Carlesse pede esclarecimento ao Governo sobre parcelamentos de dívidas com o BNDES

Por Elpídio Lopes
28/09/2017 10h42 - Publicado há 6 anos
Após informações, projeto terá tramitação normal
Após informações, projeto terá tramitação normal
Clayton Cristus / HD

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), solicitou informações ao governador Marcelo Miranda (PMDB) a respeito de serviços prestados com recursos provenientes do empréstimo, firmado com o Banco do Brasil, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 553.367.668,70, contratado pelo Estado em 2012. 

O deputado requereu informações e esclarecimentos acerca da execução física e financeira do referido financiamento relativo ao Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste).

O projeto do Governo, de nº 28/2017, propondo a renegociação, foi protocolado na Assembleia no dia 7 deste mês e diz que essa revisão vai promover a redução da dívida até 2021, num montante estimado em R$ 81.755.358,68, por conta da baixa taxa de juros no mercado financeiro. Segundo o chefe do Executivo, o alongamento da dívida em dez anos, com quatro anos de carência, também são fatores benéficos ao alívio financeiro do Estado.

Para Carlesse, mesmo se a renegociação oferecer ganho ao erário estadual, conforme garante o Governo, a matéria não comprova as atividades beneficiadas com o recurso. Diante da falta desse esclarecimento, o parlamentar deixou claro que a propositura permanecerá aguardando as informações solicitadas ao Executivo, antes da avaliação do Parlamento. (Elpídio Lopes)