Aprovada audiência pública para debater Saúde no Tocantins

04/02/2016 10h05 - Publicado há 8 anos
Deputada Luana Ribeiro em busca de soluções para a Saúde
Benhur de Souza / HD

Com o propósito de discutir e buscar soluções para os problemas e deficiências dos hospitais, greve de servidores da Saúde e outros assuntos relacionados ao setor no Tocantins foi aprovada na sessão desta quarta-feira, 3, uma audiência pública. O debate foi solicitado pela deputada Luana Ribeiro (PR), e a data ainda deverá ser definida pela Comissão de Saúde, presidida pela deputada Valderez Castelo Branco (PP), que também é líder do Governo.

Apesar da aprovação da matéria houve muita discussão e debate com relação a data da audiência inicialmente sugerida pela autora do requerimento, para as 17 horas desta quarta-feira, 3. A maioria dos parlamentares acredita que se a audiência fosse realizada hoje não alcançaria o objetivo esperado, já que o secretário de Estado da Saúde, Marcos Esner Musafir, assumiu recentemente a pasta e ainda não estaria inteirado de toda a situação em que se encontram os hospitais públicos e os problemas que desencadeou a greve dos servidores.

Para a autora do requerimento, a urgência na realização da audiência se deve ao fato da suspensão de diversos procedimentos e serviços nos hospitais que estão comprometendo a vida dos pacientes. De acordo com a deputada Luana, em virtude da ausência do representante do Governo no debate, manterá a reunião na mesma data para conversar com os sindicatos e sociedade interessada e aguardará que a data da audiência seja marcada pela Comissão de Saúde.

Para o deputado Olyntho Neto (PSDB) a ideia é colocar os problemas em discussão com a participação dos sindicatos, representantes dos hospitais e dar a oportunidade para que o secretário de Saúde apresente soluções.

Já o deputado Amélio Cayres (SD) sugeriu a participação dos parlamentares na reunião de hoje com a deputada Luana e os sindicatos para definição dos pontos que serão abordados na audiência.

Além da audiência, outros 27 requerimentos foram aprovados na Ordem do Dia, da sessão matutina desta quarta. Entre eles o de autoria do deputado Olyntho Neto que trata do reajuste tarifário de água 2016. Outros parlamentares que também tiveram matérias aprovadas foram os deputados Eduardo Siqueira Campos (PTB), Rocha Miranda (PMDB) e Valdemar Júnior (PSD).  (Maisa Medeiros)