Função social da música é destacada em sessão solene

Por Glauber Barros
22/11/2016 17h28 - Publicado há 7 anos
O parlamento homenageou 10 entidades culturais
Koró Rocha / HD

O talento musical tocantinense, o legado cultural da música e seu papel de resgate da cidadania de pessoas em situação socialmente vulnerável foram celebrados em uma sessão solene realizada na tarde desta terça-feira, 22, no plenário da Assembleia Legislativa. A homenagem contou com a presença de deputados e músicos, representantes de entidades homenageadas e apresentações artísticas.

No entanto, o tom crítico marcou o discurso do presidente do Conselho Regional dos Músicos, Jeremias Moreira. Ele repudiou a ausência dos deputados-membros da Comissão de Educação, Cultura e Desporto na ocasião e criticou o Governo do Estado pelo fechado da Secretaria de Cultura.

Compareceram à sessão dos deputados Jorge Frederico (PSC), que a presidiu, e os parlamentares Zé Roberto (PT), Cleiton Cardoso (PSL), Elenil da Penha (PMDB) e Eli Borges (PRÓS). Membro suplente da Comissão de Cultura, o deputado Paulo Mourão (PT) também compareceu à homenagem.

Aos parlamentares, Jeremias Moreira fez um apelo: “Nos ajudem a defender a Secretaria de Cultura. O Brasil e o Tocantins estão em uma situação difícil, mas o primeiro recurso a ser cortado, e a primeira secretaria fechada, são da cultura. Não existe respeito com a classe ou com as entidades culturais.”

Jeremias destacou ainda que, enquanto o Governo do Estado alega falta de recursos, a Prefeitura de Palmas mantem uma fundação para o setor e ainda cumpre todas as exigências do Plano Nacional de Cultura.

O deputado Jorge Frederico disse que os demais parlamentares se encontravam em reunião na Sala das Comissões, onde deliberavam sobre temas importantes como a Lei Orçamentária Anual de 2017. Por isso, se ausentavam da solenidade.

Já o deputado Elenil da Penha (PMDB) disse que a Assembleia está aberta para as demandas da sociedade. “Nós estamos aqui para aprender, para acolher e para fazer a diferença”, disse o peemedebista. “Mas também precisamos que vocês nos procurem”, comentou ao se dirigir a Jeremias.

Por sua vez, o parlamentar Zé Roberto lembrou que a questão foi formalizada por meio de medida provisória reeditada continuamente pelo Governo do Estado, mas nunca apreciada e votada pelos deputados.

Homenagens

Foram homenageados Alciney Oliveira da Silva, do Grupo Harmonia Produções, Dorivan Borges da Silva, do Ponto de Cultura Meninos do São João, Hector Valente Franco, da Fundação Cultural de Palmas, Helena de Oliveira da Silva, da Escola de Música da Guarda Metropolitana de Palmas.

Completam a lista de homenageados Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do
Tocantins (UFT), Nivalcy Alves Marçal, do curso técnico em instrumento musical do Colégio da Polícia Militar de Palmas, Rairivaldo Novaes Kós Araújo, do Grupo Enlace, Veridiana da Cassia Barreto Cesarino, do Sesc Palmas, e Weliane Monteiro Dourado Oliveira, da Orquestra Filarmônica Filadélfia.