Comissão aprova empréstimo para construção de ponte em Porto Nacional

Por Penaforte
13/04/2016 13h13 - Publicado há 8 anos
Para relator, a ponte é vital para uma região que é referência em agronegócio
Para relator, a ponte é vital para uma região que é referência em agronegócio
Koró Rocha / HD

Em reunião na tarde desta terça-feira, 12, os membros da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle aprovaram o parecer do deputado Ricardo Ayres (PSB), relator de um projeto de lei do Executivo. A matéria em questão autoriza o Governo do Estado a fazer empréstimo destinado à construção da ponte de Porto Nacional sobre o Rio Tocantins. O valor do montante, de 36 milhões de euros, será captado com a Unicredit – Atividades Bancárias Coorporativas e de Investimento. A matéria deverá ser votada ainda esta semana.

De acordo com o Governo, a ponte foi interditada em 2011 devido às condições precárias. “A situação tem afetado a competitividade do agronegócio nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Santa, Monte do Carmo, Taguatinga, Mateiros e Dianópolis”, diz o documento.

Para o deputado Toinho Andrade (PSD), a ponte também possui um valor histórico para a comunidade portuense. “A obra foi fruto de muita luta de nossos líderes e do povo. Desde 1976, ela tem contribuído para alavancar não só o desenvolvimento da região, mas de todo o Tocantins”, afirmou.

Outras duas matérias de autoria do Governo do Estado foram apreciadas na Comissão. A primeira dispõe sobre a estrutura operacional do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado – Igeprev. A segunda, trata da reedição de uma medida provisória que determina o estorno das despesas com pessoal liquidadas e não pagas em 2015. Assim o Governo sinaliza que não tem disponibilidade de caixa para pagar obrigações de exercício anterior. (Penaforte Dias)