Deputado Zé Roberto debate projetos ambientais com entidades

Por Elpídio Lopes-AL
06/05/2015 12h00 - Publicado há 8 anos
Deputado Zé Roberto quer regulamentar utilização de água em estabelecimentos comerciais
Deputado Zé Roberto quer regulamentar utilização de água em estabelecimentos comerciais
Sílvio Santos / HD

O deputado Zé Roberto (PT) reuniu-se em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, dia 4, com representantes de entidades classistas da engenharia para debater projetos de sua autoria que tratam da segurança hídrica no Estado. O parlamentar é autor de três matérias que apontam alternativas de aproveitamento da água da chuva, reúso de água e instalação de sistema de energia solar em prédios públicos.

No intuito de dinamizar a implantação das medidas, o parlamentar abriu o debate com órgãos públicos, sociedade organizada e demais setores que lidam ou se preocupam com a preservação ambiental. Outra reunião será realizado às 9 horas do dia 11, segunda-feira, no gabinete do deputado. No dia 12/05, às 15h o encontro será no plenarinho da Casa com a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), cujo debate contará com mais convidados para definir propostas e sugestões aos projetos.

A partir das 14 horas do dia 25 de maio acontecerá uma audiência pública no plenário da Assembleia, com a presença de populares e setores instituídos cuja afinidade abarque a problemática ambiental. Na reunião de hoje foi proposta, além da obrigatoriedade da adequação às novas regras, a criação de medidas de incentivo aos proprietários abrangidos pelas futuras leis.

Um dos projetos trata da obrigatoriedade da instalação de sistema de energia solar e do reaproveitamento de água da chuva na construção ou reforma de prédios públicos. Outro determina que postos de combustíveis, lava-jatos, transportadoras, empresas de ônibus e locadores de carros instalem equipamentos de tratamento e reutilização da água usada na lavagem de veículos.

É proposta ainda a instituição do sistema de reúso da água da chuva no Tocantins para o seu aproveitamento não potável em condomínios, clubes, entidades, conjuntos habitacionais e demais imóveis industriais e comerciais.

Compareceram à reunião o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), seccional Tocantins, Giovanni Assis, o presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do Tocantins (AMBTO), engenheiro Rafael Marcolino, e os representantes do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Tocantins (Seageto), engenheiros Cassius Ferreira Gariglio e Nivaldo Sampaio. (Elpídio Lopes)