Deputados cobram posição da ATS sobre água nos assentamentos

Por Elpídio Lopes/AL
16/02/2017 15h52 - Publicado há 7 anos
Elenil alerta que a situação tende a se agravar na estação seca
Elenil alerta que a situação tende a se agravar na estação seca
Isis Oliveira / HD

O deputado Elenil da Penha (PMDB) iniciou, na sessão matutina desta quarta-feira, 15, um debate sobre a falta de água para várias populações do Estado, tendo como principal preocupação os assentados da Reforma Agrária. Ele recebeu o apoio, em seu pleito, dos deputados Zé Roberto (PT) e do presidente da Comissão Parlamentar de Defesa do Consumidor, Eli Borges (PROS). O peemedebista lembrou que no final de 2016 foi aprovado pelos deputados um convite ao presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Eder Martins Fernandes, para que ele prestasse explicação sobre a construção de poços artesianos pelo Governo do Estado.

Elenil  se mostrou mais preocupado com as pessoas do Projetos de Assentamentos do Bico do Papagaio e da região Nordeste do Tocantins. “Mesmo no período chuvoso se percebe a dificuldade do povo em viver naquelas localidades, por isso é importante salientar que em breve estaremos no período quente e seco, quando as dificuldades aumentarão ainda mais, e isso precisa ser resolvido”, avaliou Elenil.

O deputado Zé Roberto, que até o final de 2016 presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor, lembrou-se do requerimento solicitando a presença de Eder Martins na Assembleia Legislativa e pediu a Eli Borges que marcasse a data para o comparecimento do convidado. Borges, por sua vez, criticou a falta de atenção da ATS para com as comunidades vítimas da seca, e também sugeriu que se reabra no Poder Legislativo o debate sobre os altos preços dos combustíveis na Capital.

Zé Roberto sugeriu a inclusão do valor do gás de cozinha nas discussões. Segundo ele, os custos deste produto em Palmas é cerca de 35% mais caro do que em Anápolis, cidade do Estado de Goiás, onde ele custa pouco mais de 40 reais. O petista recomendou ainda que seja tratado com a ATS sobre as instalações das cisternas que há anos são esperadas por diversas comunidades. Ele destacou que, entre elas, as mais prejudicadas são as da região sudeste do Estado. A data para receber o presidente da ATS pode ser definida na sessão da Comissão de Defesa do Consumidor, a ser realizada já na tarde desta quarta-feira. (Elpídio Lopes)