Olyntho Neto declara apoio ao decreto de estado de emergência

Por Maisa Medeiros/AL
12/04/2016 19h03 - Publicado há 8 anos
Isis Oliveira / HD

O deputado Olyntho Neto (PSDB) usou a tribuna na sessão desta terça-feira, 12, para elogiar a atitude do governador Marcelo Miranda (PMDB) que, no último sábado, 9, durante o lançamento da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), anunciou que vai decretar estado de emergência ainda nesta semana em razão da perda de 30% da safra 2015/2016. Olyntho chamou a decisão de sensata e informou que ela atende a uma solicitação do parlamentar que, com os deputados Cleiton Cardoso (PSL) e Junior Evangelista (PSC), recorreu ao Governo em apoio aos agricultores prejudicados pela estiagem.

Segundo Olyntho, o decreto vai permitir aos produtores negociarem suas dívidas com mais facilidade. A estiagem que atingiu o Tocantins provocou um prejuízo de R$ 1,054 bilhão, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A maior perda foi registrada na produção de soja, principal produto das exportações tocantinenses, com uma quebra de 670 mil toneladas, seguida do milho (420 mil toneladas), feijão (7.700 toneladas), arroz (7.500 toneladas), amendoim (4.500 toneladas) e sorgo, com 4.200 toneladas a menos.

Para a líder do Governo, deputada Valderez Castelo Branco (PP), “essa situação anormal requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação”. Valderez comentou ainda que “o decreto dará condições aos produtores de justificar as renegociações com o Conselho Monetário Nacional”, enfatizou a deputada.