Em Porto, deputados e líderes políticos destacam ponte sobre o rio Tocantins como prioridade

Por Rubens Gonçalves
28/06/2017 17h27 - Publicado há 6 anos
Evento aconteceu no campus da UFT
Clayton Cristus / HD

Representantes políticos de Porto Nacional defenderam nesta sexta-feira, dia 23, a construção da ponte sobre o Rio Tocantins, próxima à cidade, como umas das principais prioridades do município. As discussões sobre as demandas dos portuenses aconteceram no auditório do campus da Universidade Federal (UFT) e contou com a presença de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, professores, estudantes e representantes da sociedade civil organizada.

Para o prefeito da cidade, Joaquim Maia (PV), a crise econômica teria um impacto menor no município com a construção da ponte e a produção máxima da Granol, processadora de soja e fabricante de biodiesel. Uma das gigantes do setor, a empresa suspendeu as operações para recepção e processamento industrial de soja da unidade de Porto Nacional no final do ano passado, para aguardar o “equilíbrio entre oferta e demanda”.

Maia destacou também a importância da Comissão Especial de Estudo para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Estado (Cenovo), pela democratização do debate com a sociedade. “É uma proposta diferente, pois a mudança está vindo do povo para a Assembleia. Por isso cumprimento a Casa pela iniciativa”, parabenizou.

Presidente da Comissão especial, o deputado estadual e ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT), também lembrou a importância das operações da Granol para o município, criticou a demora em relação ao início da construção da ponte e a falta de atenção do governo em relação a várias áreas. “O Estado, pelo qual sonhamos e lutamos, se afastou dos objetivos pelo qual foi criado: oferecer igualdade de oportunidade para todos, e hoje não garante saúde, nem cultura nem educação de qualidade ao nosso povo”.

O parlamentar, porém, ponderou que o Estado se desenvolveu, e que “todos os governos contribuíram” de alguma forma para esse desenvolvimento.

Educação, ciência e tecnologia

Para todos os participantes, além das obras estruturantes, a educação deve ser tratada como prioridade para o desenvolvimento de Porto Nacional e de todo o Estado. “Nesse sentido, o deputado Paulo Mourão foi muito feliz em envolver as universidades nessa discussão”, disse em seu discurso o deputado Valdemar Junior (PMDB), que é natural de Porto.

Deputado estadual e ex-reitor da UFT, Alan Barbiero (PSB), lembrou que sem investimento em educação, ciência, tecnologia, inovação e cultura empreendedora, não há desenvolvimento. Como exemplo, citou o caso do Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática.

Cenovo

A Cenovo é uma comissão da Assembleia criada para debater os gargalos do desenvolvimento do Estado e está discutindo soluções com a sociedade.

A dinâmica das sessões segue uma interação ampliada no primeiro momento e em seguida os presentes se dirigem a uma das cinco temáticas em discussão: I) Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias produtivas e Sustentabilidade Ambiental; II) Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária; III) Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura empreendedora; IV) Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social; V) Política de Saúde e Bem Estar.

Ao fim de cada debate regional é feito um relatório, sendo que um relatório final será emitido ao término de todas as discussões. Este vai conter um diagnóstico competitivo do Tocantins.(Rubens Gonçalves)