Criação da Escola Legislativa é bem recebida por líderes municipais

06/06/2017 18h02 - Publicado há 6 anos
Comissão de Finanças,Tributação, Fiscalização e Controle
Clayton Cristus / HD

A iniciativa do presidente do Parlamento tocantinense, deputado Mauro Carlesse (PHS), de implantar a Escola Legislativa vem recebendo aplausos em diversos setores no Estado. A matéria que tramita em regime de urgência já foi apreciada pela CCJ, e agora está na Comissão de Finanças,Tributação, Fiscalização e Controle,
sob a relatoria do deputado Elenil da Penha (PMDB). Carlesse, durante visita que realiza ao Bico do Papagaio, tem recebido elogios por parte dos vereadores e prefeitos da região em função do projeto que vai levar formação para parlamentares e servidores das câmaras municipais, além dos funcionários da Assembleia Legislativa.

A Escola irá oferecer aos parlamentares e servidores da Assembleia, vereadores e funcionários das câmaras municipais subsídios e conhecimentos de natureza técnico-administrativa, legislativa, doutrinária e política, para identificar a missão do Poder Legislativo, a fim de que possam desempenhar com segurança e eficácia as atribuições próprias de seus cargos. Ainda no campo da formação, a Escola irá implementar o desenvolvimento de pesquisa acadêmicas, voltadas para o aprimoramento institucional às políticas públicas e ao desenvolvimento do Estado do Tocantins.

Ainda é meta do projeto desenvolver atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento cultural e profissional de parlamentares, servidores públicos e outros segmentos da sociedade. Estimular desenvolvimento de projetos, estudos e atividades de pesquisa técnico-científica, em cooperação com outras instituições de ensino.

A estrutura administrativa da Escola será formada por um Conselho Escolar; Presidência, que será exercida pelo presidente da Mesa Diretora da Assembleia; uma Diretoria; Coordenadoria de Educação e Projetos Especiais e Coordenadoria Administrativa. A Escola integrará a programa Interlegis do Senado Federal, ao CEFOR da Câmara dos Deputados. (Elpídio Lopes)