Açougues vão ter que comprovar origem da carne

Por Elpídio Lopes/AL
14/09/2016 15h00 - Publicado há 7 anos
Ainda  na sessão, os deputados aprovaram mais cinco matérias constantes na ordem do dia
Ainda na sessão, os deputados aprovaram mais cinco matérias constantes na ordem do dia
Clayton Cristus / HD

Matéria de autoria do deputado Jorge Frederico (PSC), aprovada na manhã desta quinta-feira, 1º, obriga estabelecimentos como supermercados e açougues a divulgarem a origem das carnes comercializadas. Embora não tenha votado contra o projeto, o presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (PSC), comentou na semana passada, durante a votação da matéria em primeira fase, que a informação exigida já se encontra na nota fiscal e que os estabelecimentos são supervisionados pela Vigilância Sanitária. Outras matérias foram apreciadas na ordem do dia.

Entre elas, o deputado Valdemar Júnior (PMDB) obteve aprovação para o projeto que concede título de cidadania tocantinense ao empresário Venícius Parisi Júnior. Parisi foi vice-presidente da Agência Tocantinense de Saneamento do Tocantins (ATS) em 2015 e superintendente de Obras Civis Públicas do Estado na Secretaria de Infraestrutura, entre 1998 e 2009. Nesse período, atuou no desenvolvimento de projetos, orçamento e gerenciamento de 2.041 obras.

Também foram aprovadas propostas que denominam trechos de rodovias estaduais. O trecho darodovia TO-130, que liga Santa Tereza a Ponte Alta do Tocantins, receberá o nome do ex-deputado estadual e ex-secretário Eudoro Pedroza, falecido no ano passado. A denominação é de iniciativa do parlamentar Ricardo Ayres (PSB).

Foi aprovada ainda matéria que declara de utilidade pública estadual a instituição “Resgate Sem Fronteiras”, com sede em Palmas, apresentada pelo deputado Vilmar de Oliveira (SD). A Instituição desenvolve um trabalho de orientação evangélica, filantrópica, assistencial e educacional.

O deputado Paulo Mourão (PT) é o autor do projeto que dispõem sobre a criação do programa “Parlamento Universitário” e o deputado licenciado, Olyntho Neto (PSDB), conseguiu, por meio de projeto de resolução, incluir à alçada da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, temas concernentes à economia solidária. (Elpídio Lopes e Glauber Barros)