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COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 

 

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 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 

 
ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 003/2016 
Pregão Presencial nº 007/2016 
Processo nº 00233/2016 
Validade 12 meses 
 
A  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins,  instituição  de  direito  público,  inscrita  no 
Ministério da Fazenda sob o nº 25.053.125/0001-00, com sede na Praça dos Girassóis, Centro, em 
Palmas,  Capital  do  Estado  do  Tocantins,  neste  ato  representada  pelo  Senhor  Osires  Rodrigues 
Damaso
, Presidente da Assembleia Legislativa, CPF nº 278.482.801.87, RG nº 1.599.071 SSP-GO, 
residente e domiciliado nesta Capital, 
 
Resolve: 
Registrar os preços para contratação de empresa com objeto de serviços jurídicos, na forma de um 
Registro  de  Preços,  visando  a  pesquisa  e  identificação  de  ativos  passiveis  de  serem  alienados, 
recuperados  e/ou  compensados  em  favor  da  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins

proveniente  da  sessão  pública  do  Pregão  Presencial  em  epígrafe,  sucedido  em  sua  sessão  de 
abertura realizada em 03/11/2016, às 9h (nove horas). 
 
1. DO FUNDAMENTO LEGAL 
 
A  presente  Ata  decorre  da  Homologação  do  Sr.  Presidente  da  AL-TO  constantes  nos  autos  do 
processo acima citado, na  forma da Lei Federal nº  10.520 de 17 de julho  de 2002 , Lei Federal nº 
8.666  de  21  de  junho  de  1993,  Lei  Complementar  nº  123  de  14  de  dezembro  de  2006,  Decretos 
Estaduais nº 2.434  e 2.435 de 06 de junho de 2005 (inclui-se em todas as alterações promovidas, 
no que couber).  
 
2. DO CONTEMPLADO EM 1º LUGAR 
 

Fornecedor: BICHARA ADVOGADOS 

CNPJ: 04.182.212/0001-98    Telefone: (21) 3231-8011   E-mail: bicharalaw@bicharalaw.com.br 
Endereço: 
Avenida General Justo nº 365 2º e 9º andares, Centro, CEP 20021-130 - Rio de  
Janeiro-RJ  

Itens 

Quant. 
/ Unid. 

Preço  

Item 1. Consultoria para formar o Plano 
 de Trabalho. 

320 
horas 

R$ 1,00 (um real) por hora. 

Item 2. Consultoria para forma o preço 
para alienação da folha de pagamento. 

01 
Und. 

R$ 0,20 (vinte centavos) para cada R$ 1,00  
(Um real) de crédito obtido pela Contratada  
para a Contratante.  

Item 3. Desoneração da folha de  
pagamento de Contribuições  
Previdenciárias Indevidas 

01 
Und. 

R$ 0,20 (vinte centavos) para cada R$ 1,00  
(Um real) de crédito recuperado ou  
compensado, obtido pela Contratada e  
efetivamente utilizado pela Contratante.  
 

Item 4. Análise da conformidade da  
Folha de Pagamento. 

01  
Und. 

R$ 28,60 (vinte e oito reais e sessenta centavos) 
por análise de cada contracheque da folha da  
pagamento da Contratante. 

TOTAL                   R$ 30,00 (trinta reais) 

 
3. DO OBJETO 
 
3.1.
 Contratação de empresa com objeto de serviços jurídicos, na forma de um Registro de Preços, 
visando  a  pesquisa  e  identificação  de  ativos  passiveis  de  serem  alienados,  recuperados  e/ou 
compensados  em  favor  da  Assembleia  Legislativa  do  Estado  do  Tocantins,  através  do  Pregão 
Presencial em epígrafe
, conforme especificações do Edital e Termo de Referência. 


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3.2.  Fica  expressa  que  todas  as  despesas  geradas  para  execução  do  avençado  serão  de  inteira 
responsabilidade do fornecedor registrado, inclusive as obrigações previdenciárias e trabalhistas; 
 
4. DA VALIDADE E REAJUSTAMENTO 
 
4.1
. A presente Ata de Registro de Preços terá a validade de 12 (doze) meses, contados a partir de 
sua publicação em imprensa oficial do Estado do Tocantins. 
 
4.2
.  Poderá  a  Administração,  mesmo  comprovada  à  ocorrência  mencionada  no  parágrafo  anterior, 
optar por cancelar a Ata e providenciá-la em outro procedimento licitatório. 
 
4.3.  Fica  facultada  a  Administração  em  firmar  as  contratações  que  poderão  advir,  pela  Ata  de 
Registro  de  Preços,  podendo  ser  adquirido  o  mesmo  objeto  ora  registrado,  por  outros  meios 
previstos legalmente.   
 
4.4.  Caso  evidenciado  que  o  valor  registrado  em  Ata  tornar-se  superior  ao  praticado  no  mercado 
será  convocado  o  classificado  em  primeiro  lugar,  para  negociações,  e  tendo  estas  frustradas, 
convocados os remanescentes pela ordem de classificação para assim fazê-lo. 
 
4.5
. Caso evidenciado que o valor registrado em Ata tornar-se inferior ao praticado no mercado, e o 
vencedor  classificado  em  primeiro  lugar  declarar  a  impossibilidade  de  fornecimento  nos  preços 
registrados, este será liberado do compromisso, sem aplicações de penalidades, sendo os demais 
remanescentes convocados, em ordem de classificação para assim fazê-lo. 
 
5. DA GERÊNCIA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 
 
5.1
. Caberá à Comissão Permanente de Licitação CPL 

– AL-TO o gerenciamento deste instrumento, 

no seu aspecto operacional e nas questões legais, em conformidade com as normas que regem a 
matéria. 
 
6. DA UTILIZAÇÃO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 
 
6.1.
  É  permitida  a  adesão  à  presente  Ata  por  qualquer  órgão  da  Administração  Pública,  que 
apresentar pedido de inclusão junto à Comissão Permanente de Licitação da AL-TO condicionada à 
ausência  de  prejuízo  do  compromisso  assumido  em  Ata,  bem  como  observância  da  totalidade  do 
quantitativo licitado. 
 
7. DO CONTRATO 
 
7.1. 
Firmada a solicitação pelo setor requisitante, a empresa vencedora do certame e signatária da 
Ata  de  Registro  de  Preços  será  convocada  para  firmar  o  termo  de  Contrato,  conforme  minuta  do 
Anexo IV, dentro do prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, a contar do recebimento da comunicação. 
 

7.1.1. Este prazo poderá ser prorrogado por igual período, mediante pedido fundamentado e 

aceito pela AL-TO. 

 
7.1.2. Em caso de inobservância do presente item será (ão) aplicada (s) a (s) sanção (ões) 

prevista (s) no item 11 da presente Ata. 
 
7.2.  A  Contratada  deverá  comprovar  a  manutenção  das  condições  demonstradas  para  habilitação 
no ato de assinatura do Contrato e durante o período de execução do objeto. 
 
7.3.  
Caso  o  Adjudicatário  do  certame  não  apresente  situação  regular  no  ato  da  assinatura  do 
Contrato,  ou  recuse-se  a  assiná-lo,  serão  convocados  os  licitantes  remanescentes,  observada  a 
ordem de classificação, para celebrar o Contrato, após verificadas suas condições habilitatórias. 
 
7.4.  Fica  facultado  à  Administração,  quando  o  vencedor  não  assinar  o  Contrato  no  prazo  e 
condições  estabelecidos,  convocar  os  licitantes  remanescentes,  na  ordem  de  classificação,  para 


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fazê-lo  em  igual  prazo,  nas  condições  estabelecidas  no  encerramento  de  seus  lances,  após 
verificadas suas condições habilitatórias. 
 
7.5.  Aplicam-se,  no  que  couberem,  as  disposições  contidas  nos  artigos  54  a  88  da  Lei  Federal  nº 
8.666/93, independentemente de transcrição. 
 
8. DO VALOR E PAGAMENTO 
 
8.1.
 A CONTRATANTE pagará à CONTRATADA os preços registrados nesta Ata, salvo alterações 
conforme notificações inseridas em reajustamentos. 
 
8.2. Fica expressamente estabelecido que os preços contratados incluem todos os custos diretos e 
indiretos para a completa execução do avençado. 
 
8.3.  Quando  notificada  pela  CONTRATANTE  dentro  do  prazo  de  vigência  deste  instrumento,  a 
CONTRATADA  fica  obrigada  a  aceitar,  nas  mesmas  condições  contratuais,  os  acréscimos  ou 
supressões que se fizerem necessários, até os limites previstos no § 1º do art. 65 da Lei 8.666/93, 
inclusive quanto aos valores, tendo como base o valor inicial do  Contrato, mediante celebração de 
Termo Aditivo, sempre precedido de justificativa técnica por parte da CONTRATANTE. 
 
8.4
.  Os  pagamentos  devidos  ao  licitante  serão  efetuados  em  moeda  corrente  nacional,  de  acordo 
com as quantidades executadas. 
 
8.5 Os pagamentos serão efetuados da seguinte forma: 

8.5.1.  A  contratada  deverá  entregar  a  nota  fiscal  e  fatura  correspondentes  aos  itens 

efetivamente entregues, na Diretoria de Área Administrativa da AL-TO; 

 
8.5.2. Os itens deverão ser, rigorosamente, aqueles descritos na Nota de Empenho, sendo 

que, na hipótese de entrega de serviço diverso, o pagamento ficará, em sua totalidade, suspenso 
até a respectiva regularização.  

 
8.5.3. O pagamento somente será efetivado depois de verificada a regularidade fiscal do 

Contratado,  e  após  o  recebimento  definitivo  do  objeto,  ficando  esse  ciente  de  que  as  certidões 
apresentadas no ato da contratação deverão ser entregues novamente, em plena validade, em cada 
fase de pagamento. 

 
8.5.4. O CNPJ constante da nota fiscal deverá ser o mesmo indicado na proposta e Nota 

de Empenho.  

 
8.5.5. O pagamento será efetuado em até 10 (dez) dias úteis, a partir da atestação da fatura 

do objeto adquirido, mediante ordem bancária em conta do contratado. 

 

8.6.  É  obrigatório  que  conste  na  respectiva  Nota  Fiscal  o  detalhamento  de  todos  os  impostos 
incidentes sobre os itens, de forma detalhada. 
 
8.7. 
Durante a vigência da Ata o licitante detentor do preço registrado deverá manter as condições 
de  habilitação  exigidas  no  Pregão  Presencial  nº  007/2016,  parte  integrante  deste  instrumento, 
independente de transcrição. 
 

9. DOS PRAZOS DE ENTREGA 

 
9.1
.  A  contratada  deverá  entregar  os  serviços  nas  quantidades  e  prazos  estabelecidos  no  item  15 
Cronograma Físico-Financeiro do Anexo II.  Essa entrega se dará sob a supervisão da Diretoria de 
Área Administrativa da AL-TO responsável por aferir o recebimento definitivo do objeto e fornecer o 
Atesto na Nota Fiscal/Fatura emitida pela Contratante; 
 
9.2.    
A  Administração  rejeitará,  no  todo  ou  em  parte,  produto  ou  serviço  fornecido  em  desacordo 
com o Contrato. 


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10. DOS TRIBUTOS 

 
10.1
.  É  de  inteira  responsabilidade  da  CONTRATADA  os  ônus  tributários  e  encargos  sociais 
resultantes  deste  Contrato,  inclusive  os  decorrentes  da  Legislação  Trabalhista  e  da  Previdência 
Social. 
10.2.  Em  caso  algum,  a  CONTRATANTE  pagará  indenização  à  CONTRATADA  por  encargos 
resultantes da Legislação Trabalhista e da Previdência Social, oriundos de Contrato entre a mesma 
e seus empregados. 
 
11. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS 
 
11.1.  
Pela  inexecução  total  ou  parcial  das  condições  estabelecidas  em  Ata  e  consequente 
Contrato, a  AL-TO garantida a prévia  defesa do  licitante,  que  deverá ser  apresentada no  prazo de 
05 (cinco) dias úteis a contar da sua notificação, poderá aplicar, sem prejuízo das responsabilidades 
penal e civil, as seguintes sanções: 

 
a)
  ADVERTÊNCIA,  por  escrito,  quando  o  licitante  deixar  de  atender  quaisquer  indicações 

aqui constantes; 

b)  MULTA  COMPENSATÓRIA/INDENIZATÓRIA  no  percentual  de  10%  (dez  por  cento) 

calculado  sobre  o  valor  global  da  Ata de  Registro  de  Preços  e  Contrato 

– em caso de inexecução 

total, ou do valor correspondente à parte contratual não cumprida 

– inexecução parcial; 

c)  SUSPENSÃO  TEMPORÁRIA  DE  PARTICIPAR  EM  LICITAÇÃO  E  IMPEDIMENTO  DE 

CONTRATAR COM A AL-TO pelo prazo de até 02 (dois) anos; 

d)  DECLARAÇÃO  DE  INIDONEIDADE  PARA  LICITAR  E  CONTRATAR  COM  A 

ADMINISTRAÇÃO  PÚBLICA  enquanto  perdurarem  os  motivos  determinantes  da  punição  ou  até 
que  seja  promovida  a  reabilitação,  na  forma  da  Lei,  perante  a  própria  autoridade  que  aplicou  a 
penalidade. 

 

11.2.  Na  hipótese  de  atraso  no  cumprimento  de  quaisquer  obrigações  assumidas  pelo  licitante 
vencedor,  a  esta  será  aplicada  multa  moratória  de  0,5%  (zero  vírgula  cinco  por  cento)  sobre  o 
valor do empenho, por dia de atraso, limitada a 10% (dez por cento) do valor inadimplido. 
 
11.3.
  O  valor  da  multa  aplicada  (tanto  compensatória  quanto  moratória)  deverá  ser  recolhido  na 
conta  bancária  indicada  pela  Diretoria  de  Área  Administrativa  da  AL-TO  dentro  do  prazo  de  05 
(cinco) dias úteis após a respectiva notificação. 
 
11.4.
 Caso não seja paga no prazo previsto no subitem anterior, ela será descontada por ocasião do 
pagamento posterior a ser efetuado pela AL-TO sob pena de inscrição em Dívida Ativa. 
 
11.5
. A aplicação de quaisquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo, 
que assegure o contraditório e a ampla defesa, conforme os preceitos legais da Lei nº 8.666/93. 
 
12. DO CANCELAMENTO DO REGISTRO DE PREÇOS 
 
12.1
. Os preços registrados na presente Ata poderão ser cancelados de pleno direito, nas seguintes 
situações, além de outras previstas no Edital e em lei: 
 

I. No caso do fornecedor classificado recusar-se a atender à convocação para assinar a Ata 

de Registro de Preços no prazo estabelecido pela Administração, sem justificativa aceitável. 

II.  Na  hipótese  do  detentor  de  preços  registrados  descumprir  as  condições  desta  Ata  de 

Registro de Preços. 

III.  Na  hipótese  do  detentor  de  preços  registrados  recusar-se  a  firmar  Contrato  com  os 

participantes do SRP, no prazo estabelecido pela Administração, sem justificativa aceitável. 

IV. Na hipótese do detentor de preços registrados não aceitar reduzir os preços registrados 

quando estes se tornarem superiores aos de mercado. 

V.  Nos  casos  em  que  o  detentor  do  registro  de  preços  ficar  impedido  ou  for  declarado 

inidôneo para licitar ou contratar com a Administração. 


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VI. E ainda, por razões de interesse público, devidamente fundamentado. 

 
12.2.  A  comunicação  do  cancelamento  do  registro  de  preços,  nos  casos  previstos  nesta  cláusula, 
será  feita  por  correspondência  com  aviso  de  recebimento  ou  por  meio  eletrônico,  juntando-se 
comprovante nos autos do processo que deu origem ao cancelamento. 
 
12.3.
  No  caso  de  ser  ignorado,  incerto  ou  inacessível  o  endereço  do  fornecedor,  a  comunicação 
será feita mediante publicação no Diário Oficial do Estado do Tocantins, considerando-se cancelado 
o registro de preços a partir de 05 (cinco) dias úteis contados da última publicação. 
 
12.4.
 Fica assegurado o direito à defesa e ao contraditório nos casos de cancelamento de registro 
de preços de que trata esta Cláusula, sendo oferecido o prazo de 05 (cinco) dias úteis contados da 
ciência do cancelamento, para interposição do recurso. 

 

13. DA FISCALIZAÇÃO E DO ACOMPANHAMENTO 
 
13.1 
O Fornecedor ficará sujeito a mais ampla e irrestrita fiscalização, obrigando-se a prestar todos 
os esclarecimento porventura requeridos pela AL-TO 
 
13.2. A existência de fiscalização da  AL-TO de nenhum modo diminui ou altera a responsabilidade 
do Fornecedor na prestação dos serviços a serem executados. 
 
13.3. A AL-TO poderá exigir o afastamento de qualquer funcionário ou preposto do Fornecedor que 
venha a causar embaraço à fiscalização, ou que adote procedimento incompatível com o exercício 
das funções que lhe forem atribuídas. 
 
14. DO FORO 
 
14.1
. Para dirimir quaisquer dúvidas decorrentes do presente Contrato, elegem as partes o Foro da 
cidade de Palmas (TO), com renúncia expressa a qualquer outro por mais privilegiado que seja. 
 

15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

 
15.1
.  Reger-se-á  a  presente  Ata  de  Registro  de  Preços,  no  que  for  omisso,  pelas  disposições 
constantes na Lei Federal nº 10.520 de 17 de julho de 2002, Lei Federal nº 8.666 de 21 de junho de 
1993,  Lei  Complementar  nº  123  de  14  de  dezembro  de  2006,  e  no  que  couber  dos  Decretos 
Administrativos no. 157/2008-P e 105/2008-P, dos Decretos Federais no. 3.555/2000 e 3. 931/2001. 
(inclui-se em todas as alterações promovidas, no que couber). 
 

16. DAS ASSINATURAS 

 
16.1.
 Assinam a presente Ata de Registro de Preços, o Presidente desta AL-TO, e o representante 
da empresa vencedora. 
 

Palmas -TO, 1º de dezembro de 2016. 

 
 
 

 

Osires Rodrigues Damaso 

Presidente AL-TO 

 

 

Fábio Lopes Vilela Berbel 

Representante  

Bichara Advogados