Secretário garante R$700 mil para formação de concursados

Por Maisa Medeiros/AL
28/06/2016 17h06 - Publicado há 7 anos
Deputados buscam soluções para segurança pública do Tocantins
Koró Rocha / HD

A liberação de mais R$700 mil para formação de aprovados no concurso da Polícia Civil e a entrega imediata de 130 coletes femininos foram algumas garantias anunciadas pelo secretário estadual de Segurança Pública, César Simoni, na noite desta segunda-feira, 27, durante audiência pública na cidade de Paraíso. O treinamento dos aprovados para reforçar o efetivo e garantir melhorias no setor tem sido a principal cobrança da sociedade nas audiências públicas realizadas pela Assembleia Legislativa em parceria com a OAB-Tocantins.

Com a destinação de R$2.700 milhões para formação e R$ 140 mil para reforma da academia, a previsão é de que, além de delegados, outros cargos do concurso da Polícia Civil sejam convocados para fazer o treinamento a partir de agosto.

Entre as propostas encaminhadas para compor o relatório da Comissão estão algumas sugestões do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (PSC), como a criação de uma guarda municipal para atuar no comércio e nas escolas a fim de coibir furtos e roubos e de combater o tráfico de drogas.

O promotor de Justiça do município, Diego Nardo, sugeriu a ampliação da política do uso de tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de presos, o investimento no sistema de inteligência e no programa de uso de cães farejadores no combate ao tráfico de drogas.

Para o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Edvan de Jesus Lima, apesar do aumento da criminalidade e dos problemas que envolvem o setor, não resolvidos pela falta de recursos, o Governo tem investido nos trabalhos de prevenção de crimes em geral e daqueles ligados ao uso de drogas.

Ainda participaram, com sugestões, o deputado Nilton Franco (PMDB), a secretária estadual de Cidadania e Justiça, Gleide Braga, o vice-prefeito de Paraíso, Ary Arraes, a presidente do Sindicato dos delegados da Polícia Civil, Cintia Paula, o presidente da Câmara de Paraíso, vereador JC, secretários municipais e outros.

A deputada Luana Ribeiro ressaltou evolução dos trabalhos na realização das audiências. Ela destacou que o movimento está crescendo e que o debate tem apresentado resultados positivos para a sociedade. Já o presidente da OAB, Walter Ohofugi, disse que a Comissão vai cobrar a realização das propostas encaminhadas. (Maisa Medeiros)