Legislativo solicita informações sobre professores fora da sala de aula

Por Glauber Barros-AL
04/02/2016 15h58 - Publicado há 8 anos
Eduardo quer professores efetivos e concursados na sala de aula
Ises Oliveira / HD

Foi aprovado na ordem do dia da sessão vespertina desta quarta-feira, dia 03, um requerimento do deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB), em regime de urgência. Na matéria, o parlamentar inquire a Secretaria da Educação (Seduc) quanto ao número de professores concursados, efetivos ou estabilizados, fora da sala de aula. “Aumenta o número de despesas direcionadas para professores contratados”, afirma o deputado no requerimento. “Essa despesa cresce quando se verifica que o custo do professor contratado, em razão de recolhimento previdenciário, é cerca de 8% maior que o custo do professor efetivo”, explicou.

De modo mais detalhado, a matéria do deputado solicita informações sobre o número de professores concursados que estão fora da sala de aula em cargos gerenciais, de assessoramento, direção e chefia na própria Seduc, em funções, relacionadas ou não, com o magistério, ou ainda cedidos a outros órgãos do Poder Executivo do Tocantins, de outros estados, para a União ou municípios. O pedido inclui ainda o número de professores licenciados para mandato eletivo ou sindical, e para acompanhamento de pessoa da família.

Para Eduardo, “os dados são essenciais para que se possa elaborar um diagnóstico preciso e contribuir com ações para otimizar os custos de pessoal no Executivo”.

Demais requerimentos

Também foram aprovados em regime de urgência dois requerimentos de melhorias na rede viária. O deputado Amélio Cayres (SD) requer a construção de uma ponte sobre o Córrego Bom Jardim, na TO-126, em Maurilândia. Já o parlamentar José Bonifácio (PR), sugere ao Executivo a retomada das obras na TO-126, no trecho entre o bairro Vilanópolis e o povoado Ribeirão Grande, em Tocantinópolis.

A nova líder do governo na Assembleia, deputada Valderez Castelo Branco (PP), é a autora de requerimento de implantação de uma casa de acolhimento aos tocantinenses e seus acompanhantes que estão em tratamento contra o câncer no Hospital de Barretos, interior do estado de São Paulo.

Entre os requerimentos do deputado Júnior Evangelista (PRTB), consta um pedido ao Governo do Estado para que autorize a criação e instalação da 6ª Companhia de Bombeiro Militar. O retorno das atividades do Campo Experimental de Buritirana é o teor de um pedido do deputado Wanderlei Barbosa (SD). De acordo com autor da matéria, o empreendimento da Embrapa fornecia informações técnicas aos produtores rurais da região e o seu retorno é uma reivindicação da categoria.

O deputado Jorge Frederico (SD) solicita à Secretaria de Saúde a imediata regularização e expansão do atendimento aos pacientes que necessitam de hemodiálise em Araguaina. Ele alega que há centenas de pessoas na fila de espera de um direito constitucional assegurado.

Também tiveram requerimentos aprovados os parlamentares Toinho Andrade e Valdemar Júnior, ambos do PSD. Eles solicitam, respectivamente, a construção de uma ponte que ligue os municípios de Santa Rosa e São Valério, por meio do distrito de Apinajé, e a criação de um programa de qualificação e incentivo à produção artística entre os jovens de cada região do Tocantins.