Mourão propõe audiência para discutir transposição do rio Tocantins

Por Glauber Barros
17/08/2017 10h05 - Publicado há 6 anos
Proposta foi feita nesta quarta-feira, 16
Benhur de Souza / HD

Uma inédita audiência pública interestadual pode estar surgindo. Isso porque o deputado Paulo Mourão (PT) propôs na tarde desta quarta-feira, dia 16, a iniciativa como forma de alcançar um entendimento comum entre o Tocantins e os estados do Nordeste, que pleiteiam a transposição do rio Tocantins para cobrir o déficit de água do rio São Francisco. “Não vejo nenhuma autoridade se manifestar sobre o assunto”, protestou o parlamentar.

Para Mourão, a obra representa um risco à segurança hídrica do Tocantins: “Como ocorrerá o abastecimento das hidrelétricas do rio Tocantins? Nem falo do abastecimento de água potável. O rio Javaés não tem mais água. O Formoso está seco. De Tocantínia a Miracema [cidades divididas pelas águas do Tocantins] é possível atravessar a pé”, ressaltou.

Segundo o deputado, a solução é realizar estudos de impacto da obra a fim de mitigar seus efeitos adversos e negociar compensações ao Tocantins. “As políticas públicas falham em não pensar o futuro e, se nada for feito agora, as pessoas só vão se preocupar com o assunto quando começar a faltar água em casa, ou seja, tarde demais”, concluiu Mourão.

O presidente da Assembleia, deputado Mauro Carlesse (PHS), já havia se posicionado contra a transposição das águas da bacia do rio Tocantins para o rio São Francisco. Ele alertou toda a comunidade tocantinense, os segmentos organizados da sociedade, o governo estadual e a bancada federal do Tocantins na Câmara Federal e no Senado sobre a necessidade de mobilização para que a proposta não prossiga.

Carlesse informou que a matéria já teve a admissibilidade aceita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, e deverá ser submetida em breve à apreciação naquela Comissão, correndo sério risco de ser aprovada sem a participação da população tocantinense. (Glauber Barros)