Deputados rediscutem o Brasil na 20ª Conferência da Unale

Por Penaforte Diaz
07/06/2016 15h19 - Publicado há 7 anos
20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE)
20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE)

Com a presença de oito deputados, o Parlamento tocantinense prestigiou a cerimônia de abertura da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), na noite desta quarta-feira, 1º, no campus da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, Sergipe. Dentro da programação do evento, que termina na próxima sexta-feira, 3,  serão realizadas palestras  e também debates de interesse dos estados e municípios brasileiros direcionados aos deputados de todo Brasil e do exterior que participam do encontro.

Entre os palestrantes da CNLE, organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), estão nomes como Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Augusto Nardes, Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Fernando Schueler, doutor em Filosofia e consultor de empresas e organizações civis, Gustavo Loyola, doutor em Economia e ex-presidente do Banco Central (1992/1993) e Dias Toffoli, Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Na agenda proposta pelo CNLE, os parlamentares e demais participantes terão a oportunidade de escolher atividades a partir de uma grade de eventos simultâneos com foco em diversas áreas: sustentabilidade ambiental, cerimonial legislativo, TV Legislativa, Projeto de Lei Complementar, Novos rumos das Procuradorias, Poder Legislativo e Governança e a Importância da Taquigrafia como Registro Histórico. Constam ainda painéis sobre o Parlamento Amazônico, Eleições 2016 e Mobilização Nacional em Prol da Criança e do Adolescente.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Osires Damaso, a Conferência é importante porque busca respostas para os grandes temas do país. “É um colegiado de representantes legítimos de todos os estados Brasileiros, que vêm aqui, de forma democrática, debater uma demanda enorme de problemas da nossa sociedade. Esperamos dessa forma dar nossa contribuição em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para nosso país”, diz Damaso.

Participaram da Conferência, os deputados Paulo Mourão, Amélio Cayres, Wanderlei Barbosa, Cleiton Cardoso, Waldemar Junior, Eduardo do Dertins e Luana Ribeiro e Osires Damaso. (Penaforte)