Parlamento vai debater Plano Diretor de Porto Nacional

Por Penaforte Dias -AL
20/10/2015 12h26 - Publicado há 8 anos
Ricardo Ayres quer audiência pública para discutir Plano Diretor de Porto Nacional
Clayton Cristus / HD

Os deputados aprovaram, na sessão desta terça-feira, dia 13, a realização de uma audiência pública para debater o Plano Diretor de  Porto Nacional. O parlamentar Ricardo Ayres (PSB), autor do requerimento, quer promover o debate sobre o aproveitamento correto da área urbana municipal, a implementação da Plataforma Multimodal, a duplicação da rodovia TO-050, além da construção da ponte sobre o Rio Tocantins e da pavimentação asfáltica de vias urbanas em Porto Nacional.

A proposta foi questionada pelos deputados José Bonifácio (PR), Elenil da Penha (PMDB) e Amália Santana (PT). Eles lembraram que a Assembleia suspendeu temporariamente as audiências públicas para evitar despesas. Argumentaram  ainda que o assunto é de âmbito municipal e que deve ser tratado pela Câmara de Porto Nacional. Também alertaram que o evento poderá se configurar como palanque antecipado das próximas eleições municipais.

Ao todo os parlamentares aprovaram 37 requerimentos constantes da ordem do dia. Sete deles são de autoria do deputado Jorge Frederico (SD) e solicitam ao Executivo que recupere a ponte sobre o Rio Curicaca, na TO-291, no município de Ananás. Também pedem a instalação de uma unidade da Embrapa em Araguaína  e um de posto policial no setor Barros, também naquela cidade.

Nos demais requerimentos, os deputados solicitam obras de recuperação de estradas e rodovias como trechos das TO-420, em Piraquê e da TO-430 em Bernardo Sayão, além de instalação de um reservatório de água em Pium e da reforma e ampliação de hospitais  e escolas em várias cidades do Estado.

Os requerimentos são de autoria dos parlamentares Amália Santana (PT), Eduardo do Dertins (PPS), Elenil da Penha (PMDB), Luana Ribeiro (PR), Mauro Carlesse (PTB), Olyntho Neto(PSDB), Rocha Miranda (PMDB), Zé Roberto (PT), Vilmar Oliveira (SD) e Valderez Castelo Branco (PP). (Penaforte)