Vilmar propõe barragens de baixo impacto ambiental para auxiliar produtores rurais

Por Dicom/AL - com informações da assessoria
16/10/2017 15h40 - Publicado há 6 anos
Proposta restabelece equilíbrio ambiental
Proposta restabelece equilíbrio ambiental
Clayton Cristus / HD

A fim de garantir a continuidade das atividades de agricultura e pecuária durante o período de estiagem que castiga muitas regiões do Estado do Tocantins, durante praticamente seis meses do ano, o deputado Vilmar (SD) propôs um anteprojeto de lei, durante a sessão desta quarta, 11, que sugere ao Governo do Tocantins a construção, em parceria com empresas e produtores, de elevatórios/barragens de baixo impacto ambiental no modelo de licença Relatório de Controle Ambiental/Plano de Controle (RCA/PCA).

A propositura, conforme o parlamentar, é uma alternativa viável no restabelecimento do equilíbrio ambiental da fauna e da flora da maioria dos rios de pequeno porte e dos córregos existentes no Estado, afluentes dos rios Araguaia e Tocantins, que sofrem uma queda muito grande no volume de água no período de estiagem.

Em sua regulamentação, o anteprojeto propõe a isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para artigos produzidos às margens de rios e córregos que tenham recebido a barragem. Ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) caberá a regulamentação da lei, e à Secretaria Estadual da Fazenda o controle dos créditos, em descontos de ICMS, até o valor do investimento na obra de construção das barragens. (Dicom, com informações da Assessoria do deputado)