Diretoria de Medicina encerra campanha de prevenção ao câncer da mama

Por Penaforte
30/10/2017 18h15 - Publicado há 6 anos
A Campanha Outubro Rosa/2017 da Assembleia Legislativa
A Campanha Outubro Rosa/2017 da Assembleia Legislativa
Clayton Cristus / HD

A Campanha Outubro Rosa/2017, realizada pela Diretoria de Medicina e Odontologia da Assembleia Legislativa, foi encerrada nesta quinta-feira, 25.  A edição deste ano buscou conscientizar os servidores e visitantes  destacando os cuidados com a saúde da mulher, através da distribuição de panfletos informativos.

Segundo a coordenadora de Medicina, Mara Elísia,  o câncer de mama é uma doença que pode ser curada, caso  o diagnóstico seja  precoce e o tratamento iniciado imediatamente. Ela alerta que esse procedimento pode ser decisivo para afastar o risco de metástase (disseminação do câncer para outros órgãos e tecidos do corpo).

“Estamos encerrando o Outubro Rosa, que é um mês para refletirmos sobre a luta contra o câncer e pedirmos melhorias no tratamento. Mas lembramos que a prevenção deve continuar pelo ano inteiro”, orientou Erica Andrade, Diretora de Medicina e Odontologia.

A diretoria de medicina da Casa informa ainda que todas as mulheres, após os 20 anos (com caso de câncer na família) e 40 anos (sem caso de câncer da família), devem realizar o autoexame da mama uma vez por mês, além de realizar o exame de mamografia uma vez por ano.

Cuidados

Apesar de ser amplamente divulgado no mês de outubro, a prevenção deve ser feita durante o ano todo. Veja como fazer o autoexame da mama, segundo orientação especializada.

1 - De frente para o espelho, sem roupa, com as mãos na cintura, observe as mamas e veja se são iguais.

2 - Com as mãos para cima observe se as mamas são iguais, se os mamilos estão na mesma altura.

3 - Coloque a mão direita na nuca e com a outra apalpe a mama direita com movimentos circulares procurando por caroços.

4 - Faça uma pressão suave com os dedos nos mamilos e na aréola, observando se sai algum líquido.

5 - Coloque a mão debaixo do braço, na axila, indo em direção a mama e faça movimentos circulares procurando por caroços ou alguma sensação estranha.

6 - Deitada na cama coloque a mão direita na nuca e com a outra faça toda a palpação da mama e da axila direita.

7 - Repita todo o processo na mama esquerda.

(Penaforte, com informação de DIMEO)