Ayres comemora decisão do MPF de investigar aumento da energia

Por Elpídio Lopes/AL
10/08/2016 17h40 - Publicado há 7 anos
O acréscimo vigora desde 4 de julho com os percentuais de 13,79% para os consumidores
O acréscimo vigora desde 4 de julho com os percentuais de 13,79% para os consumidores
Clayton Cristus / HD
Na manhã desta terça-feira, 9, o deputado Ricardo Ayres (PSB) comentou em tom de comemoração a decisão do Ministério Público Federal (MPF) de abrir inquérito cível para investigar a legitimidade do último aumento da tarifa de energia elétrica no Tocantins.

Quando foi anunciada a nova tarifa no final de junho, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ayres considerou o reajuste abusivo e apresentou requerimento de investigação do assunto ao MPF. O acréscimo vigora desde 4 de julho com os percentuais de 13,79% para os consumidores residenciais, e de 9,99% para a indústria.

Conforme lembrou Ayres, no mesmo período do aumento no Tocantins, estados como São Paulo e Paraná tiveram redução de mais de 8% no valor do serviço. “Quando se usa as termelétricas no momento que os estados da região Sul consomem mais que produzem, somos chamados a pagar a conta com eles. Quando é hora da gente ter aumento e os grandes centros serem solidários conosco, temos que pagar a conta sozinhos”, reclamou Ayres.

O deputado convidou os demais parlamentares para uma audiência sobre o assunto na sede do MPF, em Palmas, no próximo dia 15, quando a Seccional do Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), o Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Defensoria Pública Federal (DPF) e o Procon, parceiros do MPF na investigação, vão apresentar dados com vistas a pedir a anulação do aumento na Justiça Federal. (Elpídio Lopes)