Mourão sugere união para vencer crise

Por Elpídio Lopes
27/10/2016 11h28 - Publicado há 7 anos
Segundo Mourão, crise leva empresas a reduzirem investimento no Tocantins.
Segundo Mourão, crise leva empresas a reduzirem investimento no Tocantins.
Isis Oliveira / HD

Entre os assuntos abordados na sessão ordinária desta terça-feira, 25, está a situação da economia estadual. Sobre ela, o deputado Paulo Mourão (PT) fez uma exposição das contas públicas, cuja condição classificou de precária, e avaliou a necessidade da união para sanar a crise. Também foram temas de discursos a proibição das vaquejadas, o concurso da Assembleia Legislativa e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 241).

Sobre a crise estadual, Mourão disse que “é preciso fazer um pacto com a sociedade, com as entidades e poderes constituídos para encontrar a saída”. Ainda segundo o parlamentar, transparência e seriedade são valores a serem praticados para resgatar o Estado da crise em que se encontra.

Mourão disse ainda que é preciso saber onde estão os desvios que restringem a capacidade de investimento e dificultam o pagamento do salário dos servidores. “Provocadas pela crise, empresas que vieram para gerar emprego no Tocantins, entre elas a Granol, já diminuíram seus investimentos”, informou o representante.

Concurso da Assembleia

O deputado José Bonifácio (PR) questionou a seriedade da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), responsável pela realização do concurso da Assembleia Legislativa. Para o deputado, a Funrio é uma das instituições mais descredenciadas do País por ter organizado certames com resultados suspeitos. Em um deles, não especificado pelo parlmantar, cinco pessoas de uma mesma família teriam sido aprovadas. Bonifácio também disse que a Fundação foi processada pela Advocacia Geral da União por irregularidades em outro concurso, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Cavalgadas

Uma defesa das cavalgadas foi feita pelo deputado Cleyton Cardoso (PSL). O assunto surgiu quando parlamentares comentaram a manifestação marcada para esta terça-feira, 25, em Brasília, contrária a decisão do Supremo Tribuna Federal (STF) que proibiu o esporte.

Cleyton disse que, atualmente, existem regras que protegem os animais. “Há dez anos o cavalo era tratado com espora, mas hoje não. Existe todo um cuidado e regulamento que, caso não seja cumprido, gera punição ao cavaleiro”, alegou.

PEC 241

O deputado Zé Roberto (PT) conclamou os deputados federais do Tocantins a votarem contra a PEC 241/2016, já aprovada em primeira fase na Câmara dos Deputados e com uma segunda votação prevista para esta terça-feira, 25. Para o petista, a emenda promoverá a retirada de dinheiro da sociedade para pagar especuladores da dívida pública.