Carlesse ouve solicitações de produtores que querem o fim do Funrural

Por Elpídio Lopes
11/05/2017 12h08 - Publicado há 6 anos
Eles defendem o fim do Funrural
Koró Rocha / HD

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), e o parlamentar Olyntho Neto (PSDB) reuniram-se na tarde desta quarta-feira, dia 10, com os presidentes dos sindicatos rurais de Araguaína, Roberto Paulino, e Tocantinópolis, Gilmar Gonçalves, entre outros pecuaristas. Os produtores pedem apoio do Parlamento na defesa do fim da cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), cuja taxa de 2,4% incide sobre a receita bruta dos pecuaristas.

A categoria também solicitou o apoio da Casa de Leis para que seja fixado em apenas 35% o tamanho único da reserva legal, que hoje oscila entre 35% e 50%. Tanto Carlesse quanto Olyntho concordaram em colaborar com os pleitos apresentados. Nesse sentido, Olyntho propôs que o presidente mobilize a bancada federal para uma reunião com os presidentes dos sindicatos rurais com vistas a formatar uma proposta de extinção do fundo, medida abonada por Carlesse.

Em relação ao projeto que trata da reserva legal, foi sugerida a mobilização dos demais deputados para estudar uma alternativa de mudança junto aos ruralistas. Os representantes das entidades rurais defendem que o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet) seja de fato um representante da categoria e não use a entidade para galgar cargos políticos.

Reunião com vereadores

Também na tarde desta quarta-feira, Mauro Carlesse recebeu cinco vereadores de Goiatins, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Max Cruz da Luz, que convidou o presidente da Casa de Leis para a cavalgada da cidade, marcada para o próximo dia 2 de julho.

O presidente comprometeu-se em viabilizar emenda parlamentar para a festa, bem como ao evento de 2018. Compareceram também os vereadores Cláudio Cruz, Edmilson Luz, José Américo e Salmeron Luz, além do presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado Cartucho, Luiz Cacimiro. (Elpídio Lopes)