Capacitação de membros e servidores do legislativo tocantinense será tema da Oficina Interlegis

Por Rubens Gonçalves
01/12/2017 18h17 - Publicado há 6 anos
Capacitação de servidores
Silvio Santos / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com o Senado Federal, realiza entre os dias 11 e 13 de dezembro, em Palmas, o Encontro Interlegis. O evento vai acontecer no auditório da Casa e contará com palestrantes renomados que vão falar sobre a modernização do Poder Legislativo, os desafios atuais do Legislativo, os marcos jurídicos e sua atualização.

Na manhã do dia 11 haverá o Encontro Interlegis, que contará com a participação do senador Vicentinho Alves (PR), do Dr. Francisco Etelvino Biondo – Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB/Interlegis, do presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), de deputados estaduais, de vereadores e de outras autoridades.

A partir das 14:30h inicia a Oficina Interlegis com o tema “Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo”, voltada para deputados, vereadores e servidores da Assembleia e das Câmaras Municipais.

Capacitação

De acordo com os organizadores, durante os dois dias e meio de oficina serão discutidos temas como a imagem das cerimônias públicas e eventos no Legislativo brasileiro; cerimonial, protocolo e etiqueta; ordem de precedência; símbolos nacionais; e organização de eventos.

Interlegis

O Interlegis é um programa do Senado Federal, desenvolvido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), e tem como objetivo modernizar e integrar o Poder Legislativo, além de promover a maior transparência e interação do Legislativo com a sociedade. Por meio dele são oferecidos gratuitamente cursos e tecnologias para melhorar e dar mais visibilidade ao trabalho dos parlamentares.

www.interlegis.leg.br/eventos

www.al.to.leg.br

Encontro Interlegis

Dia 11

8h30 – Credenciamento

9h30 – Abertura Oficial

Presença do senador Vicentinho Alves

10 horas – O ILB e a Modernização do Legislativo

Antônio Helder Medeiros Rebouças – Diretor-Executivo do Instituo Legislativo Brasileiro – ILB/Interlegis / Senado Federal

10h30 – O papel do Legislativo no estado democrático de direito – desafios atuais

Antônio Barbosa – Professor Doutor do Departamento de História / UnB

11h20 Marcos jurídicos e sua atualização

Francisco Etelvino Biondo – Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais – ILB/Interlegis/Senado Federal

12h15 – Encerramento

14h30 Oficina  – Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo

11 a 13 de dezembro / 2017

1 – Introdução

2 – Como as pessoas se comunicam

2.1 Imagem pública: as imagens das cerimônias e eventos no Legislativo brasileiro. Análise comportamental dos parlamentares e servidores

2.2 As convenções sociais: conceitos

3 – Apresentação social, conduta e atitudes: apresentações, cumprimentos, conversação, convites impressos, correspondência

4 – Atendimento ao público: os deveres de um anfitrião. Como receber bem.

5 – Definições – cerimonial, protocolo e etiqueta

6 – A importância do cerimonial nas organizações modernas