Projeto de novo ordenamento político-administrativo terá audiências regionais

Por Maisa Medeiros
24/05/2017 18h08 - Publicado há 6 anos
Discussões vão acontecer em todas as regiões do Estado
Antônio Gonçalves / HD

A Comissão Especial do Novo Ordenamento Político, Administrativo, Econômico e Social do Estado, presidida pelo deputado Paulo Mourão (PT), fará audiências em seis cidades polo do Tocantins. O propósito é ouvir sugestões da população para formular o plano de políticas públicas, econômicas e sociais com metas definidas para cada região.

Seis audiências estão previstas para os dias 12, 22, 23, 26, 29 e 30 de junho. As cidades sedes para os debates são: Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Araguaína e Augustinópolis, respectivamente.

Para o presidente da comissão, deputado Paulo Mourão (PT), a participação da sociedade é um fator determinante para o sucesso das ações de elaboração do plano. “É importante ver o Estado nas suas dimensões urbanas e interioranas com vista à construção de novos patamares de desenvolvimento. Precisamos de reformas no conteúdo de programas de educação, da saúde, da segurança, da política tributária, da questão previdenciária e dos planos de carreira”, frisou.

Com o objetivo de estabelecer estratégias de ações, a Comissão Especial do novo ordenamento criou cinco subcomissões divididas por temas, que terão relator e sub-relatores: Políticas de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes, Investimento, Cadeias Produtivas e Sustentabilidade. Elas serão sub-relatadas pelos deputados Valdemar Júnior (PMDB) e Elenil da Penha (PMDB). Já as de Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária, os sub-relatores serão os parlamentares Osires Damaso (PSC) e Luana Ribeiro (PDT).

Sub-relatorias

Também a de Política de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e Cultura Empreendedora, será sub-relatada pelos deputados Alan Barbiero (PSB) e Eli Borges (PROS). A de Políticas de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social, serão sub-relatadas pelos parlamentares Solange Duailibe (PT) e Olyntho Neto (PSDB). A de Política de Saúde e Bem-Estar, fica com os deputados Valderez Castelo Branco (PP) e Paulo Mourão, que também é relator de todas as subcomissões.

Apoio

O presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), tem destacado a importância dessa discussão para o Estado. Por esse motivo, já declarou que a Casa dará todo o apoio à realização dos debates regionalizados. (Maisa Medeiros)