Parlamentares manifestam apoio às ações de prevenção e combate ao câncer

Por Maisa Medeiros-AL
27/10/2015 15h23 - Publicado há 8 anos
Deputados reconhecem trabalho da Liga de Combate ao Câncer
Deputados reconhecem trabalho da Liga de Combate ao Câncer

Durante sessão solene em homenagem à Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer realizada na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, dia 22, parlamentares manifestaram apoio às ações preventivas e de combate ao câncer. Autor do requerimento que solicitou a solenidade, o deputado Cleiton Cardoso (PSL) destacou a importância das mobilizações, a exemplo da campanha “Outubro Rosa”, e do trabalho social voltado aos portadores de câncer e a seus familiares.

Cleiton falou de seu reconhecimento às 180 mulheres integrantes e voluntárias da Liga, bem como do esforço e dedicação dispensados aos pacientes oncológicos em tratamento no Estado. “O paciente precisa de apoio para vencer o trauma e as dores, e encontra na Liga esse suporte tão importante. Por isso, a Assembleia e seus deputados apoiam a causa e se colocam à disposição para ajudar no que for necessário”, ressaltou.

O deputado Wanderlei Barbosa(SD) também destacou a relevância das campanhas e mobilizações contra o câncer e a pertinência quanto ao seu debate. “Precisamos nos unir sempre e nos solidarizar às pessoas em tratamento e a seus familiares”, defendeu. Ele também sinalizou seu apoio aos programas da entidade.

Eduardo Siqueira (PTB) elogiou os trabalhos desenvolvidos pela Liga por meio da “Carreta da Mulher”, que realizou exames preventivos em todo o Estado. “Quero registrar minha admiração a esse trabalho brilhante realizado pela Liga e a toda a dedicação de suas voluntárias”, frisou.

Elenil da Penha (PMDB), por sua vez, comentou sobre as dificuldades vividas pelas famílias que cuidam de pessoas portadoras de câncer, que enfrentam dolorosos tratamentos e precisam de ajuda financeira para custear remédios. “O poder público precisa se envolver mais com a causa, debater e propor ações que ajudem a melhorar a vida dessas pessoas”, afirmou. Ele propôs a destinação de emendas parlamentares para a compra de medicamentos.

Valderez Castelo Branco (PP) concordou com a proposta sobre a destinação de emendas. Ela aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da mobilização familiar a fim de que mulheres sejam sensibilizadas quanto à necessidade da prevenção, pois muitas ainda são vítimas do medo e do preconceito.

Ao fazer uso da palavra, Paulo Mourão (PT) garantiu uma emenda parlamentar de sua autoria para as ações da entidade. “Acho que o apoio financeiro a essas ações deveria ser um programa de Estado, a fim de que todos os governos possam suprir as demandas na manutenção de medicamentos para esse tratamento”, defendeu.

Participaram também da sessão solene e manifestaram apoio à Liga Feminina e à campanha “Outubro Rosa” os parlamentares Eli Borges (PROS), Jorge Frederico (SD), Amália Santana (PT) e Toinho Andrade (PSD). (Maisa Medeiros)