Sessão solene homenageia Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama

Por Elpídio Lopes-AL
27/10/2015 12h29 - Publicado há 8 anos
Deputados entregam placa de reconhecimento à presidente da Liga de Combate ao Câncer
Deputados entregam placa de reconhecimento à presidente da Liga de Combate ao Câncer
Clayton Cristus / HD / Mais imagens

Atendendo a um requerimento do deputado Cleiton Cardoso (PSL), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira, dia 22, sessão solene em homenagem à Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama do Estado do Tocantins. O parlamentar aproveitou a passagem do mês de outubro, período em que a entidade realiza a campanha "Outubro Rosa", visando a prevenir a doença que vitima milhares de mulheres. O parlamentar também defendeu que a sessão se realizasse entre os dias 20 e 22, uma vez que a 19 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama.

Logo após receber das mãos de Cleiton uma placa dedicada à Liga, a presidente da entidade, Edneide Cardoso Pontes, agradeceu ao Legislativo e ao autor do requerimento a homenagem e a realização da sessão. “A homenagem é importante, pois precisamos de estímulo e parcerias para se combater o câncer de mama”, desse Edneide. Emocionada, ela lembrou que a luta contra a doença é apartidária, e que a Liga vem recebendo apoio financeiro dos deputados por meio de emendas parlamentares.

A sessão foi presidida pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Jorge Frederico (SD), secretariado pelo próprio Cleiton Cardoso e pelo segundo-secretário Elenil da Penha (PMDB). Além da presidente da Liga, sentou-se junto aos componentes da mesa de honra a coordenadora do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Vanda Sueli Machado, e diversos segmentos ligados à saúde no Estado.

Liga

Composta por 180 mulheres, todas voluntárias, que desenvolvem programas para ajudar pessoas com câncer, a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Seu principal objetivo é auxiliar mulheres de baixa renda na realização de exames preventivos de colo de útero e mama. Contudo, os benefícios não são apenas para mulheres, uma vez que a Liga atende todos os pacientes portadores da doença em hospitais e residências, por exemplo.

A entidade conta com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria da Saúde, e ajuda ainda com programas de apoio e benefícios para os portadores da doença. A Liga promove visitas em todo o Estado, campanhas, palestras e orienta a sociedade sobre a prevenção, o tratamento e a cura do câncer. Realiza também doação de cestas básicas, kits de higiene e ainda confecciona próteses mamárias doadas às mulheres que fazem cirurgias para a retirada do seio. (Elpídio Lopes)