Assembleia homenageia Defensoria Pública nesta terça-feira

Por Rubens Gonçalves
16/05/2017 15h52 - Publicado há 6 anos
Proposta é de autoria de Jorge Frederico
Proposta é de autoria de Jorge Frederico
Silvio Santos / HD

A Assembleia Legislativa homenageia nesta terça-feira, 16, a Defensoria Pública pelo Dia do Defensor Público, comemorado anualmente no dia 19 de maio. Em sessão solene, a partir das 9 horas, a Casa de Leis vai lembra a importância da instituição para a garantia do acesso à Justiça - um direito fundamental. 

Segundo o deputado Jorge Frederico (PSC), autor da proposta da solenidade, na ocasião os parlamentares vão homenagear defensores públicos e servidores da Defensoria

Haverá também uma exposição fotográfica no hall da Assembleia, que será aberta oficialmente às 8h30.

A mostra “Caminhos da Cidadania” traz 28 imagens que foram captadas pelas lentes da repórter fotográfica Loise Maria durante as edições do projeto “Expedição Cidadã”, realizado em 2016 com o apoio da Casa. As fotografias retratam os atendimentos itinerantes da Defensoria Pública em localidades distantes e de difícil acesso.

Maio

“Família Afetiva” é o tema escolhido para a Campanha Nacional do mês de maio, considerado o mês da Defensoria Pública. A campanha é idealizada anualmente pela Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos, em parceria com associações e defensorias públicas estaduais).

O tema mostra o quanto o afeto é o elemento fundamental para a formação familiar, superando, por exemplo, o vínculo biológico. O objetivo é mostrar à sociedade que a Defensoria Pública garante o direito ao reconhecimento da instituição familiar e defende a aplicação de todos os dispositivos previstos no Direito de Família (ou Direito das Famílias) a qualquer tipo de relação. (Rubens Gonçalves/Dicom AL - com informações de Cledston Ancelmo/Ascom Defensoria Pública)