Deputado dá destaque a informações da Sesau

Por Elpídio Lopes-AL
06/08/2015 15h07 - Publicado há 8 anos
Deputado Zé Roberto destaca avanços da saúde
Clayton Cristus / HD

O deputado Zé Roberto usou a tribuna na sessão matutina dessa quarta-feira, dia 5, para destacar o que já foi feito pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) no primeiro semestre de 2015. Baseado em informações repassadas pelo órgão público, o parlamentar se demonstrou satisfeito com os avanços conquistados pelo Estado em termos de melhorias nos hospitais e na saúde de modo geral.

O deputado apresentou dados concedidos pela atual gestão, como a dívida de mais de R$ 362 milhões e 30 toneladas de medicamentos e insumos vencidos devido às más condições de armazenamento. Diante desse quadro, a Secretaria afirma ter realizado inspeção, levantamento de dados, quantificação e separação de insumos e materiais deixados pela gestão anterior, encontrados no Estoque Regulador do Estado e no Almoxarifado Central da Secretaria.

Foi informada também a implantação de um sistema de controle de estoque, que proporcionará a uniformização da informação, o controle de vencimentos de insumos e medicamentos e dispensas de acordo com a validade dos produtos.Segundo informações, foram negociadas dívidas da gestão anterior com prestadores de serviço de maneira a proporcionar o retorno do fornecimento de refeições aos hospitais, o retorno do serviço de segurança e o controle de acesso no HGP, o pagamento de R$ 14.717.165,13 em plantões extras em atraso e o pagamento de R$ 180.583.775,24 a fornecedores.

Foram abertos no primeiro quadrimestre 35 processos licitatórios para a compra de órteses e próteses, medicamentos, materiais hospitalares, equipamento laboratorial e a contratação de serviços de imagem. Quase 120 médicos de diversas especialidades foram contratados por meio de chamada pública para a rede hospitalar. O Governo teve de buscar novo financiamento junto ao Banco do Brasil para acelerar a obra de reforma e ampliação do HGP. Conforme a Secretaria, os recursos para a obra foram aproveitados pela gestão passada para a realização de pavimentação de estradas.

Ainda segundo a Sesau, está sendo organizada a primeira etapa do mutirão de cirurgias ortopédicas de alta complexidade. A parceria entre o Governo e o Instituto de Traumatologia proporcionou a triagem de 72 pacientes que aguardavam na fila e que passarão por cirurgia de alta complexidade no joelho e na coluna. (Elpídio Lopes)