Sessão especial rende homenagem aos 15 anos da Faculdade Católica

Por Maisa Medeiros/AL
26/11/2014 15h35 - Publicado há 9 anos
A instituição mantém dois campi em Palmas
Koró Rocha / HD

Uma sessão especial realizada na manhã desta terça-feira, dia 25, comemorou os 15 anos da Faculdade Católica no Tocantins. A solenidade atendeu a um requerimento de autoria da deputada Josi Nunes (PMDB), como forma de reconhecimento à importância da instituição no Estado e à sua contribuição para a educação superior.

Representando a faculdade, o diretor-geral da Católica do Tocantins, Professor Mestre Padre José Romualdo Degasperi, fez um pronunciamento em que destacou a trajetória da universidade no Estado, os valores inseridos e a missão com o ensino superior. Agradeceu também as parcerias importantes ao desenvolvimento da instituição e enfatizou o empenho de professores e acadêmicos para o sucesso de seus projetos.

Por sua vez, o deputado Eli Borges (PROS), que representou a deputada Josi Nunes na solenidade,   ressaltou a sua alegria em homenagear a universidade por seu compromisso com a educação e pelo fortalecimento dos valores éticos e cristãos. “Acompanhei o nascimento da Católica em 1999, o crescimento dessa universidade que acreditou no Estado e muito investiu nessa área do ensino com a oferta de cursos, sempre visando ao desenvolvimento do ser humano e à valorização de valores cristãos. Isso tem feito a diferença em tempos de crise social e ataques à liberdade de expressão da nossa fé”, enfatizou.

Faculdade Católica

Em seus 15 anos de criação e 11 de funcionamento, a Católica, unida à sua mantenedora, a União Brasiliense de Educação e Cultura, já construiu dois campi, com 76 salas de aulas, 17 laboratórios, seis salas de informática, duas bibliotecas com 7.596 títulos, 41.606 volumes e 5.819 periódicos, oito salas para administração e uma capela.

Conta com a Escola de Negócios, integrada pelos Cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Gestão Ambiental; de Ciências Agrárias, pelos cursos de Agronomia, Zootecnia; de Politécnica, pelos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação; e de Ciências Jurídicas, pelo Curso de Direito.

Legou inúmeros profissionais à sociedade, como administradores de empresa, advogados, contadores, gestores de sistemas de informação, agrônomos e zootecnistas. Como sua meta consta a ampliação física e acadêmica, sendo esta nas áreas do ensino graduado e pós-graduado stricto e lato sensu, de pesquisa e extensão. Pretende ainda enveredar pelos caminhos da inovação, do fortalecimento do empreendedorismo e da parceria com empresas.

A missão da Católica do Tocantins é potencializar a formação integral do cidadão por meio da geração e transferência de conhecimento e da educação evangelizadora, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Tem como visão de futuro ser centro universitário de referência na região, reconhecido pela excelência dos processos de ensino e aprendizagem e da transferência de conhecimento caracterizada pela pastoralidade, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. (Maisa Medeiros)