Deputados participam de debate sobre reforma política

Por Elpídio Lopes-AL
27/10/2015 16h14 - Publicado há 8 anos
Vanderlei Barbosa defende fidelidade partidária na reforma política
Vanderlei Barbosa defende fidelidade partidária na reforma política
Ises de Oliveira / HD / Mais imagens

Os parlamentares Wanderlei Barbosa (SD) e Eli Borges (PROS) participaram de um debate sobre reforma política, realizado pelos cursos de Direito das Faculdades Católica e Ulbra na manhã desta terça-feira, dia 27, no auditório da Assembleia Legislativa.

Para Wanderlei Barbosa, o Parlamento é o local de representação social e, por isso, está apto a debater a reforma política em curso. “Vamos mobilizar a Casa para se envolver na discussão, fundamental para o Estado e o País, pertinente para a Casa e os futuros advogados”, disse. Ele ressaltou a importância da fidelidade partidária no fortalecimento dos partidos sérios, e criticou as siglas que se vendem para dar legenda, coeficiente eleitoral e horário de TV a outros partidos, sem se preocupar com seu papel institucional.

Eli Borges também propôs mudanças no modelo de coligações, de forma que se evite a compra de partidos para aumentar o tempo de propaganda eleitoral na mídia. Para o deputado, devido à falta de recursos, muitos candidatos que têm melhor projeto não são eleitos porque não conseguem demonstrar suas propostas no horário político em função da escassez de tempo.

O parlamentar defende que, diferente do que ocorre hoje, seja eleito para o Legislativo o candidato com maior número de votos. Ele pediu o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito, e época diferente para eleições ao Executivo e Legislativo, fator alegado para dificultar as conveniências entre os dois poderes. Eli Borges convidou os acadêmicos para acompanhar os debates da LDO nas instâncias da Casa.

Professora de Direito da Ulbra, a palestrante Lara Lívia criticou o que a mídia transmite sobre reforma política. “A imprensa realmente veicula o que deve compor uma reforma adequada?”, questionou. Ela considerou que o mais importante é cumprir integralmente a Constituição. “A melhor reforma não é mudar a Constituição, mas cumpri-la”, defendeu.

Professor de Direto da Faculdade Católica, Maurício Ughini defendeu que a reforma dê maior espaço às mulheres e acabe com a reeleição. Para o acadêmico de Direito da Ulbra, Sostenes Teles, o objetivo do debate é dar oportunidade para que os acadêmicos promovam uma discussão abrangente sobre reforma política, integrando a Casa de Leis com a universidade. (Elpídio Lopes)