Cenovo apresenta relatório em plenário nesta quarta-feira

Por Elpídio Lopes com informação da assessoria
08/11/2017 15h35 - Publicado há 6 anos
Comissão é presidida por Paulo Mourão
Clayton Cristus / HD

Após ser aprovado na Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) da Assembleia Legislativa (AL), o relatório do colegiado será apresentado em sessão especial no plenário da Casa de Leis, às 9 horas desta quarta-feira, dia 8. Com 203 páginas, o documento contém uma síntese das demandas debatidas nas treze sessões itinerantes que percorreram várias regiões do Tocantins.

O relatório apresenta diagnóstico completo com ideias a partir dos anseios da sociedade para os próximos anos, a fim de melhorar a qualidade de vida da população e estimular o desenvolvimento sustentável do Estado. O documento, elaborado sob a coordenação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), aponta a necessidade de uma nova geração de políticas públicas econômicas e sociais a ser compartilhadas entre os setores público e privado.

A intenção é que as informações possam contribuir na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentários (LOA) que serão debatidas na Casa nos próximos dias. Entre as metas estão: dobrar a renda do Estado, reduzir as desigualdades sociais, criar projetos de políticas públicas de estado em educação, desenvolver tecnologias inovadoras e promover a sustentabilidade ambiental e produtiva.

A agenda de longo prazo prevê uma nova geração de políticas de desenvolvimento econômico e social. Em curto prazo, políticas de estabilidade administrativa e fiscal, com a retomada da confiança em um estado diferente. No médio prazo, a retomada dos investimentos em infraestrutura servirá de base para o crescimento futuro.

A abertura da economia, por meio de acordos bilaterais e regionais é apontada como caminho para dobrar a renda. Já para retomar a confiança, o equilíbrio fiscal deverá ser prioridade. Por meio da inovação, que é o desenvolvimento de novas tecnologias, o Estado deverá obter ganhos de produtividade e geração de novos postos de trabalho.

Autoridades dos diversos órgãos que compõem os Poderes foram convidadas para a solenidade pelo presidente da Cenovo, deputado Paulo Morão (PT). Entre os esperados estão representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público do Estado (MPE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Governo do Estado, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores dos municípios visitados, sindicatos, associações, federações e universidades. (Elpídio Lopes com informação da Ascom de Paulo Mourão)