Em Gurupi, deputados discutem com a população demandas da região sul do Estado

Por Rubens Gonçalves
24/06/2017 11h49 - Publicado há 6 anos
Carlesse destacou a importância da ação
Clayton Cristus / HD

Reunidos nesta quinta-feira, dia 22, em Gurupi, deputados estaduais, professores universitários e representantes da sociedade civil organizada discutiram os problemas e as possíveis soluções para a cidade e a região sul do Estado. O encontro aconteceu no campus I da Unirg e foi realizado pela Comissão Especial de Estudo para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Estado (Cenovo).

Durante a abertura do evento o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), destacou as principais obras estruturantes para o desenvolvimento da região, como a construção da TO-500 (Rodovia Transbananal), ligando o Tocantins ao Mato Grosso. O gestor criticou também o Governo do Estado pela paralisação das obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG), “por falta de contrapartida do Estado”, bem como a falta de repasse do Executivo estadual para a saúde do município, que segundo ele já somam R$ 5 milhões.

Laurez aproveitou a oportunidade para agradecer ao presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), que conseguiu incluir no pedido de empréstimo do Governo do Estado, no valor de R$ 600 milhões, recursos para as obras do HGG, pavimentação de trecho da TO-365, cobertura da arquibancada do Estádio Resendão e reforma do Ginásio de Esportes Idonizete de Paula.

Em seu discurso, Carlesse destacou a importância da Comissão Especial, que está promovendo um amplo diálogo com a população de todas as regiões do Tocantins. “Pela primeira vez a Assembleia Legislativa, junto com as universidades, federações, sindicatos e a população se unem para buscar ações que garantam a recuperação econômica e administrativa do nosso Estado”, disse.

Em relação às prioridades para a região, Carlesse citou a contrução da Transbananal, o funcionamento, de fato, da ferrovia Norte-Sul, a duplicação da BR-153 e a pavimentação das inúmeras rodovias estaduais que cortam os municípios do sul do Estado. “Esses municípios precisam também de apoio concreto do Governo estadual para atenderem suas comunidades nos diversos setores”.

Controle

Já o deputado Wanderlei Barbosa (SD), além de parabenizar seu colega Paulo Mourão (PT), presidente da Comissão Especial, pela iniciativa, destacou as medidas de controle adotadas atualmente pela Assembleia. “Nosso Estado atravessa um momento muito difícil. Por isso, não podemos fazer de conta que a Assembleia não é um órgão de controle. Precisamos estudar, planejar, saber se o que está sendo proposto [pelo Executivo] é correto”, disse, ao citar os pedidos de empréstimos do Governo, em discussão na Casa de Leis.

A Comissão

A comissão visa apresentar um novo projeto de desenvolvimento do Tocantins, a fim de subsidiar a Assembleia na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) para os próximos anos.

Ao final das reuniões regionais – Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Araguatins – serão elaborados uma avaliação das deliberações de cada uma das cinco subcomissões e um relatório unificado com um diagnóstico da situação do Estado e sugestões de melhorias.

A próxima reunião da comissão acontece nesta sexta-feira, dia 23, a partir das 14 horas, no campus da UFT de Porto Nacional; na próxima quinta-feira, dia 29, será a vez de Araguaína, das 8 às 13 horas, na UFT; e no dia seguinte, no mesmo horário, em Araguatins, em local a ser definido. (Rubens Gonçalves)