Audiência pública proposta por Mourão vai discutir situação do Igeprev nesta terça-feira

Por Assessoria do Gabinete do Deputado Paulo Mourão
23/06/2015 12h14 - Publicado há 8 anos
IGEPREV é tema de debate em Audiência Pública nesta terça-feira
IGEPREV é tema de debate em Audiência Pública nesta terça-feira
Ises Oliveira / HD

A atual situação do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) será o assunto de uma audiência pública que acontecerá às 14 horas desta terça-feira, dia 23, no Auditório da Assembleia Legislativa. Preocupado com o rombo bilionário no fundo previdenciário do órgão, o deputado Paulo Mourão (PT) fez o pedido após denunciar perdas de recursos do instituto como o resultado de investimentos em fundos sem rentabilidade. "Conforme dados do Ministério da Previdência Social, o Igeprev só tem condições de pagar aposentadorias aos servidores públicos estaduais até 2018”, afirmou. 

Segundo o deputado, nos anos de 2011 e 2012 o órgão efetuou, através de aplicações irregulares em fundos de riscos, investimentos que provocaram perdas multimilionárias ao patrimônio do Igeprev sem atender à legislação do Conselho Monetário Nacional (CMN), bem como ao próprio Conselho de Previdência. Devido a essas operações, o Estado ficou impedido de renovar o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) junto ao Ministério da Previdência Social, documento sem o qual não poderia receber verbas de transferências voluntárias e firmar convênios e investimentos.

Foram convidados para a audiência pública os presidentes do Igeprev e do Tribunal de Contas (TCE), e os representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Estavam também presentes todos os representantes de sindicatos e associações ligados aos servidores públicos estaduais, num total de cerca de 30 entidades.