Luana propõe política de prevenção às doenças ocupacionais

Por Maisa Medeiros/ AL
25/11/2014 12h19 - Publicado há 9 anos
Política de prevenção de doenças ocupacionais é proposta
Política de prevenção de doenças ocupacionais é proposta
Clayton Crystus / HD

 Foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na sessão matutina desta quarta-feira, dia 19, projeto de autoria da deputada Luana Ribeiro (PR) que institui a política estadual de prevenção às doenças ocupacionais do educador da rede estadual de ensino. O objetivo é orientar os profissionais sobre os riscos de doenças decorrentes do exercício profissional e indicar métodos e formas preventivas de combate a esses males.

Uma das propostas da política é encaminhar o profissional que tenha adquirido alguma enfermidade em virtude da ocupação ao tratamento adequado. São classificadas como doenças ocupacionais dos educadores e demais profissionais da área moléstias como problemas de coluna, problemas alérgicos, oftalmológicos, de voz, lesão por esforço repetitivo, síndrome de Burnout, que se caracteriza pelo estresse crônico e outros de cunho emocional.

“Tão importante quanto discutir estratégias pedagógicas é o desenvolvimento de um programa que trabalhe com meios de prevenir e encaminhar ao tratamento com especialistas os profissionais que apresentam ocorrências dessas moléstias. Nossa intenção é reduzir o número de agravos e contribuir para uma melhoria de vida desses profissionais”, destacou Luana Ribeiro.