Deputados do Tocantins participam de XIX Conferência da Unale

Por Glauber Barros-AL
16/06/2015 12h22 - Publicado há 8 anos
Deputados dos Tocantins na Conferência da UNALE 2015
Deputados dos Tocantins na Conferência da UNALE 2015
Sílvio Santos / HD

Realizada entre os dias 10 e 12 de junho em Vitória, capital do Espírito Santo, a XIX Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) conta com a presença de uma comitiva de nove deputados do Tocantins. Representam o Estado na Conferência o presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (DEM), e os parlamentares Ricardo Ayres (PSB), Luana Ribeiro (PR), Olyntho Neto (PSDB), Cleiton Cardoso (PSL), Wanderlei Barbosa (PSB), Valdemar Júnior (PSD), Amélio Cayres (SD) e Nilton Franco (PMDB).

Para o presidente da Casa, deputado Osires Damaso (DEM), a conferência é uma “oportunidade de discutir assuntos pertinentes à função parlamentar. A diversidade dos temas é grande, mas as dificuldades por que passam os Estados são parecidas”, ressaltou.

A palavra-chave para descrever o proveito do evento é interação. “Os parlamentares estaduais de todo o país encontram as mesmas dificuldades. E aqui eles podem interagir. Essa interação é uma oportunidade de abrir perspectivas, aprender com os parlamentares de outros Estados sobre as ideias que estão dando certo e buscar conhecimento para melhorar o nosso trabalho. Com essa interação, voltamos ao Tocantins com um conhecimento mais amplo”, explicou Damaso.

Parte da interação foi praticada na sala vip do Centro de Convenções de Vitória, onde a comitiva tocantinense presenteou com peças de artesanato de capim dourado os presidentes da Unale, Alexandre Postal (RS), e do Tribunal de Contas do Espírito Santo, conselheiro Domingos Taufner. Essa forma de divulgação da arte tocantinense deve ser repetida até o fim do encontro, com representantes de delegações estrangeiras.

Além de palestras sobre temas da atualidade política, a conferência conta com palestrantes ilustres como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Melo, que discorreu sobre ética e segurança jurídica no Brasil. O tema geral Mudanças Globais e Novos Rumos abrigou nessa quinta-feira, dia 11, debates sobre reforma política e o pacto federativo, bem como sobre a infraestrutura logística do país. A XIX Conferência prossegue pela manhã desta sexta-feira, dia 12. (Glauber Barros)