Alan Barbiero toma posse no cargo de deputado

Por Elpídio Lopes/AL
20/02/2017 18h57 - Publicado há 7 anos
Para o deputado,
Clayton Cristus / HD

O suplente de deputado Alan Barbiero (PSB) tomou posse durante sessão especial de posse na manhã desta quinta-feira, 16, nesta Casa de Leis. Barbiero ocupará provisoriamente a vaga do colega de partido Ricardo Ayres (PSB) que se afastou do mandato para assumir a Secretaria de Urbanismo e Regularização Fundiária de Palmas. Ao tomar posse, o parlamentar disse que já estava desmotivado para a política, mas devido o incentivo do prefeito da capital, Carlos Amastha (PSB), acabou assumindo o mandato de deputado.

Barbiero agradeceu ao Prefeito e disse que, mesmo estando na Assembleia, vai continuar defendendo a gestão municipal de Palmas, da qual participou como secretário de Planejamento e Gestão, e de Energia Sustentável. Mudando de tom, o novo parlamentar passou a criticar a situação econômica do Estado, dizendo que “o Tocantins ou cresce ou morre”. Afirmou que para ter uma estrutura sólida, o Tocantins precisa se planejar e ter capacidade de investimento. Ele ressaltou que, entre outras coisas, o Estado precisa criar um parque tecnológico de incentivo a novos projetos.

Destacou que é necessário que haja um tipo de crescimento que respeite as diferenças culturais, as comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas, deficientes e idosos. “O Tocantins tem quase tudo, mas o que falta pode transformá-lo em quase nada, pois há riquezas naturais, mas faltam projetos”, criticou.

Barbiero garantiu que apesar de admirar o governador Marcelo Miranda como pessoa, considera o seu governo pífio. Segundo ele, este governo ainda não demonstrou a que veio. O parlamentar se disse responsável por colaborar com essa transformação, citando como exemplo o incentivo que deu à Prefeitura do capital no sentindo de promover o rompimento com práticas políticas ultrapassadas tão comuns no Estado.

O deputado Eli Borges (PROS) foi quem desejou, em nome dos demais parlamentares, as boas vindas ao novo colega de Casa. Ele lembrou a Alan que o mesmo toma posse em um momento de crise no Estado. “Vossa Excelência, com sua bagagem intelectual e conhecimento do ser humano, irá contribuir, bem como Ricardo Ayres contribuiu, para a evolução neste Parlamento de políticas que deem respostas às demandas da sociedade”, ressaltou Eli.

Atualmente três suplentes assume a função dos titulares na Assembleia. Além de Alan, Stalin Buncar (PPS) substitui Eduardo Dertins (PPS) e Solange Duilibe (SD), Eduardo Siqueira Campos (DEM). Entre as autoridades e familiares de Barbieiro Copareceram na solenidade o prefeito Carlos Amastha (PSB) e sua vice Cinthia Ribeiro (PSDB), vereador Palmas Tiago Andrino (PSB). (Elpídio Lopes)