Audiência reúne artistas para formular Plano Estadual de Cultura

Por Glauber Barros-AL e Belmiro Gregório
07/08/2015 18h04 - Publicado há 8 anos
Artistas lotam o auditório da AL em busca da identidade cultural do Tocantins
A audiência pública para discutir a situação da cultura no Estado e ajudar na formulação de um plano estadual para o setor foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 6, no auditório da Assembleia Legislativa. A reunião foi presidida pela autora do requerimento e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputada Valderez Castelo Branco (PP). Também participaram os deputados Zé Roberto (PT), Ricardo Ayres (PSB), Elenil da Penha (PMDB), Luana Ribeiro (PR) e o secretário estadual da Cultura, Melck Aquino.

Ao abrir a reunião, Melck avaliou negativamente a gestão dos ex-governadores Siqueira Campos e Sandoval Cardoso por, segundo ele, “desmantelar a área” e enalteceu os compromissos assumidos pelo atual governador Marcelo Miranda (PMDB). Entre eles a recriação da secretaria, o pagamento de editais em atraso e a reabertura do diálogo com a classe.

Em seguida, o humorista Paulo Vieira destoou do tom partidário dos discursos. Ele enalteceu a qualidade dos artistas tocantinenses e criticou a falta de recursos para o setor, inclusive via emendas parlamentares.

A crítica de Vieira ressoou pelo resto da reunião. Ao assumir a palavra, cada deputado se explicou sobre o assunto. Ricardo Ayres alegou que a crise financeira do Estado gera falta de recursos para todas as áreas, não só para a cultura. Ele também sugeriu que os parlamentares prestigiem mais os artistas locais em suas emendas.

Luana Ribeiro anunciou a destinação de R$ 100 mil em emendas para contribuir na reforma do Teatro Fernanda Montenegro, em Palmas, que, segundo Vieira, está em péssimas condições. Elenil da Penha defendeu suas emendas para show de artistas de fora do Estado, mas disse que também prestigia a arte regional.

Já o deputado Zé Roberto explicou suas emendas culturais para índios xerentes e quadrilheiros de Palmas e conclamou a classe a ingressar na luta política pela área.

No encerramento da Audiência Pública a deputada Valderez Castelo Branco, agradeceu a presença de todos os artistas e afirmou que este evento é apenas o pontapé inicial de uma série de reuniões em busca da consolidação do setor cultural do Tocantins. “Esqueçamos o passado e vamos pensar no futuro”, finalizou.