Sessão Solene solicitada por Valderez e Amália homenageia jornalista da Assembleia

Por Assessoria da deputada Valderez e Belmiro Gregório
17/12/2015 09h26 - Publicado há 8 anos
Sessão Solene na Assembleia Legislativa deputados homenageiam portadores de necessidades especiais
Benhur de Souza / HD / Mais imagens

Durante a Sessão Solene em homenagem à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e às pessoas com deficiência, solicitada pelas deputadas estaduais Valderez Castelo Branco (PP) e Amália Santana (PT), várias entidades e pessoas com deficiência foram homenageadas. A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira, 15, no Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins.

O jornalista e servidor de carreira da AL, Elpídio Ferreira Lopes, foi um dos homenageados. Pelo seu serviço prestado para o Estado do Tocantins e, principalmente por levar informações sobre os trabalhos parlamentares. O servidor foi escolhido pela deputada Valderez Castelo Branco.

“Considero a iniciativa importante, a qual valorizou a nós portadores de deficiências, às pessoas que trabalham e defendem esse público. Fico honrado e agradecido pelas pessoas que ainda se preocupam com essa causa”, disse Elpídio.

Durante o seu pronunciamento, Valderez destacou a solicitação que fez ao governador Marcelo Miranda (PMDB), em que pede a reativação do programa “Fábrica de Cadeiras de Rodas”. “É uma oportunidade que queremos dar às pessoas com deficiência de produzir o seu próprio material e também a produção de cadeiras para atender às necessidades das demais pessoas com deficiência que necessitam desse equipamento”, afirmou.

Na ocasião, a secretária do Trabalho e da Assistência Social, Coronel Patrícia, representando o governador do Estado, afirmou que Marcelo Miranda já encaminhou a solicitação de Valderez para a pasta, solicitando o atendimento do pedido. “Percebemos a preocupação das deputadas aqui presentes com o social, e as parabenizamos por isso”, completou.

Também está em trâmite na Casa, um requerimento da deputada Valderez Castelo Branco ao presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso (DEM), solicitando a inclusão de uma janela com um intérprete de libras nas transmissões da TV Assembleia.

Homenagens

Na Sessão Solene também foram homenageados a presidente da Federação das APAES do Tocantins, Marciane Machado Silva, o membro da Federação das APAES do Tocantins, Sr. Nilson Alves Ferreira, a presidente da APAE de Palmas, Márcia Regina Fidellis, o presidente da APAE de Araguaína, Ademir Novato do Nascimento, a presidente da APAE Colinas e também presidente do COEDE, Joana Margaria Borges, o presidente eleito da APAE  de Colinas, João Paz Silva,  o autodefensor nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, José Lucas Ferreira, o presidente da Associação dos Deficientes de Araguaína (ADA), Jefferson Cardoso, o vereador de Colinas, Marceli Rodrigues Amorim, a servidora da Secretaria de Defesa e Proteção Social e Militante na área da pessoa com deficiência no Estado, Izaura Maria Rodrigues, o deficiente visual e advogado, Marques Elex, o vice-presidente do COEDE de Palmas, Willima de Jesus Bento dos Santos, o microempresário, Segundo Félix Pereira de Araújo (Machadinho de Araguaína), o deficiente físico , Rafael Lima Pinto, a senhora Marizete Barros de Araújo, e os deficientes físicos, Jeverson Sobrinho Freitas, André Filho Alves Aquino e o presidente da Associação dos Surdos de Palmas, Rondinelli Rômulo Moreira.