Assembleia comemora Semana da Enfermagem com solenidade

13/05/2015 18h27 - Publicado há 8 anos
Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia profissionais da saúde
Benhur de Souza / HD / Mais imagens

Em comemoração à Semana da Enfermagem e ao Dia do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem e do Auxiliar de Enfermagem, a Assembleia realizou, na tarde desta terça-feira, dia 12, uma sessão solene. Permeada por homenagens e discursos em louvor à profissão, a sessão contou ainda com a presença do secretário de Saúde, Samuel Bonilha, que representou o governador Marcelo Miranda (PMDB).

Autora do requerimento que originou a sessão, a deputada Valderez Castelo Branco (PP) comentou que a assistência médica só é possível com o trabalho dos profissionais da enfermagem. Ela lembrou ainda do padre José de Anchieta (1534-1597), missionário jesuíta espanhol pioneiro no Brasil, como um precursor da causa por visitar os enfermos em seus domicílios.

Também discursou a vice-presidente da Assembleia, deputada Luana Ribeiro (PR), que ressaltou sua militância pela carga horária de 30 horas semanais para os profissionais de Saúde do Estado. Já a parlamentar Amália Santana (PT) discorreu sobre seus desafios como técnica de enfermagem no antigo norte goiano.

O deputado Ricardo Ayres (PSB) comentou sobre a profissão homenageada que protege o mais fundamental dos direitos do homem, o direito à vida. E o parlamentar Eduardo Siqueira Campos (PTB) declarou que, quando foi senador da República, recusou-se a votar matérias contrárias aos interesses desses profissionais.

Receberam homenagens da Assembleia as profissionais Juliana Maciel Pinto, Fransciele Lira Fontes, Eloíza Elena de Oliveira e Magdalena Carneiro.