Deputada Valderez apresenta relatório do Comitê de Saúde

Por Maisa Medeiros-AL
12/02/2016 12h41 - Publicado há 8 anos
Líder do Governo apresenta relatório sobre problemas da saúde
Clayton Cristus / HD

As discussões parlamentares da sessão desta quinta-feira, 4, tiveram como foco a situação da Saúde Pública no Tocantins e todos os problemas que envolvem o setor. Da tribuna os deputados Elenil da Penha (PMDB), Valdemar Júnior (PSD) e Wanderlei Barbosa (SD) destacaram o tema e repercutiram a reunião realizada no final da tarde desta quarta, nesta Casa de Leis que debateu a Saúde. A líder do Governo e presidente do Comitê Gestor de Saúde, deputada Valderez Castelo Branco (PP), empenhada em contribuir com o Governo apresentou na tribuna um relatório realizado em 2015,  com levantamento e sugestões das demandas da área da Saúde, nos hospitais.

O relatório apresentado contem fotos tiradas em visitas técnicas a hospitais do Estado, reclamações de pacientes, lamentações e sugestões de servidores, a exemplo de médicos e enfermeiros e as principais demandas, principalmente no que se refere as cirurgias eletivas e levantamento de providências a serem tomadas pelo gestor.

“Queremos contribuir com o Governo e a população com esse relatório, que contou com a colaboração de uma equipe técnica que apurou denúncias que chegaram ao Ministério Público e as principais solicitações. Com essas informações o gestor terá um conhecimento real da situação do Estado”, enfatizou Valderez.

O comitê é formado por representantes da Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Federal e Estadual, técnicos da Sesau e parlamentares.

A finalidade do comitê é discutir mecanismos para melhorar o processo de atendimento do paciente, fornecimento de medicamentos, acesso a procedimentos, exames e cirurgias.  Além de observar casos de constante intervenção da Justiça para resolver problemas relacionados a pacientes para a garantia de direitos básicos à Saúde. (Maisa Medeiros)