Serviços de atendimento ao cliente de empresas públicas terão que ser sediados no Estado

Por Rubens Gonçalves
07/07/2017 12h41 - Publicado há 6 anos
Projeto é de autoria de Carlesse
Projeto é de autoria de Carlesse
Koró Rocha / HD

As empresas concessionárias de serviços públicos de energia elétrica, água e esgoto no Tocantins deverão manter seus serviços de atendimento ao cliente via telefone (call centers) no próprio Estado. É o que prevê o Projeto de Lei nº 271/2016, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), aprovado pelo plenário nesta quinta-feira, dia 6, e encaminhado para sanção do governador Marcelo Miranda (PMDB).

Pelo texto aprovado, o descumprimento da imposição legal acarretará penalidades como advertência, multa de R$ 50 mil, que deverá ser recolhida em favor do Fundo Estadual do Consumidor e, em caso de reincidência, o valor será dobrado a cada nova autuação.

Em sua justificativa, Carlesse destacou que a mudança vai garantir a geração de empregos diretos e indiretos, beneficiando principalmente a população jovem, que busca sua primeira oportunidade de trabalho.

“O telemarketing é o maior gerador de empregos no Brasil. Com a chegada de novos empreendimentos ao Estado, esperam-se mais oportunidades de emprego a todos os tocantinenses, em especial aos jovens que esperam uma chance de conseguir o tão sonhado primeiro emprego”, explicou o parlamentar.

As concessionárias de serviços públicos de energia elétrica (Energisa) e de água e esgoto (Odebrecht Ambiental/Saneatins) têm atualmente seus call centers nos Estados do Ceará e São Paulo, respectivamente. Para Carlesse, além de não gerar emprego no Tocantins, isso dificulta o atendimento, já que o sinal das ligações é de péssima qualidade. (Rubens Gonçalves)