União de Parlamentares debate relações sociais e econômicas para a América Latina

Por Penaforte Dias -AL
19/11/2015 18h12 - Publicado há 8 anos
Presidente da AL recebe representantes União dos Parlamentares do Mercosul

Rotas de integração, pacto federativo, destinação dos resíduos sólidos e as relações comerciais entre os países da América Latina constam na pauta da reunião da Assembleia-Geral da União dos Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM). Os trabalhos começaram às 9h30 desta quinta-feira, 19, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Tocantins. A conclusão dos trabalhos está prevista para  16h com eleição e posse da nova Diretoria do Bloco Brasileiro da UPM.

A reunião conta com a presença parlamentares do Tocantins e de outros estados brasileiros. O anfitrião é o deputado tocantinense Wanderlei Barbosa (SD) e quem comanda as atividades é o presidente do bloco brasileiro na UPM, deputado Kennedy Nunes (PSD), de Santa Catarina

Antes da abertura oficial, o presidente da Casa, Osires Damaso (DEM) recebeu os parlamentares na sala de reunião da Presidência. “É uma honra recebê-los em nossa Casa, especialmente por se tratar de uma causa tão importante que visa integrar ainda mais os países latinos americanos. É uma luta conjunta que merece todo nosso empenho”, disse Damaso.

Em seguida, o deputado Wanderlei Barbosa (SD) agradeceu a presença dos visitantes e ressaltou a importância da entidade para o desenvolvimento das relações dos países-membros, especialmente no que diz respeito ao ensino superior na América Latina. Ele afirmou que é preciso de propostas voltadas ao acesso  mais democrático dos portadores de diplomas de ensino superior junto às nações membros.

Integram a Assembleia-Geral os seguintes parlamentares: o vice- presidente brasileiro da União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul e presidente do Bloco Brasileiro da UPM, Kennedy Nunes; o secretário geral do UPM,  Belarmino Lins (PMDB-AM); o coordenador da UPM, Carlos Alberto (PRB-AM); e os deputados estaduais Rodrigo Minotto (PDT-SC), Francisco Souza (PSC-AM), Dr. Gomes (PSD-AM), Ciro Simoni (PDT-RS) e Wanderlei Barbosa (SD), além do coordenador do Bloco Brasileiro da UPM, Flávio Aleves Monteiro.

UPM

A União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul é uma entidade criada em 1999, congrega parlamentares estaduais e regionais da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela e Chile. Foi reconhecida pelo Parlamento do Mercosul como entidade oficial de representação dos parlamentares regionais dos países membros. (Penaforte)