Luana comemora Dia da Árvore

Por Elpídio Lopes-AL
23/09/2015 15h12 - Publicado há 8 anos
Deputada Luana Ribeiro distribui mudas aos parlamentares em comemoração ao dia da árvore
Deputada Luana Ribeiro distribui mudas aos parlamentares em comemoração ao dia da árvore
Clayton Cristus / HD

 A deputada Luana Ribeiro (PR) nesta terça-feira, dia 22, levou para o plenário da Assembleia Legislativa dezenas de mudas em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado ontem, 21 de setembro. Aproximadamente 50 plantas de oitis, jambos e outras espécies foram distribuídas para os parlamentares, profissionais de imprensa e demais pessoas que estavam no Parlamento nesta manhã de terça-feira.

“As árvores têm importância vital, além de reter o dióxido de carbono em excesso, fornece a maior parte do ar que respiramos, sem contar a necessidade de todas as plantas para a sobrevivência humana”, afirmou Luana que disse ainda: "espero que minha ação mobilize as pessoas, incentivando-as a plantarem mais árvores”.

Luana, em função da presença nas galerias da Casa de aprovados no concurso da Polícia Civil, foi estimulada a falar sobre as reivindicações. A republicana disse que os manifestantes querem garantir, na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016, recurso para o Estado realizar o curso de formação que permite aos aprovados assumirem seus cargos na segurança estadual.

Diante dessa necessidade, a deputada sugeriu que, em vez de o Estado promover contratações, economize e promova o curso necessário para os concursados. “O Tocantins está se tornando violento, por isso precisa de mais profissionais na segurança. Por mim, não passa nada nesta Casa se não colocarem recursos para a formação dos aprovados na Polícia Civil”, afirmou Luana.

Elenil da Penha (PMDB) questionou o fato de o Estado estar endividando e chegar à situação de não poder contratar pessoas que passaram em um concurso. Ele disse que não dá para descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas é preciso unir forças para encontrar uma saída para o momento de dificuldade econômica. “Todos nós queremos mais segurança. Não adianta xingar o governo. O que importa é construirmos alternativas para encontrar a saída para a presente situação”, mencionou Elenil.

Contador

O presidente do Parlamento, deputado Osires Damaso (DEM), subiu à tribuna e homenageou os 2.882 contadores do Estado e os 328.692 do Brasil pela passagem do seu dia, 22 de setembro. Damaso elogiou a ética e a competência do contador e sua relevância para a sociedade. “Hoje, o contador está mais participativo nos processos gerenciais das organizações públicas e privadas, com uma visão mais humanística e social”, ressaltou. O presidente tratou ainda da solicitação dos aprovados para a Polícia Civil e colocou a Casa à disposição do grupo para ajudar encontrar alternativas para o impasse.

Na mesma linha de Damaso, o deputado Eduardo Siqueira (PTB) parabenizou os contadores e lembrou que há 27 anos, nesta mesma data, o Congresso Nacional finalizou em Brasília o texto definitivo da Constituição Federal que criou o Estado do Tocantins. Já Valderez Castelo Branco (PP) mencionou os 25 anos de criação do SUS e o Dia do Radialista, comemorado na segunda-feira, dia 21. (Elpídio Lopes)