CPI do Igeprev aprova convocação e convite de depoentes

Por Elpídio Lopes-AL
18/11/2014 22h23 - Publicado há 9 anos
Ex-diretor do Igeprev é convocado
Ex-diretor do Igeprev é convocado
Clayton Cristus / HD

Os membros da CPI do Igeprev aprovaram na manhã desta terça-feira, dia 18, a convocação do ex-diretor de investimento do Instituto de Previdência, Edson Santana Matos, responsável no passado pelas aplicações financeiras do órgão. A convocação da contadora do doleiro Alberto Youssef, Meire Poza, foi revalidada, pois tinha perdido valor após o vencimento do prazo da comissão, ocorrido no dia 31 de outubro. O plenário da Assembleia Legislativa aprovou a prorrogação da CPI na semana passada e terá mais sessenta dias para suas diligências.

A delegada da Superintendência da Polícia Federal de Brasília, Andréia Pinho Albuquerque, foi convidada para comparecer à CPI a fim de esclarecer o provável envolvimento de políticos do Tocantins nos desvios de recursos do Igeprev. A delegada recentemente encaminhou resposta ao pedido da Comissão Parlamentar que lhe solicitava cópia de uma agenda/caderno atribuída ao doleiro Fayed Traboulsi.

No caderno constam anotações que sugerem o repasse de dinheiro “sujo” a políticos e empresários de todo o país. A resposta da delegada foi lida no expediente da sessão desta terça-feira, dia 18. Outro requerimento aprovado pede ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a concessão de um analista de contas à CPI para colaborar nas análises da documentação em poder da Comissão.

Os parlamentares contaram com a assessoria do delegado Alberto Carlos Rodrigues Cavalcante, cedido pela Secretaria de Segurança Pública. (Elpídio Lopes)