Zé Roberto reforça debate de projetos ambientais com entidades e órgãos públicos

Por Elpídio Lopes-AL
12/05/2015 12h38 - Publicado há 8 anos
Deputado Zé Roberto quer regulamentar reúso de água
Deputado Zé Roberto quer regulamentar reúso de água
Clayton Cristus / HD

Na sequência do debate para subsidiar projetos de sua autoria referentes a questões ambientais, o deputado Zé Roberto (PT) se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 11, com segmentos sociais, empresários e órgãos públicos ambientais. Ao todo, três matérias propõem alternativas de aproveitamento da água da chuva, reúso de água e instalação de sistema de energia solar em prédios públicos.

Mesmo com os projetos em tramitação, o autor abriu o debate para receber sugestões a fim de torná-los aplicáveis e não deixar que se transformem em mais uma lei obsoleta. Assim, a Associação dos Engenheiros Ambientais do Tocantins (AMBTO) e o Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Tocantins (Seageto) apresentaram propostas nesta que foi a segunda reunião sobre o tema.

As devidas sugestões ficaram para ser entregues ao parlamentar na próxima semana, após unificação entre as propostas da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Palmas e dos demais segmentos envolvidos. O proprietário do lava-jato Fragatas, Henrique Lázaro, afirmou que chega a 80% a economia na reutilização da água em um de seus estabelecimentos. Ele repete por até 180 vezes a água empregada na lavagem dos veículos.

A secretária estadual de Meio Ambiente, Luzimeire Carreira, disse que sua assessoria também confeccionou minuta de projeto de lei que visa a regulamentar o uso da energia solar no Estado, proposta que poderá ser anexada ao projeto do parlamentar.

Compareceram ao evento o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), seccional Tocantins, Giovanni Assis, o presidente da AMBTO, engenheiro Rafael Marcolino, os representantes do Seageto, engenheiros Cassius Ferreira Gariglio e Nivaldo Sampaio, e a arquiteta Rosana Delmudes, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Palmas. (Elpídio Lopes)