Violência contra a mulher é debatida em Palmas

Por Belmiro Gregório
18/06/2015 12h08 - Publicado há 8 anos
Deputada Amália Santana preside audiência em defesa da mulher
Benhur de Souza / HD / Mais imagens

Presidida pela deputada Amália Santana (PT), foi realizada, na tarde desta quarta-feira, dia 17, na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa, a primeira reunião extraordinária da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Compareceram a governadora em exercício Cláudia Lelis, a secretária nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, Maria Aparecida Gonçalves, a secretária de Defesa e Proteção Social do Tocantins, Gleidy Braga, e a deputada Valderez Castelo Branco (PP).

Na abertura dos trabalhos, a deputada Amália Santana disse que a reunião visa encontrar medidas para elaborar um plano de combate à violência contra a mulher, em busca da construção de uma sociedade melhor e mais justa. Segundo ela, nesses últimos 10 anos, houve grandes avanços com a instituição da Lei Maria da Penha, porém novas alternativas devem ser apresentadas durante o transcorrer da instalação da CPI que vai trazer dados estatísticos da violência sofrida pelas mulheres do Tocantins.

A governadora em exercício, Cláudia Lelis, afirmou que o governo está em busca de unir forças para criar um pacto com todos os segmentos da sociedade, para combater a violência contra a mulher no Estado. “Vamos criar seis regionais de centros especializados de apoio, para atuar em conjunto com a Casa da Mulher Brasileira que será instalada em Palmas”, confirmou.

A secretária nacional Maria Aparecida Gonçalves apresentou dados a respeito da violência contra a mulher no Brasil. Segundo ela, 5.600 mulheres são assassinadas por ano em nosso território, estando a maioria na “flor da idade”. São 500 mil estupros por ano, sendo que apenas 50 mil são denunciados. “Com a instalação da Casa da Mulher Brasileira, composta por delegacias especializadas, Promotoria Pública, Defensoria Pública, alojamentos, infraestrutura de saúde e transportes, nós vamos diminuir essa triste estatística”, comentou.

De acordo com a secretária, o terreno para construção da Casa da Mulher Brasileira já foi cedido pela Prefeitura de Palmas. “Após a licitação, o Governo Federal disporá de oito meses para concluir a obra”, garantiu. (Belmiro Gregório)