrer  da  etapa  de  lances,  e  o  sistema  eletrônico  permanecer 
acessível às licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados. 

7.8. No caso de a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do Pregão será 
suspensa  automaticamente  e  terá  reinício  somente  após  comunicação  expressa  aos  participantes  no  sítio 
www.comprasnet.gov.br. 

7.9.  O  encerramento  da  etapa  de  lances  será  decidido  pelo  Pregoeiro, que  informará,  com  antecedência  de  1  a  60 
minutos, o prazo para início do tempo de iminência. 

7.10. Decorrido o prazo fixado pelo Pregoeiro, o sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos 
lances,  após  o  que  transcorrerá  período  de  tempo  de  até  30  (trinta)  minutos,  aleatoriamente  determinado  pelo 
sistema, findo o qual será automaticamente encerrada a fase de lances. 


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8 - DO BENEFÍCIO ÀS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE 
 

8.1.  Após  a  fase  de  lances,  se  a  proposta  mais  bem  classificada  não  tiver  sido  apresentada  por  microempresa  ou 
empresa de pequeno porte, e houver proposta de microempresa ou empresa de pequeno porte que seja igual ou até 
5% (cinco por cento) superior à proposta mais bem classificada, proceder-se-á da seguinte forma: 
 

8.1.1. A microempresa ou a empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá, no prazo de 5 (cinco) 
minutos,  contados  do  envio  da  mensagem  automática  pelo  sistema,  apresentar  uma  última  oferta, 
obrigatoriamente  inferior  à  proposta  do  primeiro  colocado,  situação  em  que,  atendidas  as  exigências 
habilitatórias e observado o valor estimado para a contratação, será adjudicado em seu favor o objeto deste 
Pregão

8.1.2.  Não  sendo  vencedora  a  microempresa  ou  a  empresa  de  pequeno  porte  mais  bem  classificada,  na 
forma da subcondição anterior, o sistema, de forma automática, convocará as licitantes remanescentes que 
porventura se enquadrem na situação descrita nesta condição, na ordem classificatória, para o exercício do 
mesmo direito; 

8.1.3.  No  caso  de  equivalência  dos  valores  apresentados  pelas  microempresas  ou  empresas  de  pequeno 
porte  que  se  encontrem  no  intervalo  estabelecido  nesta  condição,  o  sistema  fará  um  sorteio  eletrônico, 
definindo  e  convocando  automaticamente  a  vencedora  para  o  encaminhamento  da  oferta  final  do 
desempate; 

8.1.4.  O  convocado  que  não  apresentar  proposta  dentro  do  prazo  de  5  (cinco)  minutos,  controlados  pelo 
Sistema, decairá do direito previsto nos artigos 44 e 45 da Lei Complementar n.º 123/2006; 

8.1.5. Na hipótese de não contratação nos termos previstos neste item, o procedimento licitatório prossegue 
com as demais licitantes

 

9 - DA NEGOCIAÇÃO 

 

9.1.  O  Pregoeiro  poderá  encaminhar  contraproposta  diretamente  a  licitante  que  tenha  apresentado  o  lance  mais 
vantajoso, observado o critério de julgamento e o valor estimado para a contratação. 

9.1.1.  A  negociação  será  realizada  por  meio  do  sistema,  podendo  ser  acompanhada  pelas  demais 
licitantes

 

10

 

- DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA 

 

10.1. A licitante classificada provisoriamente em primeiro lugar deverá encaminhar a proposta de preço adequada 
ao último lance, em arquivo único, no prazo de 02 (duas) horas, contado da convocação efetuada pelo Pregoeiro  

10.1.1.Os documentos remetidos por meio da opção “Enviar Anexo” do sistema Comprasnet poderão 
ser solicitados em original ou por cópia autenticada a qualquer momento, em prazo a ser estabelecido 
pelo Pregoeiro. 

10.1.2.  Os  originais  ou  cópias  autenticadas,  caso  sejam  solicitados,  deverão  ser  encaminhados  à 
Comissão  Permanente  de  Licitação,  situada  na  Sede  da  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do 
Tocantins,  Palácio  Deputado  João  D’  Abreu,  Praça  dos  Girassóis,  s/n,  subsolo,  CEP  77001-902, 
Palmas/TO.  

10.1.3. A licitante que abandonar o certame, deixando de enviar a documentação indicada neste item, 
será desclassificada e sujeitar-se-á às sanções previstas neste Edital. 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

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10.2. O Pregoeiro examinará a proposta mais bem classificada quanto à compatibilidade do preço ofertado com o 

valor estimado e à compatibilidade da proposta com as especificações técnicas do objeto. 

10.2.1.  O  Pregoeiro  poderá  solicitar  parecer  de  técnicos  e  da  Procuradoria  Jurídica  pertencentes  a 
AL/TO ou, ainda, de pessoas físicas ou jurídicas estranhas a ela, para orientar sua decisão. 

10.2.2.  Não  se  considerará  qualquer  oferta  de  vantagem  não  prevista  neste  Edital,  inclusive 
financiamentos subsidiados ou a fundo perdido. 

10.2.3.  Não  se  admitirá  proposta  que  apresente  valores  simbólicos,  irrisórios  ou  de  valor  zero, 
incompatíveis  com  os  preços  de  mercado,  exceto  quando  se  referirem  a  materiais  e  instalações  de 
propriedade da licitante, para os quais ela renuncie à parcela ou à totalidade de remuneração. 

 

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- DA HABILITAÇÃO 

 

11.1.  A  habilitação  das  licitantes  será  verificada  por  meio  do  Sicaf  (habilitação  parcial)  e  da  documentação 
complementar especificada neste Edital. 

11.2. As licitantes que não atenderem às exigências de habilitação parcial no Sicaf deverão apresentar documentos 
que supram tais exigências. 

11.3. As licitantes deverão apresentar a seguinte documentação complementar: 

11.3.1.

 

 Prova  de  inexistência  de  débitos  inadimplidos  perante  a  Justiça  do  Trabalho,  mediante  a 

apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, 
aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, tendo em vista o disposto no art. 3º da Lei 
nº 12.440, de 7 de julho de 2011. 

11.3.2.

 

 Fornecer  atestado  de  capacidade  técnica  fornecido  por  pessoa  jurídica  de  direito  publico  ou 

privado, compatível com objeto contratual. 

11.4.  O  Pregoeiro  poderá  consultar  sítios  oficiais  de  órgãos  e  entidades  emissores  de  certidões,  para  verificar  as 
condições de habilitação das licitantes

11.5. Os documentos que não estejam contemplados no Sicaf deverão ser remetidos em conjunto com a proposta de 
preços  indicada  no  item

 

10.1,  em  arquivo  único,  por  meio  da  opção  “Enviar  Anexo”  do  sistema  Comprasnet,  em 

prazo idêntico ao estipulado no mencionado item.  

11.5.1. Os documentos remetidos por meio da opção “Enviar Anexo” do sistema Comprasnet poderão 
ser solicitados em original ou por cópia autenticada a qualquer momento, em prazo a ser estabelecido 
pelo Pregoeiro. 

11.5.2.  Os  originais  ou  cópias  autenticadas,  caso  sejam  solicitados,  deverão  ser  encaminhados      à 
Comissão  Permanente  de  Licitação,  situada  na  Sede  da  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do 
Tocantins,  Palácio  Deputado  João  D’  Abreu,  Praça  dos  Girassóis,  s/n,  subsolo,  CEP  77001-902, 
Palmas/TO.  

11.5.3.  Sob  pena  de  inabilitação,  os  documentos  encaminhados  deverão  estar  em  nome  da  licitante, 
com indicação do número de inscrição no CNPJ. 

11.6.  Todos  os  documentos  emitidos  em  língua  estrangeira  deverão  ser  entregues  acompanhados  da  tradução  para 
língua  portuguesa,  efetuada  por  tradutor  juramentado,  e  também  devidamente  consularizados  ou  registrados  no 
cartório de títulos e documentos. 

11.7. Documentos de procedência estrangeira, mas emitidos em língua portuguesa, também deverão ser apresentados 
devidamente consularizados ou registrados em cartório de títulos e documentos. 

11.8. Em se tratando de filial, os documentos de habilitação jurídica e regularidade fiscal deverão estar em nome da 
filial, exceto aqueles que, pela própria natureza, são emitidos somente em nome da matriz. 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

_____________________________________________________________________________________________________________________ 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu – Praça dos Girassóis S/N – Palmas – Tocantins 

CEP 77.001-902 – Telefone: (63) 3212-5121 FAX 3212-5121 – E-mail: licitacoes@al.to.gov.br 

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11.9. Em se tratando de microempresa ou empresa de pequeno porte, havendo alguma restrição na comprovação de 
regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em 
que  o  proponente  for  declarado  vencedor  do  certame,  prorrogáveis  por  igual  período,  a  critério  da  Administração, 
para  a  regularização  da  documentação,  pagamento  ou  parcelamento  do  débito,  emissão  de  eventuais  certidões 
negativas ou positivas com efeito de certidão negativa. 

11.10. A não regularização da documentação, no prazo previsto no subitem anterior, implicará decadência do direito 
à  contratação,  sem  prejuízo  das  sanções  previstas  neste  Edital,  e  facultará  ao  Pregoeiro  convocar  as  licitantes 
remanescentes, na ordem de classificação. 

11.11. Se a proposta não for aceitável, se a licitante não atender às exigências de habilitação, o Pregoeiro examinará 
a  proposta  subsequente  e  assim  sucessivamente,  na  ordem  de  classificação,  até  a  seleção  da  proposta  que  melhor 
atenda a este Edital. 

11.12. Constatado o atendimento às exigências fixadas neste Edital, a licitante será declarada vencedora. 

 

12 - DO RECURSO 
 

12.1. Declarado o vencedor, o Pregoeiro abrirá prazo de 30 minutos, durante o qual qualquer licitante poderá, de 
forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recurso. 

12.1.1.  A  falta  de  manifestação  no  prazo  estabelecido  autoriza  o  Pregoeiro  a  adjudicar  o  objeto  a 
licitante vencedora

12.1.2. O Pregoeiro examinará a intenção de recurso, aceitando-a ou, motivadamente, rejeitando-a, em 
campo próprio do sistema. 

12.1.3.  A  licitante  que  tiver  sua  intenção  de  recurso  aceita  deverá  registrar  as  razões  do  recurso,  em 
campo próprio do sistema, no prazo de 3 (três) dias, ficando as demais licitantes, desde logo, intimadas 
a apresentar contrarrazões, também via sistema, em igual prazo, que começará a correr do término do 
prazo da recorrente. 

12.1.4.  Para  efeito  do  disposto  no  §  5º  do  artigo  109  da  Lei  nº  8.666/1993,  fica  a  vista  dos  autos 
franqueada aos interessados.  

12.2. As intenções de recurso não admitidas e os recursos rejeitados pelo Pregoeiro serão apreciados pela autoridade 
competente. 

12.3. O acolhimento do recurso implicará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento. 

 

13 - DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO 
 

13.1.  O  objeto  deste  Pregão  será  adjudicado  pelo  Pregoeiro,  salvo  quando  houver  recurso,  hipótese  em  que  a 
adjudicação caberá à autoridade competente para homologação. 

13.2. A homologação deste Pregão compete ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. 

13.3. O objeto deste Pregão será adjudicado pelo MENOR PREÇO GLOBAL POR ITEM à licitante vencedora.

 

 

14 - DO INSTRUMENTO CONTRATUAL 

 

14.1.  Depois  de  homologado  o  resultado  deste  Pregão,  a  licitante  vencedora  será  convocada  para  assinatura  do 
contrato, dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções 
previstas neste Edital. 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

_____________________________________________________________________________________________________________________ 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu – Praça dos Girassóis S/N – Palmas – Tocantins 

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14.2.  O  prazo  para  a  assinatura  do  contrato  poderá  ser  prorrogado  uma  única  vez,  por  igual  período,  quando 
solicitado  pela  licitante  vencedora  durante  o  seu  transcurso,  desde  que  ocorra  motivo  justificado  e  aceito  pela 
AL/TO.   

14.3.  Por  ocasião  da  assinatura  do  contrato,  verificar-se-á  por  meio  do  Sicaf  e  de  outros  meios  se  a  licitante 
vencedora
 mantém as condições de habilitação.     

14.4.  Quando  a  licitante  convocada  não  assinar  o  contrato  no  prazo  e  nas  condições  estabelecidos,  poderá  ser 
convocada  outra  licitante  para  assinar  o  contrato,  após  negociações  e  verificação  da  adequação  da  proposta  e  das 
condições de habilitação, obedecida a ordem de classificação. 

 

15 - DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E MULTAS 
 

15.1. A licitante poderá ficar pelo prazo de até 05 (cinco) anos impedida de licitar e contratar com a Administração 
Pública e descredenciada no Sicaf e do Cadastro de Fornecedores da AL/TO, nos seguintes casos: 

 
15.1.1 Deixar de entregar a documentação exigida para o certame; 
15.1.2. Apresentar documentação falsa; 
15.1.3. Fizer declaração falsa; 
15.1.4.  Convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não celebrar o contrato; 
15.1.5. Ensejar o retardamento da execução de seu objeto; 
15.1.6. Não mantiver a proposta; 
15.1.7. Falhar ou fraudar na execução do contrato; 
15.1.8 Comportar-se de modo inidôneo; 
15.1.9. Cometer fraude fiscal. 
 

15.2. Nos termos do artigo 86 da Lei 8.666/93, nas hipóteses de atraso injustificado no fornecimento do produto ou 
descumprimento  de  cláusula  contratual,  será  aplicada  multa  de  mora  à  CONTRATADA  de  0,1%  (um  décimo  por 
cento)  sobre  o  valor  do  contrato,  por  dia  de  atraso,  até  o  limite  de  15  (quinze)  dias,  ou  por  ocorrência  do 
descumprimento. 
 

 

15.2.1. O atraso injustificado no fornecimento do produto superior ao determinado no Termo de Referência 
caracteriza a inexecução total do contrato. 
 
 

15.3. Pela inexecução total ou parcial do objeto do contrato, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins poderá 
nos  termos  do  art.  87  da  Lei  8.666/93,  garantidos  o  direito  do  contraditório  e  da  ampla  defesa,  aplicar  à 
CONTRATADA as seguintes penalidades: 
 

15.3.1. Advertência; 
15.3.2. Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor da proposta; 
15.3.3. Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração 
desta Casa, por prazo não superior a 02 (dois) anos; 
15.3.4.  Declaração  de  inidoneidade  para  licitar  ou  contratar  com  a  Administração  Pública  enquanto 
perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria 
autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração 
pelos prejuízos resultantes e depois de decorrido o prazo da sanção aplicada com base no subitem anterior.

 

 

15.4.  A  aplicação  de  multas,  bem  como  a  anulação  do  empenho  ou  a  rescisão  do  contrato,  ou  todas  as  sanções 
relacionadas neste edital serão precedidas de processo administrativo, mediante o qual se garantirá a ampla defesa e 
o contraditório. 

 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

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16 - DOS ESCLARECIMENTOS E DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL 

 

16.1. Até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa, física ou jurídica, 
poderá impugnar o ato convocatório deste Pregão  mediante petição a ser enviada exclusivamente para o endereço 
eletrônico 

licitacoes@al.to.gov.br

,  e/ou,  protocolado  na  Comissão  Permanente  de  Licitação  ou  protocolo  geral  da 

AL/TO. 

16.2.  O  Pregoeiro,  auxiliado  pelo  setor  técnico  competente  e  pela  Procuradoria  Jurídica,  decidirá  sobre  a 
impugnação no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.  

16.3.  Acolhida  a  impugnação  contra  este  Edital,  será  designada  nova  data  para  a  realização  do  certame,  exceto 
quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas. 

16.4. Os pedidos de esclarecimentos devem ser enviados ao Pregoeiro até 3 (três) dias úteis antes da data fixada para 
abertura da sessão pública, exclusivamente para o endereço eletrônico 

licitacoes@al.to.gov.br

16.5.  As  respostas  às  impugnações  e  aos  esclarecimentos  solicitados  serão  disponibilizadas  no  sistema  eletrônico 
para os interessados. 

17 - DISPOSIÇÕES FINAIS 
 

17.1. Ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins compete anular este Pregão por ilegalidade, 
de ofício ou por provocação de qualquer pessoa, e revogar o certame por considerá-lo inoportuno ou inconveniente 
diante de fato superveniente, mediante ato escrito e fundamentado. 

17.1.1. A anulação do pregão induz à do contrato. 

17.1.2.  As  licitantes  não  terão  direito  à  indenização  em  decorrência  da  anulação  do  procedimento 
licitatório,  ressalvado  o  direito  do  contratado  de  boa-fé  de  ser  ressarcido  pelos  encargos  que  tiver 
suportado no cumprimento do contrato. 

17.2.  É  facultado  ao  Pregoeiro  ou  à  autoridade  superior,  em  qualquer  fase  deste  Pregão,  promover  diligência 
destinada  a  esclarecer  ou  completar  a  instrução  do  processo,  vedada  a  inclusão  posterior  de  informação  ou  de 
documentos que deveriam ter sido apresentados para fins de classificação e habilitação. 

17.3. No julgamento das propostas e na fase de habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem 
a substância das propostas e dos documentos e a sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado 
em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de classificação e habilitação. 

17.3.1.  Caso  os  prazos  definidos  neste  Edital  não  estejam  expressamente  indicados  na  proposta,  eles 
serão considerados como aceitos para efeito de julgamento deste Pregão

17.4. Os documentos eletrônicos produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizada pela ICP-
Brasil,  nos  termos  da  Medida  Provisória  nº  2.200-2,  de  24  de  agosto  de  2001,  serão  recebidos  e  presumidos 
verdadeiros  em  relação  aos  signatários,  dispensando-se  o  envio  de  documentos  originais  e  cópias  autenticadas  em 
papel. 

17.5. Aplicam-se às cooperativas enquadradas na situação do art. 34 da Lei nº 11.488, de 15 de junho de 2007, todas 
as disposições relativas às microempresas e empresas de pequeno porte.  

17.6. Em caso de divergência entre normas infralegais e as contidas neste Edital, prevalecerão as últimas. 

17.7.  Este  Pregão  poderá  ter  a  data  de  abertura  da  sessão  pública  transferida  por  conveniência  da  AL/TO,  sem 
prejuízo do disposto no art. 4, inciso V, da Lei nº 10.520/2002. 

17.8.  O  Termo  de  Referência  fora  elaborado  pela  Diretoria  de  Área  Administrativa  da  Assembleia  Legislativa  do 
Estado  do  Tocantins,  sendo  o  citado  termo  devidamente  aprovado  pelo  Presidente  da  Assembleia  Legislativa, 
Diretor-Geral  e  Diretor  de  Comunicação  desta  Casa  de  Leis,  constante  de  fls.  03  a  07,

 

do  presente  processo  nº. 

00399/2013,  o  qual  servirá  de  base  para  todo  o  procedimento  licitatório.  A  Estimativa  de  Custos  elaborada  pela 
Diretoria de Serviços Administrativos. 


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18 - DOS ANEXOS 
 

18.1. São partes integrantes deste Edital os seguintes anexos: 

a.

 

Anexo I - Termo de Referência; 

b.

 

Anexo II - Minuta de Contrato; 

c.

 

Anexo III – Modelo da Proposta de Preços. 

 

19 - DO FORO 

 

19.1.  As  questões  decorrentes  da  execução  deste  Instrumento,  que  não  possam  ser  dirimidas  administrativamente, 
serão  processadas  e  julgadas,  no  Foro  competente  da  cidade  de  Palmas/TO,  com  exclusão  de  qualquer  outro,  por 
mais privilegiado que seja. 

Palmas, 14 de outubro de 2013. 

 

 

 

SENIVAN ALMEIDA DE ARRUDA 

Pregoeiro 

 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

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ANEXO I  

 

TERMO DE REFERÊNCIA 

1. OBJETO 
1.1
.  Aquisição  de  equipamentos  fotográficos  e  de  vídeo  para  atender  a  Diretoria  de  Comunicação,  sendo:  câmeras 
fotográficas  com  acessórios  e  VT  (HDV  de  VÍDEO),  através  de  procedimento  licitatório,  na  modalidade  Pregão 
Eletrônico, de acordo com a quantidade e especificações constantes neste Termo de Referência.  
2. JUSTIFICATIVA 
2.1.
 Tendo sido fracassado o certame licitatório (pregão Presencial n° 018/2013) com relação à aquisição do Item 01 
(descrito no Termo de Referência que baliza este processo) e a necessidade da aquisição de produto complementar, 
também  descrito  neste,  reitera-se  a  necessidade  e  importância    da  compra  dos  equipamentos  e  dos  instrumentos 
técnicos necessários ao completo funcionamento da Diretoria de Comunicação,  a seguir referenciados. 
3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL 
3.1.
 A aquisição objeto deste Termo de Referência está embasada na Lei Federal nº. 8.666/93 e suas alterações, Lei 
nº 10.520/2002, e demais normas pertinentes. 
4. ESPECIFICAÇÃO/QUANTIDADE 

ITEM 

QTD 

UNIDADE 

DISCRIMINAÇÃO 

01 

02 

UN 

Conjunto de Câmera Digital SLR com as seguintes especificações mínimas: Sensor 
full  frame  35,9  x  24  mm,  CMOS  acima  de  36  megapixels  FX,  obturador  com 
durabilidade acima de 150.000 ciclos e velocidade contínua acima de 6 qps, captura 
de vídeo no formato full HD 1080, slot de cartão de memória, monitor LCD de no 
mínimo  3”,  contato  de  sincronismo  para  luz  de  estúdio    incorporado  e  contato 
remoto  de  10  pinos,  corpo  em  metal;  compatível  com  montagem  de  objetivas  e 
acessórios  Nikon  (necessários  à    utilização  de  equipamentos    já  existentes).Itens 
que acompanham 2 ( dois ) Grip de disparo vertical com controles e compartimento 
para bateria do mesmo fabricante e compatível com a câmera, 4(quatro) Baterias de 
íons  de  Lítio  original  da  mesma  marca  do  fabricante  desta  Câmera,    2  (  dois  ) 
Carregadores compatíveis  com as baterias das câmeras deste Item. 

Garantia de no mínimo 12(doze) meses. 

02 

02 

UN 

VT HDV DE VÍDEO -  que grava em resolução SD e reproduz em resolução HDV 
com  tela    de  LCD  TFT  16,9  de  no  mínimo  7”  polegadas  integrada,  com  saída  a 
sinais1080/60i  e  720/30p  a  um  display  HD,  com      reprodução  e  gravação    SP/LP 
MiniDV,  e  interface  iEEE1394(DV),  saída,Componente  e  a  gravação  de  áudio 
digital PCM de 12/16 bites.  
 
Garantia de no mínimo 12(doze) meses. 

5. CONDIÇÕES GERAIS 
5.1. 
Fornecer atestado de capacidade técnica fornecido por pessoa jurídica de direito publico ou privado, compatível 
com objeto contratual. 
5.2.  Apresentar  proposta  contendo  especificações  detalhadas  dos  objetos  propostos,  fazendo  constar  espécie/tipo, 
marca/modelo,  e  demais  características  técnicas,  acompanhadas  de  prospectos  comerciais,  folder  ou  outro  material 
ilustrativo do fabricante que permita aferir as especificações do edital.  
6. ENTREGA 
6.1. 
Os equipamentos, objeto deste Termo, deverão ser entregues devidamente embalados, na sala da Coordenadoria 
de Almoxarifado nesta Casa de Leis, de 2ª a 6ª Feira, nos horários de 8h às 12h e das 14h às 18h.  
6.2.  Os  equipamentos  deverão  ser  entregue  intactos,  sem  danificações  ou  qualquer  outro  defeito  que  possa 
comprometer a qualidade do mesmo, respeitando as embalagens primárias e secundárias. 
6.3. As marcas apresentadas na proposta não poderão ser substituídas por outra no ato da entrega da mercadoria. 
7 – RECEBIMENTO 
7.1
. O objeto contratado será recebido: 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

_____________________________________________________________________________________________________________________ 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu – Praça dos Girassóis S/N – Palmas – Tocantins 

CEP 77.001-902 – Telefone: (63) 3212-5121 FAX 3212-5121 – E-mail: licitacoes@al.to.gov.br 

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7.1.1.  PROVISORIAMENTE  pela  Coordenadoria  de  Almoxarifado  da  Assembleia  Legislativa,  para  posterior 
verificação da conformidade do material com a especificação, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, a contar da 
data de entrega dos materiais, e; 
7.1.2DEFINITIVAMENTE, após verificação da qualidade e quantidade dos materiais e consequente aceitação, no 
prazo de até 03 (três) dias úteis, a contar do Recebimento Provisório. Os materiais deverão estar dentro das normas 
aplicáveis de qualidade e, caso não satisfaçam às especificações exigidas ou apresentem defeitos e incorreções, não 
serão  aceitos,  devendo  ser  retirados  pelo  fornecedor  no  prazo  de  10  (dez)  dias  consecutivos,  contados  a  partir  da 
notificação. 
7.2. O prazo de entrega é de, no máximo20 (vinte) dias após emissão da Nota de Empenho. 
7.3.  Os  fornecedores  deverão  obedecer  aos  prazos  determinados  para  a  entrega  dos  produtos.  No  caso  do  não 
cumprimento dos prazos determinados será aplicado multa por atraso, independentemente de notificação, conforme 
especificado no ato convocatório e neste Termo de Referência. 
8. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 
8.1. As despesas decorrentes do objeto licitado correrão por conta da Dotação Orçamentária: 
- Unidade Orçamentária: 10100 – Assembleia Legislativa do Tocantins 
- Programa de Trabalho: 2013.01.031.1038.2342.0000 – Coordenação e manutenção dos serviços administrativos 
gerais. 
- Natureza da Despesa: 4.4.90.52 - Material Permanente  
9. DA GARANTIA 
9.1
. O prazo de garantia dos bens não poderá ser inferior a 01 (um) ano. A garantia será contada a partir da emissão 
do termo de recebimento definitivo. 
9.2.  A  empresa  vencedora  do  certame  será  responsável  pela  substituição,  troca  ou  reposição  dos  bens  porventura 
entregues com defeito, danificados, ressecados ou não compatíveis com as especificações do Termo de Referência.  
10. DA RETIRADA DA NOTA DE EMPENHO 
10.1
 A licitante vencedora será convocada, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da convocação, para retirar a 
Nota de Empenho. 
11. DO PAGAMENTO 
11.1.  
A  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins  efetuará  o  pagamento,  mediante  ordem  bancária,  contra 
qualquer  entidade  bancária  indicada  na  proposta,  devendo  para  isto  ficar  explicitado  o  nome  do  banco,  agência, 
localidade e número da conta corrente em que deverá ser efetivado o crédito, no prazo de 15 (quinze) dias, após o 
recebimento  definitivo  da  nota  fiscal,  devidamente  atestada  pela  Diretoria  de  Comunicação  da  Assembleia 
Legislativa do Estado do Tocantins. 
12. OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE 
12.1
. Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pela CONTRATADA. 
12.2. Pagar a importância correspondente à aquisição, no prazo contratado. 
12.3. Rejeitar, no todo ou em parte, os bens que a CONTRATADA entregar fora das especificações deste Termo de 
Referência. 
 
13. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 
13.1.  
Substituir,  às  suas  expensas,  no  total  ou  em  parte,  nos  prazos  estabelecidos,  os  bens  em  que  se  verificarem 
vícios, defeitos ou incorreções.  
13.2. Responder pelas despesas resultantes de quaisquer ações, demandas decorrentes de danos, seja por culpa dela 
ou  quaisquer  de  seus  empregados  e  prepostos,  obrigando-se,  igualmente,  por  quaisquer  responsabilidades 
decorrentes de ações judiciais de terceiros, que lhes venham a ser exigidas por força de Lei, ligadas ao cumprimento 
do presente Contrato. 
13.3. Entregar os bens no prazo contido na proposta, e neste Termo de Referência. 
14. DA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO 
14.1
 Será designado por intermédio de Portaria, após a realização dos procedimentos licitatórios, um servidor para 
gerir e fiscalizar o contrato. 
15. VIGÊNCIA DA CONTRATAÇÃO 
15.1
 A vigência será até 31/12/2013, e terá início a partir da assinatura do contrato. 
16. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E MULTAS 
16.1. 
A licitante poderá ficar pelo prazo de até 05 (cinco) anos impedida de licitar e contratar com a Administração 
Pública e descredenciada do Cadastro de Fornecedores pelo qual este órgão é cadastrado, quando: 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

_____________________________________________________________________________________________________________________ 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu – Praça dos Girassóis S/N – Palmas – Tocantins 

CEP 77.001-902 – Telefone: (63) 3212-5121 FAX 3212-5121 – E-mail: licitacoes@al.to.gov.br 

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a) Deixar de entregar a documentação exigida para o certame; 
b) Apresentar documentação falsa; 
c) Convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não celebrar o contrato; 
d) Ensejar o retardamento da execução de seu objeto; 
e) Não mantiver a proposta; 
f) Falhar ou fraudar na execução do contrato; 
g) Comportar-se de modo inidôneo; 
h) Cometer fraude fiscal. 
16.2.  Nos  termos  do  artigo  86  da  Lei  8.666/93,  nas  hipóteses  de  atraso  injustificado  no  fornecimento  dos  bens  ou 
descumprimento  de  cláusula  contratual,  será  aplicada  multa  de  mora  à  CONTRATADA  de  0,1%  (um  décimo  por 
cento)  sobre  o  valor  do  contrato,  por  dia  de  atraso,  até  o  limite  de  15  (quinze)  dias,  ou  por  ocorrência  do 
descumprimento. 
16.2.1.  O  atraso  injustificado  no  fornecimento  dos  materiais  superior  a  15  (quinze)  dias,  caracteriza  a  inexecução 
total do contrato. 
16.3. Pela inexecução total ou parcial do objeto do contrato, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins poderá 
nos  termos  do  art.  87  da  Lei  8.666/93,  garantidos  o  direito  do  contraditório  e  da  ampla  defesa,  aplicar  à 
CONTRATADA as seguintes penalidades: 
a) Advertência; 
b) Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor da proposta; 
c) Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração desta Casa, 
por prazo não superior a 02 (dois) anos; 
d)  Declaração  de  inidoneidade  para  licitar  ou  contratar  com  a  Administração  Pública  enquanto  perdurarem  os 
motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou 
a  penalidade,  que  será  concedida  sempre  que  o  contratado  ressarcir  a  Administração  pelos  prejuízos  resultantes  e 
depois de decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior. 
 
16.4.  
A  aplicação  de  multas,  bem  como  a  anulação  do  empenho  ou  a  rescisão  do  contrato,  ou  todas  as  sanções 
relacionadas neste  termo de referência serão precedidas de processo administrativo,  mediante o qual  se  garantirá a 
ampla defesa e o contraditório. 
17. ESTIMATIVA DE CUSTOS 
17.1
 O custo total estimado para aquisição dos bens objeto deste Termo de Referência é de R$ 64.800,00 (Sessenta e 
quatro mil e oitocentos reais). 
18. MÉTODO DE LEVANTAMENTO DE PREÇOS 
18.1
 O valor estimado da contratação foi apurado através de pesquisas de preço no mercado Local. 
19. CONCLUSÃO 
19.1.
 Esta reposição de material visa atender melhor o a Assessoria de Comunicação desta Casa de Leis. 
 
20. ENCARTE:  
20.1 
E parte integrante deste Termo de Referência  o seguinte: 
Eu, Deputado SANDOVAL CARDOSO,  Presidente e Ordenador de Despesa da Assembleia Legislativa do Estado 
do Tocantins, conforme disposto no inciso I § 2° do Art. 7° da Lei 8,666/93 e suas alterações, APROVO o presente  
Termo  de  Referência  ,  que    visa  à  aquisição  de  equipamentos  fotográficos  e  de  vídeo  para  atender  a  Diretoria  de 
Comunicação,  sendo:  câmeras  fotográficas  com  acessórios  e  VT  (HDV  VÍDEO),  coforme  as  especificações 
constantes neste Termo de Referência.                                                   

                                                                                                         Palmas (TO)_____de _________de 2013 

 

                                ______________________________________ 
                                                     Sandoval Cardoso 
 
                               ________________________________________ 
                                              Joaquim Carlos Parente Júnior 
 
                              _________________________________________ 
                                               Luiz Celso de Barros Júnior 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

_____________________________________________________________________________________________________________________ 

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ANEXO II 

 
 

MINUTA DE CONTRATO 

 

 

TERMO  DE  CONTRATO  Nº  ____/2013,  ASSEMBLEIA 
LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS E A EMPRESA 
_______________ VISANDO A ________________ (RESUMO DO 
OBJETO) 
 
 

 
CONTRATANTE:  ASSEMBLEIA  LEGISLATIVA  DO  ESTADO  DO  TOCANTINS
,  instituição  de  direito 
público, inscrita no Ministério da Fazenda sob o nº ___________________, com sede na Praça dos Girassóis, S/N, 
em Palmas, Capital do Estado do Tocantins, neste ato representada pelo Senhor Deputado Sandoval Lôbo Cardoso, 
Presidente da AL/TO, conforme Ato nº ____________. 
 
CONTRATADA:  
pessoa  jurídica  de  direito  privado,  com  sede  na  __________,  inscrita  no  Ministério  da  Fazenda 
sob  o  nº  ______________,  por  seu  Representante  Legal,  têm  justos  e  certos  o  presente  Contrato,  mediante  as 
Cláusulas e condições seguintes: 
 
CLÁUSULA PRIMEIRA - FUNDAMENTO LEGAL 
 
1.1. 
O presente Contrato decorre da Adjudicação na forma da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, com aplicação 
subsidiária  da  Lei  nº  8.666,  de  21  de  junho  de  1993,  tudo  constante  do  processo  protocolado  nesta  Assembleia 
Legislativa,  sob  o  nº  00399/2013,  Pregão  Eletrônico  n.º  002/2013,  que  passam  a  fazer  parte  integrante  deste 
instrumento, independente de transcrição. 
 
 
CLÁUSULA SEGUNDA – OBJETO E VALORES 
 
2.1
  Constitui  objeto  do  presente  ________________,  conforme  especificações  constantes  no  Edital  e  respectiva 
Proposta de Preços, parte integrante deste Contrato independente de transcrição, sendo: 
 

Fornecedor: 
CNPJ:                                                                               Telefone: 
Endereço: 

Item 

Unid.  Qtd 

Discriminação 

Preço Unitário 

Preço Total 

 

 

 

 

 

 

 
CLÁUSULA TERCEIRA - CONDIÇÕES ESPECIAIS 
 
3.1  A  CONTRATADA  
obriga-se  a  executar  o  fornecimento  em  perfeita  harmonia  e  concordância  com  as  normas 
adotadas pela CONTRATANTE, com especial observância dos termos do instrumento da licitação deste Contrato. 
 
3.2  
Todas  as  despesas  necessárias  à  execução  do  objeto  não  descritas  na  planilha  orçamentária,  como  encargos 
sociais,  trabalhistas  e  previdenciários,  tributos,  fretes,  tarifas,  emolumentos,  licenças,  seguro  em  geral,  bem  como 
encargos  decorrentes  de  fenômenos  de  natureza  infortunística,  trabalhista,  responsabilidade  civil  para  quaisquer 
danos e prejuízos causados à AL/TO e/ou terceiros, gerados direta ou indiretamente pela execução do objeto, dentre 
outras, são de responsabilidade da proponente. 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

_____________________________________________________________________________________________________________________ 

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

Palácio Deputado João D’Abreu – Praça dos Girassóis S/N – Palmas – Tocantins 

CEP 77.001-902 – Telefone: (63) 3212-5121 FAX 3212-5121 – E-mail: licitacoes@al.to.gov.br 

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3.3
  A  entrega  do  produto  deverá  ser  executada  de  acordo  com  as  especificações  no  termo  de  referência,  em  local, 
quantidades e prazos estabelecidos pela CONTRATANTE. 

 

 
CLÁUSULA QUARTA - VALOR E FORMA DE PAGAMENTO 
 
4.1. O valor total da contratação é de 
R$ (________________________________). 
 
4.1.1. A Contratada deverá apresentar a Nota Fiscal correspondente ao produto entregue. 
 
4.1.2.  A  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins  reserva-se  ao  direito  de  não  atestar  a  Nota  Fiscal  para  o 
pagamento  se  os  dados  constantes  da  mesma  estiverem  em  desacordo  com  os  dados  da  empresa  vencedora,  ou  o 
produto fornecido não estiver em conformidade com a especificação apresentada na proposta. 
 

 

4.1.3.

 

A  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins  efetuará  o  pagamento,  mediante  ordem  bancária,  contra 

qualquer  entidade  bancária  indicada  na  proposta,  devendo  para  isto  ficar  explicitado  o  nome  do  banco,  agência, 
localidade e número da conta corrente em que deverá ser efetivado o crédito, no prazo de 15 (quinze) dias, após o 
recebimento  definitivo  da  nota  fiscal,  devidamente  atestada  pela  Diretoria  de  Comunicação  da  Assembleia 
Legislativa do Estado do Tocantins. 

 

4.1.4. O CNPJ constante na Nota Fiscal deverá ser o mesmo indicado na proposta. 
 
4.1.5.
  No  caso  de  atraso  de pagamento,  desde  que  a  CONTRATADA  não  tenha  concorrido  de  alguma  forma  para 
tanto, serão devidos pela CONTRATANTE, encargos moratórios à taxa nominal de 6% a.a. (seis por cento ao ano), 
capitalizados diariamente em regime de juros simples. 

4.1.5.1.  O  valor  dos  encargos  será  calculado  pela  fórmula:  EM  =  I  x  N  x  VP,  onde:  EM  =  Encargos 

moratórios  devidos;  N  =  Números  de  dias  entre  a  data  prevista  para  o  pagamento  e  a  do  efetivo 
pagamento;  I  =  Índice  de  compensação  financeira  =  0,00016438;  e  VP  =  Valor  da  prestação  em 
atraso. 

 
CLÁUSULA QUINTA – DA VIGÊNCIA DA CONTRATAÇÃO 
 
5.1
  O prazo de  vigência  do Termo  de  Contrato  a  ser  celebrado  é  até  o  dia  31  do  mês  de  dezembro  do  ano  de 
2013 
e terá início a partir da assinatura do contrato. 
 
CLÁUSULA SEXTA - DOTAÇÃO E RECURSOS 
 
6.1.
 As despesas decorrentes do objeto licitado correrão por conta da Dotação Orçamentária: 
- Unidade Orçamentária: 10100 – Assembleia Legislativa do Tocantins 
- Programa de Trabalho: 2013.01.031.1038.2342.0000 – Coordenação e Manutenção dos Serviços Administrativos 
Gerais. 
- Natureza da Despesa: 4.4.90.52 – Material Permanente 
 
 
CLÁUSULA SÉTIMA - DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E MULTAS 
 
7.1. 
A licitante poderá ficar pelo prazo de até 05 (cinco) anos impedida de licitar e contratar com a Administração 
Pública e descredenciada no Sicaf e do Cadastro de Fornecedores da AL/TO, nos seguintes casos: 
a) Deixar de entregar a documentação exigida para o certame; 
b) Apresentar documentação falsa; 
c) Fizer declaração falsa; 
d) Convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não celebrar o contrato; 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

_____________________________________________________________________________________________________________________ 

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Palácio Deputado João D’Abreu – Praça dos Girassóis S/N – Palmas – Tocantins 

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e) Ensejar o retardamento da execução de seu objeto; 
f) Não mantiver a proposta; 
g) Falhar ou fraudar na execução do contrato; 
h) Comportar-se de modo inidôneo; 
i) Cometer fraude fiscal. 
 
7.2. Nos termos do artigo 86 da Lei 8.666/93, nas hipóteses de atraso injustificado no fornecimento do produto ou 
descumprimento  de  cláusula  contratual,  será  aplicada  multa  de  mora  à  CONTRATADA  de  0,1%  (um  décimo  por 
cento)  sobre  o  valor  do  contrato,  por  dia  de  atraso,  até  o  limite  de  15  (quinze)  dias,  ou  por  ocorrência  do 
descumprimento. 
 

7.2.1. O atraso injustificado no fornecimento do produto superior ao determinado no Termo de Referência 

caracteriza a inexecução total do contrato. 

 

7.3. Pela inexecução total ou parcial do objeto do contrato, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins poderá 
nos  termos  do  art.  87  da  Lei  8.666/93,  garantidos  o  direito  do  contraditório  e  da  ampla  defesa,  aplicar  à 
CONTRATADA as seguintes penalidades: 
a) Advertência; 
b) Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor da proposta; 
c) Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração desta Casa, 
por prazo não superior a 02 (dois) anos; 
d)  Declaração  de  inidoneidade  para  licitar  ou  contratar  com  a  Administração  Pública  enquanto  perdurarem  os 
motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou 
a  penalidade,  que  será  concedida  sempre  que  o  contratado  ressarcir  a  Administração  pelos  prejuízos  resultantes  e 
depois de decorrido o prazo da sanção aplicada com base no subitem anterior. 
 
7.4.

 

A  aplicação  de  multas,  bem  como  a  anulação  do  empenho  ou  a  rescisão  do  contrato,  ou  todas  as  sanções 
relacionadas  neste  edital  serão  precedidas  de  processo  administrativo,  mediante  o  qual  se  garantirá  a  ampla 
defesa e o contraditório. 
 

 

CLÁUSULA OITAVA – DA FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO 
 
8.1.    
A  CONTRATADA  ficará  sujeito  a  mais  ampla  e  irrestrita  fiscalização,  obrigando-se  a  prestar  todos  os 
esclarecimentos  porventura  requeridos  pela  CONTRATANTE,  que  designará  um  servidor  responsável  pelo 
acompanhamento e execução do contrato. 
 
8.2.  A  existência  de  fiscalização  da  CONTRATANTE  de  nenhum  modo  diminui  ou  altera  a  responsabilidade  da 
CONTRATADA na prestação do objeto a ser executado. 
 
8.3. CONTRATANTE poderá exigir o afastamento de qualquer funcionário ou preposto da CONTRATADA que 
venha a causar embaraço à  fiscalização ou que adote procedimento incompatível com o exercício das  funções que 
lhe forem atribuídas. 
 
CLÁUSULA NONA - RESCISÃO DO CONTRATO 
 
9.1 
O Contrato poderá ser rescindido unilateralmente pela CONTRATANTE, ou bilateralmente, sempre atendido a 
conveniência administrativa no interesse da Administração. 
 
9.2 
Os motivos para rescisão do Contrato são os enumerados no art. 78 de Lei 8.666/93. 
 

9.2.1 Também caberá a rescisão do Contrato, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, 

quando a CONTRATADA transferir o objeto, no todo ou em parte, sem prévia autorização da CONTRATANTE. 
 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

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Palácio Deputado João D’Abreu – Praça dos Girassóis S/N – Palmas – Tocantins 

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CLÁUSULA DÉCIMA - TRIBUTOS 
 
10.1
  É  de  inteira  responsabilidade  da  CONTRATADA  os  ônus  tributários  e  encargos  sociais  resultantes  deste 
Contrato, inclusive os decorrentes da Legislação Trabalhista e da Previdência Social. 
 
10.2  
Em  caso  algum,  a  CONTRATANTE  pagará  indenização  à  CONTRATADA  por  encargos  resultantes  da 
Legislação Trabalhista e da Previdência Social, oriundos de Contrato entre a mesma e seus empregados. 
 
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES: 

 

11.1 OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE 

11.1.1. Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pela CONTRATADA. 
11.1.2. Pagar a importância correspondente à aquisição, no prazo contratado. 
11.1.3.  Rejeitar,  no  todo  ou  em  parte,  os  bens  que  a  CONTRATADA  entregar  fora  das  especificações 
deste Termo de Referência. 

 
11.2. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 

11.2.1.  Substituir,  às  suas  expensas,  no  total  ou  em  parte,  nos  prazos  estabelecidos,  os  bens  em  que  se 
verificarem vícios, defeitos ou incorreções.  
11.2.2. Responder pelas despesas resultantes de quaisquer ações, demandas decorrentes de danos, seja por 
culpa  dela  ou  quaisquer  de  seus  empregados  e  prepostos,  obrigando-se,  igualmente,  por  quaisquer 
responsabilidades decorrentes de ações judiciais de terceiros, que lhes venham a ser exigidas por força de 
Lei, ligadas ao cumprimento do presente Contrato. 
11.2.3. Entregar os bens no prazo contido na proposta, e neste Termo de Referência.

 

 

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – DA VINCULAÇÃO 
 
12.1.  O  presente  Contrato  fica  vinculado  aos  termos  e  condições  determinados  no  Edital  do  Pregão  Eletrônico  nº 
002/2013. 
 
CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – DA LEGISLAÇÃO E CASOS OMISSOS 
 
13.1.  O  presente  instrumento,  inclusive  os  casos  omissos,  regula-se  pela  Lei  de  Licitações  e  Contratos 
administrativos (Lei Federal nº 8.666/1993). 
 
CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – DO GESTOR E FISCAL DO CONTRATO 
 
14.1 Será designado por intermédio de Portaria, após a realização dos procedimentos licitatórios, um servidor para 
gerir e fiscalizar o contrato. 
 
CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – DA EFICÁCIA E DA PUBLICAÇÃO 
 
15.1.  O  presente  instrumento  será  publicado,  em  resumo,  no  Diário  Oficial  da  Assembleia  Legislativa,  que  é 
condição indispensável para sua eficácia, consoante dispõe o artigo 61, parágrafo único da Lei nº 8.666/1993. 
 
 
CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – DO FORO 
 
16.1.  As  questões  decorrentes  da  execução  deste  Instrumento,  que  não  possam  ser  dirimidas  administrativamente, 
serão  processadas  e  julgadas,  no  Foro  competente  da  cidade  de  Palmas/TO,  com  exclusão  de  qualquer  outro,  por 
mais privilegiado que seja. 

 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

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17 

 

Fica  expressamente  vedada  à  vinculação  deste  Contrato  em  operação  de  qualquer  natureza  que  a 

CONTRATADA tenha ou venha a assumir. 
 

E, para firmeza e validade do que foi pactuado, lavrou-se o presente Contrato em 3 (três) vias de igual teor 

e  forma,  para  que  surtam  um  só  efeito,  às  quais,  depois  de  lidas,  são  assinadas  pelos  representantes  das  partes 
CONTRATANTE CONTRATADA
 

Palmas (TO), dia ___ de _________ 2013. 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

_____________________________________ 

____________________________________ 

CONTRATANTE 

CONTRATADA 

Dep. SANDOVAL LÔBO CARDOSO 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 

Presidente AL/TO 

 

 

 

_____________________________________ 

____________________________________ 

1

a

. Testemunha 

2a. Testemunha 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 

 

 


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ANEXO III 

 
 

 

(MODELO - PROPOSTA DE PREÇOS) 

(em papel timbrado da licitante) 

 

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 002/2013 

 
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS 

 
 

Proposta  que  faz  a  empresa  _______________________________,  inscrita  no  CNPJ/CGC  (MF)  nº 

_________________________ 

inscrição 

estadual 

nº__________________, 

estabelecida 

no(a) 

____________________________________,  em  conformidade  com  o  Edital  de  PREGÃO  ELETRÔNICO  Nº 
002/2013.
 
 

 

Portanto,  oferecemos  a  esse  Órgão  o  preço  a  seguir  indicado,  para  a  aquisição  dos  produtos  descritos  no 

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA: 
 

Item 

Discriminação 

Marca / 

modelo/  

Quant. 

(Unidade) 

Valor Unit. 

Valor 

Total 

 
 

 

licitante 

deve 

descrever 

todas 

as 

características  dos  produtos  ofertados,  se 
atentando  às  exigências  mínimas  constantes 
do Edital 

 

 

 

 

01 

 
*Obs:  O  proponente  deve,  obrigatoriamente,  descrever  os  produtos_  efetivamente  ofertados,  se  vinculando 
tão somente às exigências mínimas constantes no presente Edital. 
 

O VALOR DO TOTAL GERAL ofertado por esta empresa é de: 

R$ __________________ 

(_______________________) 

Dados da empresa: 
 
 

a) Razão Social: ________________________________________________; 

 
 

b) CNPJ (MF) nº: ________________________________________________; 

 
 

c) Inscrição Estadual nº: __________________________________________; 

 
 

d) Endereço: ____________________________________________________; 

 
 

e) Fone: _____________________ Fax (se houver): ____________________; 

 
 

f) CEP: __________________________; e 

 
 

g) Cidade: ________________________ Estado: _______________________; 

 
 

h) Banco _________ Agência nº:_________Conta nº:___________________. 


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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

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Dados do responsável para assinatura do contrato e outros 

 
Nome: __________________________________________________ 
 
RG nº: __________________________________________________ 
 
CPF nº: _________________________________________________ 
 
Cargo/Função ocupada: ____________________________________ 
 
Fone: ___________________________________________________ 
 
E-mail:__________________________________________________ 

 
 

Prazo  de  validade  da  proposta:  ___________________  (não  inferior  a  60  dias),  contado  da  data  da 

entrega de seu respectivo envelope. 
 

Prazo de entrega:___________________________________________ 
 
Garantia:_________________________________________________ 
 
 

 

Cidade/UF, ____ de ______________ de _______. 

 
 
 
 
 

 
 

(Assinatura, nome, cargo, RG do representante legal e carimbo da empresa)