Em Campos Lindos, Carlesse defende polos regionais de desenvolvimento

Por Rubens Gonçalves
31/10/2017 19h21 - Publicado há 6 anos
Sugestão foi feita durante reunião com vereadores
Vinicius Martins / HD

Em visita aos municípios de Itacajá, Goiatins e Campos Lindos neste fim de semana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), defendeu um diagnóstico de todo o Estado para que “o potencial de cada região seja mais bem aproveitado”. A declaração foi dada em Campos Lindos, um dos maiores produtores de soja do Tocantins, mas que possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Tocantins.

Acompanhado do deputado Wanderlei Barbosa (SD), Carlesse ouviu as reivindicações dos representantes e da população locais. Para ele, o Estado deveria atrair, por exemplo, esmagadoras de soja para agregar valor à produção, ao invés de exportar o produto in natura. “Além de agregar valor, a industrialização gera emprego e renda. Ao mesmo tempo, aumenta a arrecadação do município e diminui o preço da ração para a criação de gado, aves e suínos”, declarou.

Carlesse citou como exemplo o município de Lucas do Rio Verde (MT), onde foi instalada uma esmagadora de soja que processa três mil toneladas do grão por dia. O farelo produzido é comercializado com as integradoras de aves e suínos da região, e o óleo, com usinas de biodiesel. A fábrica gera mais de 500 empregos diretos.

“Precisamos conhecer a vocação de cada região do Estado para potencializá-la. Por exemplo, o turismo no Jalapão, a agropecuária no Bico do Papagaio e a produção de grãos em municípios como Pedro Afonso e Campos Lindos. Aliadas à educação, essas ações são a única saída para o Tocantins”, defendeu. (Rubens Gonçalves)